TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTÁGIO

Por:   •  21/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-IESMA

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FASE II

RAQUEL GONÇALVES CUNHA

IMPERATRIZ-MA

2016

RAQUEL GONÇALVES CUNHA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FASE II

Relatório de Estágio Supervisionado do Curso de Serviço Social da UNISULMA, sob supervisão de campo de Luzimar Mourão com orientação da Supervisora Pedagógica Zenilda Lira.

IMPERATRIZ-MA

2016

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA

Curso Serviço Social

Acadêmica:

Raquel Gonçalves Cunha

Matrícula: 1318200013

Rua Paulo Rodrigues, nº 211 – Vila Cafeteira

Nível do estágio supervisionado:

Estágio Supervisionado II em Serviço Social

Nome da Unidade Concedente:

Centro Integrado de Tratamento Oncológico LTDA

CNPJ: 060862880001-45

Av. Newton Bello, 650 – Vila Independente, Imperatriz-MA

Email: administracao@oncoradium.com.br

Dias e horários da Realização do Estágio:

Segundas, Quarta-feira, Sexta Feira

Das 08:00h às 12:00h

Terças e Quintas -Feiras

Das 14:00h às 18:00h

Nome da Supervisora Pedagógica:

Zenilda Lira

Nome da Supervisora de Campo:

Luzimar Mourão

Sumário

I – INTRODUÇÃO 4

II - DESENVOLVIMENTO 6

III - CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

ANEXO 11

I – INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é demonstrar a importância do estágio supervisionado para a formação do assistente social e suas contribuições na consolidação e fomentação de um profissional critico e eficaz. Sob esta óptica, a disciplina de estágio supervisionado tornou-se impar na difusão do meu futuro profissional. Foi neste momento extraordinário e único que pude consolidar e alinhar todas as informações aprendidas em aula e transformá-las para fundamentar minha identidade profissional.

Diante de todos os fatores explorados no estagio, posso destacar que o mesmo superou o caráter da obrigatoriedade, assumindo um ambiente de cumplicidade e troca de informações. Foi durante o estagio que pude estabelecer nortes para minha conduta profissional, recebendo devolutivas e feedbacks do supervisor de campo. Assim pude compreender os papeis do estagiário, do supervisor acadêmico e do supervisor de campo.

Configura-se em um processo coletivo de ensino-aprendizagem, no qual se realiza a observação, registro, análise e acompanhamento da atuação do (a) estagiário (a) no campo de estágio, bem como a avaliação do processo de aprendizagem discente, visando à construção de conhecimentos e competências para o exercício da profissão. Esta avaliação deve ser realizada continuamente, contemplando duas dimensões: a avaliação do processo de estágio e a avaliação do desempenho discente, assegurando a participação dos diferentes segmentos envolvidos (supervisores acadêmicos e de campo e estagiários (as)). (PNE, 2010, p. 15).

Levando em conta que, em virtude das intensas e profundas mudanças ocorridas nos mais diversos cenários, o profissional do serviço social deve assumir postura nova afim que alcance os objetivos propostos pela profissão. E certo que, enquanto o mundo produzir informações as mudanças terão de ocorrer, é nessa oportunidade que o estagio torna-se efetivo.

No decorrer desses anos, a profissão sofrerá suas mais acentuadas transformações, “modernizando-se” tanto o agente como o corpo teórico, métodos e técnicas por ele utilizados. Há, também, um significativo alargamento das funções exercidas por Assistentes Sociais, em direção a tarefas, por exemplo, de coordenação e planejamento, que evidenciam uma evolução no status técnico da profissão. Assumem relevo e aplicação mais intensiva os métodos de Serviço Social de Grupo e, especialmente, Comunidade, a partir dos quais os agentes poderão exigir uma nova caracterização de suas funções. (IAMAMOTO, 2009, p. 339 e 340).

Para tanto, para que houvesse um melhor entendimento das problemáticas propostas pelo estagio, farei uma ênfase breve no processo de emancipação e construção da profissão do assistente social, explorando suas lutas e conquistas. Destacando a importância do conhecimento técnico para o êxito profissional.

A origem do Serviço Social como profissão tem, pois, a marca profunda do capitalismo e do conjunto de variáveis que a ele estão subjacente - alienação, contradição, antagonismo -, pois foi nesse vasto caudal que ele foi engendrado e desenvolvido (MARTINELLI, 2009, p. 66).

Todo o trabalho foi desenvolvido em itens e subitens com o objetivo de destacar a importância da intervenção do assistente social no esclarecimento dos direitos e garantias estendidos aos pacientes oncológicos destacando as dificuldades de acessos ao tratamento pela rede publica de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com