TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Rumo Histórico Brasileiro no Período de 1960 a 1980 e o Desenvolvimento do Serviço Social

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


1 INTRODUÇÃO        

2 O Rumo Histórico Brasileiro no Período de 1960 à 1980 e o Desenvolvimento do Serviço Social        

2.1 O Perfil das Políticas Sociais Brasileira no período de 1960 à 1980 _        

2.2 Os aspectos do Serviço Social diante das Politicas Sociais daquele período        

2.3 O comportamento das Políticas Sociais Brasileiras no perído de 1960 à 1980.....5

CONCLUSÃO..............................................................................................................8

REFERENCIAS............................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

Essa análise tem como objetivo apresentar a interpretação sobre o desenvolvimento histórico brasileiro entre os períodos de 1960 a 1980 com base para a elucidação das políticas sociais e o aperfeiçoamento do Serviço Social, assim  como a junção de maiores elementos da profissão. Tendo como proposta, abordar as explicações referentes à trajetória das politicas sociais e o desenvolvimento do Serviço Social  


  1. O RUMO HISTORICO BRASILEIRO NO PERIODO DE 1960 A 1980 E O DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL

2.1 O perfil das Políticas Sociais Brasileira no período de 1960 a 1980

As políticas sociais brasileiras foram destacadas pela reforma Constitucional de 1988, onde foram abordados aspectos fundamentais como: politicas e direitos sociais, onde expunha características fundamentais sobre a realidade social brasileira no período do Golpe Militar de 1964, que foram marcados pela a ausência da democracia, falta dos direitos constitucionais, foi coibido o direito de expressão, perseguição e repressão política para aqueles que eram contra o regime militar.

Entre os anos de 1969 e 1973, o período da História do Brasil, foi marcado pelo General Médici, que foi marcado pela expressão “milagre”, pois está relacionado ao crescimento econômico rápido, pelo qual o Brasil passou naquele período. O crescimento foi impulsionado pelo PAEG ( Programa de Ação Econômica do Governo) em 1964, durante a gestão de Castelo Branco.

Os frutos da conquista deste período, deu-se ao longo processo de permeação conflituosa da mobilização sociopolítica, marcantes nas décadas de 1970 e 1980. Durante essa trajetória, ampliou-se o envolvimento de alguns campos sociais que participaram na decisão dos processos de execução das políticas sociais, replicando os requisitos que havia em volta da descentralização e democratização do Brasil, onde o as politicas publicas eram vistas como um ato estratégico do governo.

2.2 Os aspectos do Serviço Social diante as Politicas Sociais daquele período

                         

                        As politicas sociais no Brasil surgiu do desenvolvimento urbano industrial, onde o Estado reinterpretou suas tarefas, passando a utilizar mecanismos institucionais de controle, antes fora do seu circulo de intervenção. No processo de desenvolvimento industrial, junto à expansão urbana, que afetou a “questão social”, com grande agrupamento ao redor das metrópoles, por sua vez, atestando o crescimento da pobreza e do desemprego, trazendo a exclusão social, econômica, politica e cultural para as classes que vivem do trabalho. Com isso, trouxe a enorme concentração de riqueza para um pequeno grupo de grandes proprietários.

                       Frente a tantas mudanças, o país é pleiteado a enfrentar o crescimento da “questão social, reconheciam a falta de novos fatores para o enfrentamento da desigualdade. Então, o problema das desigualdades sociais, não poderia ser enfrentados pela força policial, mas por meios de decretos legislativos. Por meio desse questionamento, foram criadas as politicas sociais, formando um conjunto de programas e de ações continua, para afetar concomitantemente em diversas áreas das condições básicas da população.

                   Na visão liberalista, as politicas sociais gerou ideias de intervenção coletiva ou estatal no mercado privado, mudando o status com previstas de profusão de ofertas sociais, usando a técnica de caráter compensatório de prevenção e retribuição. No entendimento dialético, as politicas sociais eram estratégias governamentais para intervir as relações sociais, cuidando assim com o controle da força de trabalho, regulamentando os direitos sociais pela parcela de capital de uma sociedade.

                   Nesse entendimento, as politicas sociais apareceram  como um projeto de programas diversos, elaborados pelas instituições, buscando diminuir as desigualdades sociais seguidos de modo de produção, com a estimulação do poder aquisitivo através do beneficio numismata. Durante o período da resseção ou desemprego, teria a manutenção e reprodução direta da força de trabalho, subsidiando os baixos ou irregulares salarias. Tomando assim a dimensão do controle social como uma válvula de escape, dominando uma politica eleitoreira do cotidiano.

2.3 O comportamento da Politicas Sociais Brasileira no período de 1960 a 1980.

                 

                   Mediante em que os grupos entre duas ou mais pessoas comunicam-se entre si, de modo em que se possam influenciar uma pelas outras, desenvolvem tarefas evidentes prescritas, esclarecem papeis pessoais definindo normais.

                  As transformações no período acarretadas nas mudanças na pratica da politica social, não aconteceram de forma isolada, se sim na forma parcial e autônoma. Ao contrario do que muitos compreendem, as politicas sociais fazem parte do sistema mundial de reestruturação capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (171.7 Kb)   docx (54.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com