TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TÓPICOS ESPECIAIS EM INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE

Por:   •  28/12/2021  •  Resenha  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS-CCSA

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS EM INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE

PROFESSORA: TERÇÁLIA SUASSUNA VAZ LIRA

ALUNA: DÉBORA RAYANE SILVA DE SOUZA

FICHAMENTO POR RESUMO: FILME: “ANJOS DO SOL“

           Primeiramente, "Anjos do sol'' é um filme brasileiro dirigido por  Rudi "Foguinho" Lagemann,  lançado no Brasil em 18 de agosto de 2006. O filme tem por objetivo principal retratar a exploração sexual e o tráfico infantil, no qual os responsáveis por esses crimes se aproveitam da situação econômica e da ignorância das pessoas menos favorecidas para iludi-las com promessas mentirosas.

Nota-se que em algumas regiões, como a  exposta no filme, as muitas famílias que ali habitam, enfrentam adversidades como a seca, a pobreza, a falta de recursos, o descaso dos governos com relação às necessidades educacionais, sociais, econômicas, o que acaba por deixar aqueles indivíduos ludibriados a enganadores, com a esperança voltada para um acontecimento extraordinário. Os pais de Maria, personagem principal da trama, confiaram sua filha a um estranho na ilusão que ele iria proporcionar a ela uma vida melhor do que a que eles podiam ofertar. Com isso, é notável a vulnerabilidade dos mesmos, deixando subentendido que a situação será cíclica. Assim, como aconteceu no filme, acontece no cotidiano de vários núcleos familiares do Brasil, pais acreditaram que suas filhas serão alcançadas por pessoas generosas e de boa condição financeira, capazes de torná-las bem sucedidas, mas que no fim, entregam suas crianças para um um grande precipício de violência e abuso.

Esta é a história que relata o filme, Maria (Fernanda Carvalho), de 12 anos, de uma família pobre do interior da Bahia, que foi vendida por seu pai (Rui Manthur) a um aproveitador denominado Tadeu (Francisco Diaz). Este, por sua vez, revende-a a uma cafetina, Nazaré (Vera Holtz), que a leiloa. Neste leilão, em um arremate burlado, um fazendeiro chamado Lourenço (Otávio Augusto) arremata a menina para presentear a seu filho, de 15 anos, com o objetivo deste perder a sua virgindade com ela. Porém, ao chegar à cabana preparada para este fim, a menina resiste ao ato com o adolescente. O fazendeiro se revolta com esta atitude e decide enviar a menina para um bordel, num povoado de garimpeiros, no Amazonas, mas não antes de agredi-la e de abusá-la sexualmente na frente de seu filho.

É evidentemente chocante que Maria e outras meninas igualmente a ela são comercializadas como se fossem uma mera mercadoria, transportadas em um baú de um caminhão, para ser útil ao bel-prazer dos seus negociantes. Chegando ao bordel no Amazonas, a menina é recepcionada por Seu Saraiva (Antônio Callado), o dono do local. Logo, este procura agradar e preparar Maria e Inês (Bianca Comparato), que também estava na mesma situação de Maria, para começar suas atividades e satisfazer os desejos dos clientes à noite, mas não antes dele próprio abusar de Maria. Depois de não aguentar mais vários abusos, durante várias noites, as duas meninas resolvem fugir do bordel, mas infelizmente a fuga é frustrada e Inês é morta cruelmente por Saraiva na frente de toda população, inclusive de Maria. Alguns meses depois, exausta de tanta vilencia, Maria mais uma vez e decide fugir, desta vez ela obtem êxito, e consegue fugir para a cidade, chegando lá lamentavelmente ela dá de cara com a prostituição ao encontrar-se com a cafetina Vera (Darlene Glória), que já trabalhava vendendo meninas adolescente nas ruas. A situação era tão crítica, que Vera falsificou a identidade de Maria, mudando seu nome para Isabela, uma criança que havia falecido. Maria, que agora é Isabela, não consegue ficar nenhuma noite com aquela mulher, por isso decide fugir mais uma vez de carona em um caminhão, nesse o  filme acaba.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com