TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  25/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.486 Palavras (10 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

           UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

_________________________________________________

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL - 7º/8º

ADUILSON BARBOSA RAFAEL MOREIRA

CARLA MICHELLI DE JESUS SILVA GOMES

MARIA LINA DE LIMA LADEIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

O PAPEL DO TERCEIRO SETOR E SUA RELAÇÃO COM O SERVIÇO SOCIAL

[pic 2]

Ubá - MG

2020

ADUILSON BARBOSA RAFAEL MOREIRA

CARLA MICHELLI DE JESUS SILVA GOMES

MARIA LINA DE LIMA LADEIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

O PAPEL DO TERCEIRO SETOR E SUA RELAÇÃO COM O SERVIÇO SOCIAL

Produção Textual apresentada à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR para as disciplinas Economia Política, Movimentos Sociais, Serviço Social na Educação e Teceiro Setor, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Orientadores: Prof. Altair Ferraz Neto

Profa. Amanda Boza Gonçalves

Profa. Nelma dos Santos A. Galli

Ubá - MG

2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.1 Conceito de Terceiro Setor no Brasil, Neoliberalismo e Capitalismo        5

2.2 O Terceiro Setor na sociedade e para o Serviço Social        6

2.3 Possíveis atribuições do Assistente Social ao desenvolver seu trabalho nas Organizações da Sociedade Civil        8

3 CONCLUSÃO        10

4 REFERÊNCIAS        11

  1. 1 INTRODUÇÃO

O assistente social tem um importante papel na sociedade brasileira, pois se preocupa com a questão social em suas inúmeras expressões, formulando e inserindo propostas para seu enfrentamento, através das políticas sociais, públicas, empresariais e movimentos sociais.

Tanto na esfera pública como na privada, o assistente social vem desenvolvendo atividades envolvendo diretamente as pessoas que procuram o trabalho desse profissional, o qual deve ter um conhecimento aprofundado das questões sociais, o processo histórico do Serviço Social e como o Terceiro Setor se destaca com o Marco Regulatório.

O Terceiro Setor é um campo de ação em que o assistente social deve conhecer, refletir sobre a importância dele para o exercido da profissão, o que nos leva a questionar: Qual a importância do Terceiro Setor na conquista dos direitos sociais? Assim, este trabalho tem por objetivo ampliar o conhecimento acerca das parcerias estabelecidas entre o Terceiro Setor e o Estado, na execução de políticas públicas no Brasil.

Nesse último período do curso de Serviço Social, os professores responsáveis pelas disciplinas Economia Política, Movimentos Sociais, Serviço Social na Educação e Terceiro Setor, Meio Ambiente e Sustentabilidade solicitaram que fossem desenvolvidas três atividades, onde a primeira é para refletir sobre Neoliberalismo, onde será possível verificar como o Estado Brasileiro se comporta atualmente com o Capitalismo, bem como o trabalho do assistente social ligao diretamente no Terceiro Setor. A segunda é para analisar e discorrer sobre a discussão sobre o papel do Terceiro Setor e sua função social demanda aos Assistentes Sociais uma análise crítica diante da contradição entre a desresponsabilização do estado e a sua importância no processo de transformação social. A terceira atividade é para fazer um relato sobre as possíveis atribuições do Assistente Social, ao desenvolver seu trabalho nas Organizações da Sociedade Civil.

Essa etapa final está sendo muito interessante e gratificante para o grupo que sempre se preocupou em desenvolver com muita participação, atenção e carinho os trabalhos oferecidos pela Unopar, pois é mais uma forma de se adquirir mais conhecimentos na área de assistência social.

  1. 2 DESENVOLVIMENTO

  1. 2.1 Conceito de Terceiro Setor no Brasil, Neoliberalismo e Capitalismo

Foi no ano de 1990 que o governo brasileiro, através do discurso democrático e moderno transferiu as responsabilidades do governo federal para os governos locais, induzindo diversas parcerias com a iniciativa privada na execução das políticas sociais. Assim surgiu o Terceiro Setor, que é uma composição de associações e fundações que geram bens e serviços públicos, sem fins lucrativos e que supram as falhas deixadas pelo Estado.

Segundo Albuquerque (2006), citado por Queiroz (2010), o Terceiro Setor é uma junção do setor público com o setor privado, o que significa dinheiro privado para fins públicos.

O interessante de se verificar é que as organizações que compõem o Terceiro Setor têm características que se manifestam tanto na retórica como em seus programas e projetos de atuação. A principal característica do Terceiro Setor é de que seus objetivos são sociais e decididos pelos seus membros, não havendo lucro para seus administradores (QUEIROZ, 2010, p. 58).

O Neoliberalismo surgiu na metade do século XX e veio com o intuito de defender a liberdade absoluta do mercado, onde a ação do Estado se limitava à defesa do território e à segurança pública. Foi nesse período que houve privatizações nas áreas de saúde, educação e exploração das riquezas naturais. Vê-se um nível muito alto de voluntariado e participação da sociedade nos dias atuais, onde o Capitalismo toma conta do Brasil. Sabe-se que o Terceiro Setor firmou-se no período da Era Vargas, da Ditadura Militar, entre 1964 e 1985, onde a sociedade se mobilizou para combater o autoritarismo. Muitos foram os movimentos sociais, onde a sociedade civil se afirmou e houve a valorização da democracia. Com o Capitalismo bem presente no Brasil, veio a tão falada Globalização, que foi a criação de um único grande mercado, ligado ao avanço da Tecnologia de Informação do século XX.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (153.5 Kb)   docx (57.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com