TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Por:   •  17/5/2016  •  Resenha  •  3.764 Palavras (16 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHAGUERA - UNIPLI

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PRISCILA DA SILVA MENDONÇA R.A.7989739129

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

NITERÓI – RIO DE JANEIRO

2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHAGUERA-UNIPLI

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PRISCILA DA SILVA MENDONÇA R.A. 7989739129

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIPLI como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I 5º período

                                 NITERÓI – RIO DE JANEIRO

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO............................................................................................03

2. DESENVOLVIMENTO.................................................................................04

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................06

4. REFERÊNCIAS...........................................................................................07

Nome do Estagiário: Priscila da Silva Mendonça

Curso: Serviço Social 

Telefone: 3607-4170/099198-5874  email: prisciladasilva14@yahoo.com.br

Nível do Estágio Supervisionado: 1

Local de Estágio: Projeto Social Criar

Endereço: Rua Antonina Serrão nº 330 Bairro Antonina São Gonçalo. R.J.

Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a): Erika Peixoto Mendonça

Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: Márcia Mota Picoli

Carga horária: 157 horas  Início: 13/08/2015  Término: 26/11/2015

I - INTRODUÇÃO:

O presente relatório Estágio Supervisionado I em Serviço Social, tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas na Creche do Projeto Social Criar, sob a supervisão da Assistente Social Marcia Motta Picoli.

Sendo um Projeto sem fins lucrativos, conveniada com a Prefeitura Municipal de São Gonçalo. Atende as famílias carentes, da região do Bairro Antonina e Adjacências, oferecendo serviços complementar na área da educação.

Este relatório de estágio tem por objetivo descrever as atividades observadas durante o estágio curricular, realizado no segundo semestre de 2015. Atividades focadas em relação à educação, pois o foco principal do Projeto Criar é a Creche Comunitária, situada no Bairro Antonina. Analisar e intervir na realidade social das famílias que são beneficiadas pelo projeto e aprimorar o conhecimento adquirido no curso de serviço social e busca pela relação entre a teoria e a prática tem sido o foco do estágio. Por isso está sendo feito levantamento específico sobre a comunidade usuária dos serviços sociais e quais são as principais demandas.

Foi realizadas palestras com as famílias assistidas, no intuito de orienta-las e conscientiza-las da importância da família e instrui- las quanto aos seus direitos e deveres. Também em conscientiza-las da importância do conhecimento dos direitos sociais.

Realizado uma festa Junina com a participação das famílias e comunidade e a festa em comemoração ao dia das crianças.

        

 II - Desenvolvimento:        

   O estágio é realizado no Projeto Social Criar, situado na Rua Antonina Serrão, nº 330, Bairro Antonina, São Gonçalo, RJ. Um dia em uma reunião na sua igreja o pastor também fundador do projeto, tinha o objetivo de fazer algumas melhorias para o seu bairro de qualquer natureza sendo com os idosos, crianças ou adolescentes, mas foram tantas mães com a mesma necessidade e vontade de não terem aonde deixar as crianças para trabalhar, a discursão entre os membros, sendo unanime e eles chegando a conclusão que o melhor a ser feito seria uma creche, pois não só ajudaria as mães da igreja e sim a todos do bairro e adjacências, com todas as dificuldades enfrentadas no inicio de qualquer realização de algum projeto ele teve o apoio dos membros hoje nem todos continuam a ajuda-lo, mas o projeto continua com todas as necessidades enfrentadas, não deixando de propor a missão do seu projeto, um ambiente agradável, um ensino de qualidade, professores qualificados a todas as crianças que venham necessitar.

O conhecimento criterioso dos processos sociais e de sua vivência pelos indivíduos sociais poderá alimentar ações inovadoras, capazes de propiciar o atendimento às efetivas necessidades sociais dos segmentos subalternizados, alvos das ações institucionais. Esse conhecimento é pré-requisito para impulsionar a consciência crítica e uma cultura pública democrática para além das mistificações difundidas pela prática social em geral e particularmente pela mídia (Iamamoto, 2007:200).

Considerações finais

O Projeto Social Criar tem um grande volume de atendimentos a crianças da comunidade, a Prefeitura vem desempenhando o seu papel repassando, a fim de continuidade na alimentação das crianças.

A formação profissional do aluno de Serviço Social inicia-se no curso e vai sendo construída no decorrer do exercício de sua prática profissional enquanto assistente social, adquirindo maior solidez, conforme o profissional vai se identificando como membro efetivo da categoria, apropriando-se do seu compromisso social e do significado sócio histórico da profissão e da perfeita aplicação da prática. As demandas vem exigindo profissionais capacitados pois é evidente na questão da carência social. A contemporaneidade exige cada vez mais profissionais qualificados, dotados de conhecimentos especializados e atualizados, flexibilidade intelectual no encaminhamento de diferentes situações e capacidade de análise para decodificar a realidade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (192.7 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com