TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.948 Palavras (8 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 8

Lusélia pereira de Jesus Ra 428443

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

BRASÍLIA – DF

2015

[pic 1]

Lusélia pereira de Jesus–ra 428443

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONAD

“Relatório de Estágio apresentado ao curso de          

serviço social do Centro de

          Educação a Distância -CEAD  da

 Universidade Anhanguera UNIDERP como

        requisito obrigatório para cumprimento

 da disciplina de Estágio supervisionado.’’

BRASÍLIA-DF

2015

                                                   [pic 2]

 

                SUMÁRIO

  1. Introdução...........................................01
  2. Desenvolvimento................................02
  3. Considerações Finais..........................03

  • Identificação

Nome do Estagiário:lusélia pereira de jesus

Curso: Serviço Social

Telefone: 6199310133 luseliapj@gmail.com 

Nível do Estágio:Supervisionada: 01

Local do Estágio: CEPSS Centro de Educação Popular de São Sebastião -DF

Endereço: Quadra 29 lote 21c Bairro são José –São Sebastião - DF

Nome do (a) Supervisor(a) Acadêmico (a) :IsamaraGasparott

Nome do (a) Supervisor (a) de Campo:Zenilça Felix da Costa

Carga horária:100 hs- Início22/04/2015- Término:

                                          [pic 3]

Introdução

                 Neste período de estágio supervisionado foram realizadas várias atividades com o público usuário da instituição, dentre elas: idas a exposições, zoológico, teatro, cinema, festa junina, consultas médicas e aulas de artesanato.

   As aulas de artesanato foram aplicadas na própria instituição, as consultas médicas em um posto de saúde da comunidade, as exposições, zoológico, teatro cinema foram realizadas fora de comunidade. Todas estas atividades foram realizadas para que os idosos que é a população atendida pelo projeto tenham uma atividade extra, não só casa e projeto. Todos estes passeios contaram com a ajuda do pessoal do apoio da instituição, ou seja, os estagiários e os coordenadores.

  As atividades extras são ótimas para os idosos, para que eles tenham uma qualidade vida melhor, já que muitos deles precisam de carinho atenção e muito amor. Porquevários  deles não tem isso em casa vindo da própria família, com estas atividades eles vão se sentir mais felizes, porque vão interagir um com o outro, vão trocar experiências e vão ver que também fazem parte da sociedade e precisam sair de casa ver que tem um mundo enorme lá fora esperando por eles. Afinal, a melhor idade é a que a gente tem, e o projeto amor e açãoproporciona tudo isso para eles.

                                 [pic 4]

DESENVOLVIMENTO:

              Primeiro ponto: Cepss: Centro de Educação Popular de São Sebastião, localizado na cidade de São Sebastião–DF a instituição oferece a  comunidade e principalmente a terceira idade uma melhor  qualidade de vida, com várias atividades e trabalhos em grupo, com pessoas da mesma idade e idades diferentes também.

   Tudo isso serve para que os idosos tenham uma vida mais saudável, mais animada, a instituição tem como missão incentivar a criatividade, os valores de cada usuário, para que cada um deles tenhamum objetivo um incentivo de prosseguir com as atividades oferecidas para eles.

Segundo ponto:um  dos programas mais significativo do CEPSS é a educação física oferecida a população assistida, depois vem os passeios, cursos de artesanato e consultas medicas. A educação físicaé a mais concorrida pelos idosos, todos querem fazer atividade física que coordenada pelos voluntários e pela  técnica em enfermagem do PSF de São Sebastião.

Terceiro ponto: Durante o período em que estive estagiando fizvárias atividades com os idosos, como: chamadas, auxiliar em passeios, organizar festas de aniversários e nas atividades físicas já que muitos deles tem dificuldades de se concentrarem nas atividades propostas para eles.

Quarto ponto: Avivencia com os idosos tem sido maravilhosa, tenho aprendido a cada dia com cada um deles. Eles são muito especiais tem muito o  que  ensinar e aprender também , na teoria tudo suava mais fácil, na prática é bem melhor, hoje tenho certeza que escolhi a profissão certo para minha vida.Assim percebemos que

é inegável a importância do estágio supervisionado para a boa formação do futuro profissional do Serviço Social.  Oestágio supervisionado como momento privilegiado  na formação profissional do assistente social. Afirma aimportância do estágio supervisionado na construção da identidade profissional do estudante de Serviço Social, inserido no debate contemporâneo da profissão.                        

 Nosso cotidiano é repleto de mudanças, de desafios e temos que estar capacitados para a defesa de garantias de direitos sociais que antes não eram reconhecidos. É fundamental que o assistente social supervisor de campo disponha no espaço sócio-institucional de um conjunto de condições mínimas para o exercício da supervisão, tais como: espaço físico, recursos materiais, concessão de tempo para realização da supervisão e participação nas atividades inerentes à referida prática. Além desse conjunto de condições é necessário que a instituição campo de estágio reconheça o estagiário como sujeito do seu processo deformação.É  preciso enfatizar que esse delicado processo de formação na academia e no campo, é um espaço de ensino e aprendizagem que deve ser pensado e refletido como um campo estratégico para a formação profissional daquele que desempenhará função relevante no campo social de inclusão dos sujeitos vulneráveis, assim como de todos que da assistência social necessitarem. Portanto indispensável é, que esse entendimento permeie a compreensão dos estudantes e supervisores enquanto participantes da construção desse universo formativo na relação acadêmica e de campo, seja no setor público, privado ou terceiro setor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (179.3 Kb)   docx (82.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com