TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  28/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

RENATA ALESSANDRA ALVES

RA 1221402095

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

SUMARÉ/ SÃO PAULO

2017

[pic 3][pic 4]

RENATA ALESSANDRA ALVES

RA 1221402095

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 

Relatório de Estágio supervisionado do Curso de Pedagogia do Centro de Educação a distância da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado

SUMARÉ/ SÃO PAULO

2017

SUMÁRIO

 

IDENTIFICAÇÃO................................................................................................ 04

  1. INTRODUÇÃO................................................................................................05
  2. DESENVOLVIMENTO.....................................................................................06
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................08
  4. Referências....................................................................................................09

        


IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Renata Alessandra Alves

Curso: Serviço Social

Telefone: (19) 98318-8302/99768-4723 E-mail:renata.pedagoga@live.com

Nível do Estágio Supervisionado:  5º Semestre

Local de Estágio: Grupo de Apoio NISFRAM

Endereço: Rua Palmiro Novi, 297- Residencial Ipiranga.Sumaré-SP.

Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a): Waleria Atiani Neres Teixeira

Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: Grasiela Santos

Carga horária: 150 horas Início:  28/08/2017  Término:  03/10/2017

I – INTRODUÇÃO

No Brasil, a lei nº6. 494 em 07 de Dezembro de 1977 criou o estágio oficialmente. Esta lei foi revogada pela nova lei nº 11.788 de 25 de Setembro de 2008. Segundo a nova lei, a definição de estágio é “[...] ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos [..]”(BRASIL. Lei 11.788, 2008, art. 1) . No entanto existem registros leis e práticas de estágio supervisionado na formação de professores no Brasil desde 1930, que foram testadas ao longo dos anos, nascidas a partir da necessidade de se formar novos e melhores profissionais para o ensino nas escolas do país.

A nossa lei também define outros pontos, como o objetivo do estágio, que “[..] visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho[..]” (BRASIL. Lei 11.788, 2008, art. 1). Como podemos observar, o estágio serve para validar o aprendizado teórico, preparar o individuo para o mercado de trabalho, além de preparar para a vida em sociedade como um bom cidadão.

O que podemos analisar após ler estas afirmações, é que o conceito de estágio é todo voltado a formar profissionais de sucesso, e também bons cidadãos. Desenvolver o material humano enquanto se desenvolve profissionalmente tem peso igual no caminho para o sucesso, e é o que as empresas esperam. Já que falta ao estudante experiência profissional para poder se candidatar a uma vaga de emprego, nos estágios surge a oportunidade de superar esta dificuldade através da sua motivação e interesse de construir uma carreira.

Nesse contexto, a realização do estágio no grupo Nisfran representou um a possibilidade de aprofundamento dos saberes adquiridos durante a formação no curso de serviço social aproximando da realidade da carreira, por meio das atividades realizadas com os Surdos e Pessoas com deficiência auditiva – Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e com os jovens, adultos e idosos que necessitam de inclusão social e oportunidades de desenvolvimento do seu potencial pessoal, e profissional

II – DESENVOLVIMENTO:

        

A instituição onde foi realizado o estágio foi o Grupo de Apoio NISFRAM, localizado na Rua Palmiro Novi, 297, Residencial Ipiranga, em Sumaré/SP.A instituição foi fundada em 2001 e tem como objetivo desenvolver atividades e ações socioeducativas, culturais, de lazer, cidadania e esporte para surdos e pessoas com deficiência auditiva entre 6 e 17 anos, além de jovens, adultos e idosos.São definidos como missão ,visão e valores do Grupo de Apoio NISFRAM:

  • Missão: Promover a inclusão social plena de crianças, adolescentes e jovens, ouvintes ou surdos, através do uso das novas tecnologias, oferecendo oportunidades para seu desenvolvimento pessoal e profissional, respeitando habilidades, interesses e conhecimentos prévios.
  • Visão: Ser reconhecida como uma entidade que oferece oportunidades para que crianças, adolescentes e jovens, ouvintes ou surdos, tenham acesso e compreendam o uso das tecnologias presentes em nosso dia a dia.
  • Valores: Cidadania, Ética, Trabalho, Educação e Solidariedade.

Entre os projetos desenvolvidos pelo Grupo de Apoio NISFRAM estão compreendidos: Oficinas em animação em Stop Motion, internet, vídeo e fotografia; Informática básica; Danças e ritmos; teatro; Capacitação em Libras; Robótica com peças LEGO; Atividades de leitura e contação de histórias; Inserção e reinserção no mercado de trabalho; Orientação e Preparação para o Mercado de Trabalho; Capacitação LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais e Apoio social em suas diferentes necessidades, Coaching em inclusão – Para jovens com deficiência, Coaching em inclusão – Para profissionais com deficiência. O alcance da atuação da instituição são as crianças, jovens e adolescentes da região de Sumaré (Parque das Nações, Residencial Ipiranga, Jardim São Francisco e Jardim Maracanã).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (70.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com