TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  30/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.708 Palavras (7 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Elaine Chagas Neves de morais

Caracterização Socioinstitucional

[pic 3]

Ibirité

2017

ELAINE CHAGAS NEVES DE MORAIS

Caracterização socioinstitucional

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Pesquisa Social e Oficina da Formação, Instrumentalidade em Serviço Social,Políticas Setoriais Contemporâneas,Estágio em Serviço Social- 4º Flex e 5º semestres.

Professores: Patrícia Soares Campos, Amanda Boza G.Carvalho,Maria Lucimar Pereira,Maria Angela Santini ,Nelma S.A.Galli.

Ibirité

2017


LAR FABIANO DE CRISTO

O Lar Fabiano de Cristo foi fundado em 08 de janeiro de 1958, a partir da ideia de estudiosos do evangelho que desejaram sair dos estudos teóricos sobre a caridade para a pratica efetiva.

Deste momento participaram, entre outros, Francisco Cândido Xavier, Carlos  Torres Pastorino, Divaldo Pereira franco, Jorge Andréa dos Santos, José Hermógenes de Andrade Filho, Alziro Zarur e Jaime Rolemberg de Lima.

A proposta inicial consistia em apoiar lares que acolhessem entre seis e dez crianças com atenção individualizada. Cada um do grupo contribuiria para que nada faltasse ás crianças e a quem as acolhesse. Logo se identificou que as crianças beneficiadas ao retornarem ás famílias de origem viviam conflitos de toda ordem. Especialmente por não existir afinidades na orientação que recebiam.

A família também precisava de apoio e passou a ser a unidade de atendimento do Lar Fabiano de Cristo uma iniciativa viabilizada com a criação de uma empresa com a finalidade de garantir recursos para uma obra social: A hoje CAPEMISA Instituto de ação social, isso no contexto nacional. O lar Fabiano de cristo tem unidades em várias regiões do Brasil.

A unidade no bairro Milionários local em que estou inserida como estagiaria, iniciou suas atividades em Belo Horizonte em 1967 na vila são Vicente de Paula. Em 1969 a sede do lar foi desapropriada em favor do DER_MG.

Neste mesmo ano o lar recebeu uma doação de um imóvel no bairro Milionários de propriedade de um cidadão italiano de codinome Alimiro.

Em sua homenagem, a casa que recebia o nome de Durvalina, passou a chamar casa de Alimiro. A casa permanece até hoje no mesmo endereço, com o passar dos anos o bairro Milionários foi crescendo economicamente, afastando e excluindo para os bairros adjacentes as famílias em situação de pobreza absoluta atendidas pelo lar Fabiano de cristo.

Ao longo destes anos de existência, a casa Alimiro vem ampliando suas parcerias e desenvolvendo suas ações seguindo a legislação vigente, (LOAS, ECA, OMS) e os parâmetros curriculares da prefeitura de Alimiro , desde a sua inauguração tem sido um modelo de referência na região do Barreiro.

Hoje a casa de Alimiro conta com a gestão da  Maria Pereira Pardim e as Assistentes Sociais : Suely Mary de souza Cunha e Andrea Alvares da Conceição.

A finalidade da instituição baseia-se nos fundamentos filosóficos de Carlos Pastorino ( o idealizador) e Jaime Rolemberg ( o realizador).

Que são: Fraternidade- entendemos que todos somos irmãos.

Democracia- Mais que um sistema politico, é uma forma de respeitar o outro como um legitimo outro.

Família- A família constitui campo fértil para gerar cidadãos úteis e felizes, não importando sua formação.

Autotranscedência- Processo educativo e transformador cujo objetivo é ajudar a descobrir a própria divindade.

Reforma intima- Esforço individual para renovação.

Caridade- Despertar uma visão servidora para o bem próxima.

Consciência- geradora de responsabilidade, a consciência é consequeência dos pressupostos anteriores.

A missão do Lar Fabiano de cristo é de desenvolver proteção social e educação transformadora, contribuindo para a construção de um mundo melhor.

A área de atuação é voltada para a politica de assistência social, com a metodologia de: Acolher o usuário e ouvir com uma escuta qualificada comprometida com a ética, ultrapassando o senso comum.

Proteger- Preservar a integridade física e psicossocial do ser humano frente ás situações de vulnerabilidade social.

Educar- Inspirar o desenvolvimento das potencialidades, construindo dialeticamente o conhecimento e a consciência critica do individuo inserido no meio social.

Transformar- Promover mudanças com o significado que seja reconhecido a partir de um novo referencial.

Construir- Realizar, empreender, criar, inovar a partir da transformação vivenciada.

O lar Fabiano de cristo- casa de Alimiro esta inserido na politica de assistência social e os programas desenvolvidos são programas promocionais que consistem na proteção social, desenvolvido por meio de atividades socioeducativas com vistas á promoção integral de adolescentes e idosos inscritos na unidade.

O trabalho tem caráter continuo e busca fortalecer os vínculos familiares e sociais. È organizado por faixas de atendimento definidas de acordo com as normas da politica de assistência social: proteção básica ou proteção especial.

A principal atividade desta unidade é o fortalecimento de vínculos.

A unidade é filantrópica, sobrevive de doações de empresas, parcerias com Sesc-Programa mesa Brasil,Capemisa.A Instituição é sem fins lucrativos .Os usuários que são atendidos são adolescentes de ambos os sexos na faixa etária de 14 anos á 17 anos e idosos a partir de 50 anos.

São adolescentes que participam são de famílias com baixa renda, ou renda nenhuma,e vulnerabilidade social.

No momento são atendidos vinte e dois adolescentes, sendo divididos em dois grupos, dependendo do horário escolar.

Os idosos atendidos na unidade são na maioria das vezes aposentados e que sobrevivem de um salário mínimo.

A demanda é espontânea, pois muitos ficam sabendo das atividades desenvolvidas por meio de outras pessoas que já passaram pela unidade, e recebem também adolescentes encaminhados do CRAS. Em relação a demanda dos idosos é espontânea também, mas esbarra no espaço físico, no momento são 25 idosos ,duas voluntárias e a assistente social responsável por aquele grupo.Não existe multidisciplinaridade, interdisciplinaridade na instituiçao por não haver demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (186.8 Kb)   docx (67.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com