TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  15/7/2022  •  Relatório de pesquisa  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 4

Estágio II no CREAS

Rosiely Chaves Sousa

Maria Jeanne de Oliveira Siqueira

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Bacharelado em Serviço Social (FLC5165SES) – Estágio II

15/07/2022

1 INTRODUÇÃO

Este artigo tem como finalidade descrever a experiência de estágio II vivenciada no período de 21/04/2022 a 26/05/2022 no Centro de Referência Especializado de Assistência Social no município de Mocajuba-Pará. Desta forma, a realização do estágio teve como finalidade a experiência prática, por meio da observação de entrada e saída de usuários que chegaram para serem atendidos pelas assistentes sociais ou psicóloga na instituição, além da participação na campanha do 18 de maio Dia Internacional do Combate ao Abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes e de observação que ocorreu nas visitas domiciliares feitas pelas assistentes sociais da instituição.

Deste modo, conhecer o surgimento da instituição é necessária. Sendo assim, foi a partir da constituição de 1988, sendo implantado no ano de 1990 o SUS (Sistema Único de Saúde), tendo como base fundamental a promoção de saúde, também nesta esfera, foi instituído no ano de 2005 o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, através da Resolução n° 145 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e da Norma Operacional Básica – NOB/SUAS.

O SUAS abrange uma diversificada rede de proteção social, como a prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social e proteção social especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

No CREAS dentre os serviços ofertados nesta unidade, estão as Medidas Socioeducativas, o PAEFI – Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos e o Serviço de Proteção Social Especial para Idosos. Neste sentido, o papel do profissional assistente social é essencial para atender as demandas que chegam no local, viabilizar direitos através da articulação com a rede de serviços do município, além de demandar o desenvolvimento de novas habilidades de competência para a gestão pública nos âmbitos da assessoria, planejamento, avaliação, monitoramento, entre outras.

2. RELATO E ANALISE DO PROCESSO DE TRABALHO

A partir da prática de observação durante o período de estágio na instituição foi possível analisar em decorrência de entrada e saída de usuários na instituição nos dias de funcionamento do CREAS que são de segunda à sexta-feira, no decorrer de cinco semanas de estágio na unidade, foi identificado que os atendimentos na instituição se dar da seguinte maneira:

Atendimento no Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

Visita domiciliar

Atendimentos agendados de indivíduo e/ou família em acompanhamento pelo CREAS.

Atendimentos agendados de indivíduo e/ou família em acompanhamento pelo CREAS.

Visita domiciliar

Estudo de caso

Durante todo o período de estágio as informações de casos encaminhados para instituição e acompanhamentos ocorreram com os repasses de informações sobre as demandas atendidas para a estagiária. Sendo assim, todo conhecimento obtido e atividades desenvolvidas foram de observação, acompanhamento nas visitas feitas para adquirir a prática de como trabalhar no CREAS. Neste sentido o estágio II foi realizado e concluído com as restrições impostas para realizar o estágio na instituição, tendo seus pontos positivos por proporcionar a observação de acolhida, informações que podem ser repassadas para quem procurar a unidade e saber sobre as demandas chegada na instituição que estavam na competência de atendimento do CREAS, por serem demandas com violações de direitos a serem atendidas e encaminhadas para serviços da rede articuladora, conforme houver a necessidade para tal encaminhamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com