TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.194 Palavras (9 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Belenzinho - SP

Serviço Social

6º Semestre em EAD

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

 VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

                                    Camila Rodrigues dos Santos RA: 7192541810

                     Juliana Aparecida Rodrigues da Costa RA: 6966390147

                             Rosana Pereira de Matos RA: 6966389415

                                        Rosemeire Pereira Souza Santos RA: 6966451669

                             Tânia Aparecida Barbosa RA: 6908389492

Tutora Presencial: Andreia da Silva Santos

São Paulo

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...................................................................................................................03                                                                                                          

2  A RELEVÂNCIA DA PESQUISA NA ATUALIDADE PARA O CAMPO DO SERVIÇO SOCIAL.................................................................................................................................04

3  INQUIETAÇÕES SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER........................................  ..05  

4    PRINCIPAIS CONCEPÇÕES DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA........................................06

5 CRONOGRAMADE ATIVIDADES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA...................................................................................07

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................................08

7 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA..........................................................................................09

INTRODUÇÃO

Observamos que a violência doméstica não é um fenômeno novo, embora analisada, nas atualidades com novas dimensões e características.

Foi a partir da década de 60, com os movimentos feministas, que a violência contra as mulheres se tornou um tema visível e merecedor de atenção por parte da opinião pública e das instâncias políticas. Procurou-se, desde esse período, desconstruir a “naturalização” associada á violência no seio da esfera privada, que com maior frequência se dirige ás mulheres. No entanto, só a partir de 1970 surgem, nos EUA, os primeiros estudos nacionais que permitem avaliar a verdadeira amplitude e intensidade do fenômeno, dando-lhe uma visibilidade, que até então permanecia oculta.

A violência contra as mulheres é um fenômeno que atinge indiscriminadamente pessoas de todas as classes sociais, cor, idade e etnia. Pela ausência de dados e informações que atestem essa afirmativa, historicamente se discute sob ótica da discriminação a desigualdade na posição social e de poder entre homens e mulheres.

A RELEVÂNCIA  DA PESQUISA  NA ATUALIDADE PARA O CAMPO DO SERVIÇO SOCIAL

        Baseado nas leituras e nas discussões do grupo  compreendemos  que a  pesquisa social  é um método que permeia a atuação do assistente social desde a sua formação acadêmica ao longo da atuação profissional se torna imprescindível  para que possa compreender o território em que esta atuando e quais as necessidades específicas daquela  população no atual contexto social, sendo inclusive  um dos objetivos de seu trabalho, para assim ter condições de além da teoria a prática, por meio da pesquisa possa subsidiar  o trabalho para com a demanda advinda do território.

        A pesquisa social se torna um meio falicitador ao profissional, para que o mesmo possa estar mais próximo do território, usuários e de suas demandas,  momento que conseguirá  levantar dados estatísticos e estratégicos que ajudará a fortalecer seus conhecimentos para buscar meios que possam minimizar a desigualdade social,  atrelando a um trabalho coeso objetivando construir metas e sanar a problemática que certamente possui índices relevantes na população atendida.

        Por se tratar de uma atribuição e competência do assistente social, cabe ao profissional estar em constante articulação com a rede territorial, ter uma postura articulada e atualizada para com o território  e a atualidade,  fatores esses  que facilitará na  construção de caminhos que levam a  mudança do território e a demanda da região, pois conhecendo a população esse terá condições de identificar quais as reais necessidades das pessoas que vivem naquele território, compreender os problemas e traçar metas para sanar a situação problemática.

        E para que a mudança aconteça é preciso auxílio da pesquisa social  pois a mesma é um processo que utiliza a metodologia científica que permite a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social.

        A Teoria Social de Marx, é uma das bases para compreender a relevância da pesquisa nessa profissão. Os conceitos marxianos nos dão todos os subsídios para explicarmos a questão social e todas as suas manifestações da realidade.  Eles também mostram como a pesquisa nos possibilita sair do imediatismo para compreender os fatos em sua processualidade, dimensidade e complexidade.

INQUIETAÇÕES SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

        O termo violência contra a mulher surge nos anos 70, através do movimento feminista, ao denunciar para a sociedade que as mulheres eram o alvo principal da violência praticada pelos homens. A violência muitas vezes é praticada por pessoas não relacionadas à família, mas que mantêm certo poder sobre a mulher. A justificativa para os atos de  violência estaria somente no fato de ser mulher, portanto um ser submisso, que deve obediência ao homem.

        Historicamente, o Serviço enquanto profissão, caminhou paralelo às conquistas do movimento feminista e apenas recentemente integrou a discussão relativa à essa problemática da violência da mulher.O Serviço Social, como profissão, tentava avançar na superação de um patamar conservador, conforme Netto (1991), deixando para trás sua raízes vinculadas à doutrina social da Igreja para assumir uma postura mais crítica frente à sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (212.1 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com