TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DO PROJETO POLÍTICO DA INSTITUIÇÃO

Por:   •  28/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.587 Palavras (7 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 7

OS FUNDAMENTOS DO PROJETO POLÍTICO DA INSTITUIÇÃO

Qual a missão da instituição: O CRAS é uma unidade pública estadual, que atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando a orientação e fortalecimento do convívio sociofamiliar. É responsável pela oferta e o desenvolvimento do Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF), no qual também são garantidas a informação e a orientação às famílias sobre a rede de serviços socioassistenciais existentes, considerando a área de abrangência, o território.

Quais os objetivos:

Fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida.

Prevenir ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas:

Promover aquisições socias e materiais às famílias, potencializando o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades;

Promover acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviço socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social;

Promover acesso aos demais serviços setoriais, contribuindo para usufruto de diretos;

Apoiar famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivencias familiares.

Quais são os princípios e as diretrizes da instituição: Em consonância com o disposto na LOAS, capitulo II, seção Artigo 4°, a Política Nacional de Assistência Social rege-se pelos seguintes princípios democráticos:

I – Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica;

II -Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinario da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas;

III – Respeito à dignidade do cidadão, a sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, em como a convivência familiar e comunitária, vedando -se qualquer comprovação vexatória de necessidades;

IV – Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência as populações urbanas e rurais;

V – Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistências, em como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.

A organização da Assistência Social tem as seguintes diretrizes, baseadas na Constituição Federal de 1988 e na LOAS:

I – Descentralização político-administrativa, cabendo a coordenação e as normas gerais a esfera federal e a coordenação e execução dos respectivos programas ás esferas 33 estadual e municipal, em como a entidades beneficentes e de assistência social, garantindo o comando único das ações em cada esfera de o governo, respeitando-se as diferenças e as características o governo locais;

II – Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis;

III -Primazia da responsabilidade do Estado na condução da Política de Assistência Social em cada esfera de governo;

IV – Centralidade na família para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos.

Como a instituição se relaciona com a comunidade:

O CRAS promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas, possibilitando o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, tornando-se uma referência para a população local e para os serviços setoriais.

Como a instituição prevê a organização dos projetos de capacitação? Na prática, como isso ocorre:

Os projetos realizados no CRAS são através de diversas ações que buscam o resgate da cidadania e a valorização da convivência familiar e comunitária. As qualificações objetivam proporcionar qualidade de vida e capacitações que promovam o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além de trabalhar com potencial humano, por intermédio de oficinas de capacitação para o aumento da renda familiar.

O público prioritário dos projetos são integrantes do Programa Bolsa Família (PBF), Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou encaminhados pela rede socioassistencial do município, entre outros.

CONHECENDO A INFRAESTRUTURA DE RECURSOS HUMANOS DA INSTITUIÇÃO

Levantamento de dados sobre a equipe gestora (secretaria e coordenadores)

Tempo de trabalho na área; 8 meses

Tempo de trabalho nesta instituição;8 meses

Tempo como diretor gestor/coordenador desta instituição: 8 meses

Forma de ingresso; Portaria de nomeação

Experiência na área; Coordenação das atividades do CRAS tais como área; Coordenação de Convivência, Criança Feliz e outros.

Tipos de atividades que realiza: Coordenação das atividades do CRAS tais como realiza: Coordenação de Convivência, Criança Feliz e outros.

Rotinas administrativas dos colaboradores:

Nível de satisfação no desempenho das funções: Bom

Nível de insatisfação no desempenho das funções :Não encontrado

Principais dificuldades: A extensão territorial do município que é muito grande dificultando o atendimento e buscas ativa.

Relação com a comunidade: Os colaboradores possuem uma boa relação com a comunidade em decorrência do comprometimento de toda equipe.

Percepção dos gestores sobre do processo de atendimento na instituição: A Instituição presta toda acolhida aos usuários, mantendo seus direitos preservados.

Visão do gestor sobre a equipe técnica: A Equipe técnica é comprometida, trabalha com parceria e bom entrosamento, buscando integração com as demais áreas de atendimento.

Como os gestores lidam com:

Funcionários:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com