TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proj Intervenção Cras

Por:   •  16/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  1.392 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Aluno (a): Luísa Carolina Santos de Farias

Projeto de intervenção:

Direitos dos idosos.

Palmares, 31 de maio de 2015

Sumário



 Introdução .....................................................................................................03


CRAS .......................................................................................................... 04

Identificação do município .......................................................................... 05

Apresentação: Direitos dos idosos..................................................................05

Justificativa ...................................................................................................06


Objetivo Geral ...............................................................................................07
Objetivo Específico .......................................................................................07
Público Alvo...................................................................................................07

Metodologia...................................................................................................08

Coordenação do projeto ...............................................................................08

Cronograma ..................................................................................................09
Avaliação ......................................................................................................09

Considerações Finais....................................................................................10
 
Bibliografia ...................................................................................................11

Para refletir ..................................................................................................12

        Introdução

O referente projeto de intervenção será elaborado com o intuito de organizar, esclarecer e explicitar questões sobre leis, praticas e serviços que atuam junto ao publico idoso no sentido de que auxiliem nas relações e participação social e familiar no processo de envelhecimento. Pretende-se estabelecer a importância e relevância de vínculos bem estruturados na vida do idoso, de maneira que a sociedade possa perceber que a qualidade de vida da pessoa idosa depende da funcionalidade das politicas publicas, nos direitos sociais básicos, como também depende do convívio familiar, uma vez que a família e a base da formação social. É necessário o esclarecimento sobre leis, praticas e serviços que atuam junto ao publico idoso no sentido de que auxiliem nas relações e participação social e familiar no processo de envelhecimento. Portanto este projeto será fundamental para a localidade escolhida, onde eu enquanto estagiaria do Serviço Social, junto com os profissionais já formados, procuraremos através da intervenção na realidade social dos usuários viabilizando os direitos sociais, objetivando o acesso a programas e politicas sociais, além de orientar e informar aos usuários sobre os seus direitos.

CRAS

O centro de Referência de Assistência Social – CRAS, sendo uma exigência contida nas normativas operacionais do Sistema Único de Assistência Social – SUAS é a porta de entrada dos usuários à rede de Proteção Social Básica, tendo como finalidade articular a rede de serviços sócios assistenciais locais e demais políticas setoriais, encaminhando as famílias atendidas para a rede de serviços, bem como elaborando juntamente com a família o seu plano de emancipação.

O Centro de referência de Assistência Social – CRAS, tem como publico alvo uma população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ ou fragilização de vínculos afetivos relacionais e do pertencimento social e que vivenciam situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiências e que prioritariamente sejam famílias beneficiárias de programa de transferência de renda do Governo Federal (Programa Bolsa Família).

A fundação de Assistência Social foi um marco na atuação do CRAS conforme os parâmetros do SUAS, refletindo na reorganização do organograma e do quadro de pessoal, com estabelecimento das equipes de referências. As finalidades do CRAS são de estarem ligadas as famílias que vivem em estado de vulnerabilidade, dando suporte para que as mesmas tenham uma vida digna.

A Instituição do CRAS (Casinha Feliz) em que estou realizando o estágio compreende em seu espaço físico: (01) sala de recepção, (01) sala de atendimento, (01) copa, (01) banheiro, (02) salas para atividades e uso das orientadoras. É composto por colaboradores, sendo, (01) Assistente Social, (01) Psicóloga, (01) coordenadora, (02) auxiliares administrativo, (03) orientadoras, (02) estagiárias do Serviço Social e (02) auxiliares de serviços gerais.

 

Identificação do munícipio.

Localizado no Norte do Estado de Alagoas, o munícipio de Japaratinga é um município pequeno, atualmente, segundo o Instituto IBGE, conta com 7 752 habitantes (último censo). O município se estende por 86 km², e a densidade demográfica é de 90,2 habitantes por km² no território do município. Os habitantes são chamados de Japaratinguenses.

No município de Japaratinga existem pontos comerciais de vários portes, indústrias de pães, mercearias, restaurantes, pousadas, bares, supermercados de pequeno porte, lojas de materiais de construção, e uma margem grande de atividades informais como, manicure, reforço escolar, salão, armarinhos. É um município também voltado para área do turismo, por ser localizado em uma área litorânea. No município de Japaratinga encontramos atendimento policial, escolas municipais e estaduais, igrejas católicas e evangélicas. É um município onde ainda encontramos bastante desigualdade social.

Apresentação

Projeto de Intervenção

Dados do projeto

  • Direitos dos idosos

Local e desenvolvimento das atividades:

  • Centro de Referência de Assistência Social (CRAS);
  • Grupo da Terceira Idade de todo munícipio.

Justificativa

Foi detectado que a maioria dos idosos do município não possui conhecimento de seus direitos e que devido a esta ausência eles ficam por vezes em estado de abandono, sem saber a quem recorrer e como correr durante as suas necessidades. O que é comum aos idosos, em todas as épocas, em todas as culturas é a necessidade de ter alguém ao seu lado e de ser cuidado, o que nem sempre acontece, pois as pessoas que deveriam cuidar, por vezes são as que mais maltratam e abandonam, quando estes chegam a uma determinada etapa de suas vidas. A pessoa idosa com ausência da legislação dos direitos dos idosos é que leva a falta de respeito e descriminação dos mesmos. Na medida em que sofrem com a condição social de pobreza, lutam para superar a desigualdades e os estigmas que os discriminam e os tocam profundamente, enquanto existência social e humana. Para vencer a discriminação, é preciso começar combatendo a indiferença. Mas isso, não se pode confundir com as limitações que eventualmente decorrem da idade com incapacidade social e afetiva. 
A partir dessa observação feita durante o estágio, vi a necessidade de intervir na problemática, com o objetivo em contribuir para o fortalecimento da reflexão crítica sobre seus direitos, ou seja, proporcionar aos idosos o acesso as informações no que diz respeito aos seus direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com