TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  12/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.490 Palavras (14 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

__________________________________________________________________________________

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

MISLENE GOMES PIMENTEL

PRÉ PROJETO DE TCC

___________________________________________________________________

Nova Friburgo-Rio de Janeiro

2022

MISLENE GOMES PIMENTEL

PRÉ PROJETO DE TCC

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em serviço social– Universidade Pitágoras Unopar para a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I.

Professor da disciplina: Ma Valquíria Apa Dias Caprioli

Nova Friburgo/ RJ

2022

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        5

3.        OBJETIVOS        7

3.1        Objetivo Geral        7

3.2        Objetivos Específicos        7

4.        JUSTIFICATIVA        8

5.        METODOLOGIA        9

6.        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        10

7.        CRONOGRAMA DA PESQUISA        11

8.        ORÇAMENTO        12

9.        RESULTADOS ESPERADOS        13

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA        14


  1. INTRODUÇÃO

O presente estudo caracteriza-se como Trabalho de Conclusão de Curso para Graduação no Departamento de Serviço Social da Universidade Unopar e aborda o tema das políticas sociais voltadas para população em situação de rua em âmbito nacional, e de modo específico as implementadas no Distrito Federal. Neste sentido, o objetivo central dessa pesquisa é mapear e analisar quais são as políticas de assistência social voltadas para a população em situação de rua no Brasil, e fazer uma relação com aquelas que vem sendo implementadas no Distrito Federal, tomando por base as pesquisas feitas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome juntamente com outros documentos e/ou legislações que se fizerem necessários, buscando sua relação com as políticas adotadas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). A relevância do tema pesquisado se dá pela conjuntura do Brasil na atualidade, pois a população em situação de rua é uma expressão da Questão Social1 .

 Segundo Iamamoto a Questão Social pode ser definida como: O conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que têm uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade. (IAMAMOTO,1999:27) 

Por isso as políticas voltadas para essa parcela da população precisam ser vistas como um direito para qualquer cidadão que dela necessitar, e não apenas um benefício de cunho puramente caritativo. Sendo assim essas políticas e os recursos que são destinados a elas precisam ser aplicados e geridos de maneira abrangente, levando-se em consideração a totalidade da questão em que os usuários se encontram, e suas histórias de vida. Para Costa (1987), o conceito de pobreza está relacionado às condições de uma determinada sociedade, as atividades desenvolvidas e necessidades que ela necessita, como pode ser observado na citação transcrita abaixo:

1 De acordo do Iamammoto (2001) a Questão Social produzida e reproduzida ampliadamente, tem sido vista, na perspectiva sociológica, enquanto disfunção ou ameaça, à ordem e à coesão social. É apresentada como uma “nova questão social”, resultante da inadaptação dos antigos métodos de gestão social, produto da crise do Estado Providência. Dessa maneira, as respostas à questão social passam a ser canalizadas para os mecanismos reguladores do mercado e para as organizações privadas, as quais partilham com o Estado a implementação de programas focalizados e descentralizados de “combate à pobreza e à exclusão social”


  1. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Quais são os principais serviços da assistência social para a população de rua e qual a atuação do assistente social frente a esta demanda?


  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Refletir sobre a prática do assistente social no Crass e nos centros de apoio da população de rua

  1. Objetivos Específicos

  • Abordar a necessidade dessa população no contexto histórico;
  • Descrever a definição e as principais causas desses usuários, assim como seus impactos e diagnósticos;
  • Discorrer sobre os surgimentos do serviço social frente a essa necessidade;
  • Analisar a prática do assistente social no CRASS no auxílio a população de rua;
  • Apresentar a política Nacional de Humanização no Serviço Social.
  1. JUSTIFICATIVA

Essa pesquisa abordará o trabalho do assistente social no CRASS, junto a população de rua. Nesse sentido, este projeto se justifica pois visa defender a construção de uma sociedade mais justa, livre e democrática, que transformam as condições que geram opressões e dominação dos indivíduos, gerando assim, um processo de emancipação social, desenvolvimento humano, construção e exercício da cidadania, acesso e fruição dos bens e serviço de justiça e educação social, dentre outros, promovendo o respeito pela condição humana nos diversos contextos  sócio históricos de sua atuação profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (157.9 Kb)   docx (71.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com