TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conflitos e Sociedade

Por:   •  25/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO 01

A Aula 05 trouxe para estudo e debate as teorias sociológicas que estudaram o crime e o comportamento desviante na construção social do crime e do criminoso. A partir disso, diversos conceitos e questões são trabalhados para conceituar esse sujeito considerado como desviante ou criminoso. Dentre essas teorias, responda:

a) Como a Teoria da Anomia Individual de Robert Merton conceitua o desvio e o sujeito considerado desviante. (2,5 pontos)

Para Robert Merton, o desvio é como um produto da estrutura social, sendo considerado normal, as motivações do comportamento conforme e do comportamento desviante são consideradas da mesma natureza. Essas motivações expressam os valores que orientam a vida dos indivíduos em sociedade.

De acordo com Merton, estudando a sociedade norte-americana, que a meta cultural mais importante é o sucesso na vida, e tal objetivo abarca riqueza e prestígio. Porém, apesar de essa meta cultural ser compartilhada por todos, existe a impossibilidade de esta ser atingida por uma grande parcela da população. A sociedade é estruturada de tal forma que os meios socialmente admitidos não permitem a todos os indivíduos alcançar a meta cultural. Disso resulta um desajuste entre os fins e os meios e esse desajuste propicia o aparecimento de condutas desviantes.

b) Como a Teoria da aprendizagem social entende o comportamento delituoso. (2,5 pontos)

De acordo com o texto: a teoria da aprendizagem social, o comportamento delituoso é aprendido do mesmo modo que o indivíduo aprende outras condutas ou atividades lícitas, em sua interação com pessoas e grupos e mediante um complexo processo de comunicação. O indivíduo aprende, assim, não só a conduta delitiva, mas também os próprios valores criminais, técnicas comissivas e os mecanismos subjetivos de racionalização, justificativa do comportamento desviado.

c) Apresente como a Teoria da Anomia Individual e a Teoria da Aprendizagem Social podem ser entendidas no contexto social brasileiro. Exemplifique. (2 pontos)

No decorrer do desenvolvimento social do indivíduo, valores são agregados a seu caráter, dependendo do contexto social em que se vive, o indivíduo pode assumir valores considerados corretos perante a sociedade ou valores discriminados pela sociedade.

Por exemplo: um indivíduo que vive em uma comunidade rodeado por criminosos que conquistaram bens materiais através de uma vida criminosa, pode achar correto seguir o mesmo caminho, pois em contra partida um trabalhador que sai de casa antes do sol nascer, não tem o mesmo luxo e ascensão social que o criminoso.

QUESTÃO 02

A Aula 06 apresentou e buscou debater o conceito de violência e seus múltiplos sentidos.

Dentre as diversas formas de conceituar a violência pode-se destacar na atualidade a violência praticada pelo Estado com os cidadãos. Dessa forma, explique como pode ser conceituada a violência do Estado e suas características na sociedade brasileira. Exemplifique. (1,5 pontos)

A violência está ligada ao aspecto institucional do Estado e é autorizada moralmente perante grupos excluídos da sociedade.

De acordo com o texto: durante a ditadura militar, todos os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com