TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIAGET - Inteligência

Por:   •  21/5/2017  •  Artigo  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Qual o significado de inteligência para Piaget?

Piaget revolucionou as concepções de inteligência, partindo de pesquisas baseadas na observação e em entrevistas que realizou com crianças. Ele vai afirmar que inteligência é produto da relação interdependente com o meio e a hereditariedade  e que o crescimento da inteligência surge muito mais por reorganizações mentais, para se obter  mais possibilidade de assimilação, esse desenvolvimento ocorre empírico e reflexivo, é o processo da criança pensar sobre o mundo e pensar sobre sua ação sobre o mundo. Diante disso, podemos entender que a inteligência é um processo que se inicia desde o nascimento da criança, mas não uma inteligência propriamente dita, mas uma inteligência oriunda dos reflexos e hábitos adquiridos ou inatos do sujeito.

 2– Faça um breve relato sobre quem é Piaget?

Nascido em Neuchâtel/Suiça em 1896, Piaget foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século XX, a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia.

3 – Qual a diferença entre uma aprendizagem significativa e uma aprendizagem mecânica?

A aprendizagem significativa e aprendizagem mecânica. Aprendizagem significativa ocorre quando uma nova informação é relacionada a um aspecto relevante, já existente, na estrutura cognitiva do aprendiz. Em contrapartida, a aprendizagem mecânica ocorre quando a nova informação não se relaciona a conceitos já existentes na estrutura cognitiva sendo arbitrariamente armazenada e , portanto, pouca ou nenhuma interação ocorre entre a nova informação adquirida e aquela armazenada.

5 - A adição e a subtração são operações reversíveis, assim como a multiplicação e a divisão. Compreender isso só pode ocorrer a partir de qual estágio?

A partir do estágio das operações concretas.

 6- Entender um sistema de regras e agir coordenadamente de acordo com o sistema estabelecido exige uma flexibilidade mental que surge a partir de qual estágio?

A partir do estágio das operações formais.

7 - Relacione, segundo Piaget, os termos aprendizagem e sobrevivência.

Aprendizagem leva o indivíduo a viver melhor ou pior, mas de acordo com o que aprende, logo, a aprendizagem é um processo fundamental da vida.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com