TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  24/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.472 Palavras (10 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 10

                                                     [pic 1]

Sueli Figueiredo 395416

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CAMPO GRANDE/MS

2015

[pic 2]

                 RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado II.

CAMPO GRANDE/MS

2015

SUMÁRIO

1. IDENTIFICAÇÃO___________________________________________4

2. INTRODUÇÃO_____________________________________________5

3. DESENVOLVIMENTO_______________________________________6

3.1. Alcance social dos programas, projetos e serviços encontrados na Organização_________________________________________________6.

3.2. Execução do Projeto de Interveção___________________________8

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS__________________________________10

5. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS____________________________13

  1. IDENTIFICAÇÃO:

Nome da Estagiária: Sueli Figueiredo

Curso: Serviço Social

Telefone: (67) 9208-2883  E-mail  Sueli_6862@hotmail.com

Nível do Estágio Supervisionado: Estágio Supervisionado II

Local de Estágio: Instituto Mirim de Campo Grande - IMCG

Endereço: Rua Anhandui, 294 Bairro Centro.

Nome da Supervisa Acadêmica: Carmen Regina Samogin de Lima CRESS 588-21ª Região/MS

Nome da Supervisora de Campo: Ana Claudia Ferreira - CRESS -2596-21ª Região/MS

Carga horária: 100 h         Início: 03/03/2015               Término: 15/05/2015.

  1. INTRODUÇÃO

 O Projeto de Intervenção foi elaborado a partir de resultados obtidos com o diagnóstico social, realizado no Estágio supervisionado I, que surgiu da necessidade quanto ao levantamento das necessidades dos adolescentes  com faixa etária de 14 anos á 18 anos, dos sexo feminino e masculino, Instituto Mirim de Campo Grande, onde aplicamos um questionário com o intuito de descobrir o problema desses jovens.

O Projeto foi realizado com o tema : A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NO ACOMPANHAMENTO DO JOVEM ADOLESCENTE.

Realizamos estágio no Instituto Mirim de Campo Grande que é uma entidade civil sem fins lucrativos com personalidade jurídica e de direito privado. Foi constituída na forma de associação nos termos da lei civil sem discriminação de sexo, raça, credo religioso e tendência política, com autonomia administrativo-financeira, tendo sua sede na cidade de Campo Grande, capital do Estado de Mato Grosso do Sul, na Rua Anhanduí, 294, Centro, doravante foi denominada I.M.G.C., é regida por um Estatuto Social e por um Regimento Interno próprio e pela legislação pertinente em vigor, especialmente o Estatuto da Criança e do Adolescente – E.C.A.

Instituto Mirim de Campo Grande tem com objetivo contribuir com a preparação profissional do adolescente oriundo de baixa renda desta capital, visando a sua inserção no mercado de trabalho, bem como auxiliar o seu desenvolvimento educacional. E em sua missão acreditamos que a educação é obra transformadora, criadora, e que para criar é necessário modificarmos a ordem existente. Uma educação autêntica reordenada, e por essa razão, propor modificações incomoda. É essa dialética de ordem e desordem que se opera o ato educativo. O papel de qualquer instituição que tem como sujeito o adolescente, cabe-lhes promover a formação cultural, assentada no desenvolvimento das capacidades cognitivas e operativas.

Tratam-se assim, de capacitar os adolescentes a selecionar informações, mas principalmente, a saber, pensar de modo reflexivo para ascender ao conhecimento, a inserção no mercado de trabalho, bem como auxiliar o seu desenvolvimento educacional.

  1. DESENVOLVIMENTO

O estágio foi desenvolvido no período de  03 de Marco à 15  de Maio do ano de 2015, de segunda a sexta-feira no horário das 12 horas às 17 horas em um total de 100 horas.

O Instituto Mirim de Campo Grande é uma entidade sem fins lucrativos, responsável pela preparação e encaminhamento de adolescentes das camadas populares ao mercado de trabalho. Tem como eixo norteador de suas ações a preocupação com o estrito cumprimento da legislação pertinente ao trabalho do adolescente. Ao mesmo tempo valoriza sobremaneira aspectos da educação que contribuem para melhorar o desempenho do adolescente no trabalho e consequentemente lhe garantir condições menos adversas em sua existência.

Neste sentido o Instituto Mirim de Campo Grande – IMCG tem o objetivo de preparar os adolescentes, oriundos de família de baixa renda, na faixa etária de 15 a 18 anos de idade, para o mercado de trabalho com noções profissionais básicas para competir num mercado cada vez mais concorrido, oferecendo-lhes perspectiva de um futuro melhor.

Anualmente o Instituto Mirim de Campo Grande, realiza concurso para o ingresso de novos mirins. Considerando o alto índice de concorrência, realiza-se rigoroso processo seletivo. Utiliza-se como critério para a seleção: faixa etária de 14 anos e seis meses até 15 anos e seis meses, escolaridade mínima de 8º série do ensino fundamental e renda familiar igual ou inferior a três salários mínimos, dentre outros critérios.

Após o ingresso do adolescente no IMCG, inicia-se o período de preparação para o trabalho de responsabilidade do setor Pedagógico. Ao término do curso os adolescentes são encaminhados para o Setor de Serviço Social que os seleciona para as vagas oferecidas de acordo com os convênios e contratos firmados.

Uma das condições indispensáveis para permanência do adolescente no IMCG é a frequência e o bom rendimento escolar.

Os adolescentes empregados têm todos os direitos trabalhistas assegurados previstos nas leis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (196.2 Kb)   docx (98.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com