TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Por:   •  18/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

LUCIENE VIEIRA DOS SANTOS- RA: 5514123739

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

DOURADOS MATO GROSSO DO SUL

2014

[pic 3][pic 4]

LUCIENE VIEIRA DOS SANTOS- RA: 5514123739

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação à Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I.

DOURADOS MATO GROSSO DO SUL

2014

IDENTIFICAÇÃO:[pic 5]

Nome do Estagiário: Luciene Vieira dos Santos

Curso: Serviço Social

Telefone: (67)-9937-2313

E-mail: santos_lu81@hotmail.com

Nível do Estágio Supervisionado: I

Local do Estágio: Centro de Referencia da Assistência Social - CRAS Água Boa

Endereço: Rua Salviano Pedroso, 1050, Jardim Água Boa Dourados-MS.

CEP: 79812-170

Nome do (a) Supervisor (a) do (a) Acadêmico (a): Dorca Soares de Lima Brito

Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: Ana Maria Dehn dos Santos

Carga Horária: 70 horas                

Início:        18/08/2014                        Término:        02/09/2014


SUMÁRIO

[pic 6]

1 INTRODUÇÃO        05

2 DIAGNÓSTICO DA INSTITUIÇÃO        06

3 MISSÃO DO CRAS        07

4 ATRIBUIÇÕES DO CRAS        08

5 SERVIÇO SOCIAL DO CRAS        09

6 DIAGNÓSTICO SOCIAL        10

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11


I INTRODUÇÃO

O presente relatório descreverá as atividades desenvolvidas no período de Estágio Supervisionado I do curso de Serviço Social, oferecido pela Universidade Anhanguera-UNIDERP-Dourados-MS. No decorrer do processo do Estágio Supervisionado I pode-se observar o trabalho exercido no Centro de Referencia a Assistência Social- CRAS Água Boa, no município de Dourados, no bairro Jardim Água Boa.

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS é uma unidade descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que tem por objetivo prevenir situações de vulnerabilidade e risco social no seu território de abrangência.

A soma dos CRAS co-financiados por Estados, DF e Municípios são aproximadamente 5.128 CRAS, em 3.808 municípios. Diante desses números é inegável a importância dessa unidade na consolidação de uma rede de proteção de assistência social no Brasil

              O Estágio Supervisionado I é um componente curricular de extrema importância, pois é através dele que se tem o primeiro contato com campo de atuação, possibilitando perceber as dificuldades e assim buscar aperfeiçoamentos para tornar-se um profissional capacitado. Através de visitas domiciliares realizadas, com a assistente social, foi possível verificar a realidade de cada situação vivida pelo usuário do CRAS, as visitas realizadas muitas vezes ocorrem por denuncias, ou encaminhamentos do CREAS entre outros, percebe-se que muitas das denuncias são improcedentes.

2 DIAGNÓSTICO DA INSTITUIÇÃO

  • Nome: Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Água Boa
  • Endereço: Salviano Pedroso, nº 1050 Jd. Água Boa, CEP: 79812-170.
  • Telefone: (67) 3411-7738
  • E-mail: crasaguaboa@hotmail.com
  • Nome da Supervisora: Ana Maria Dehn dos Santos
  • Nº do CRESS: 1877-21ª Região MS
  • E-mail:

O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Água Boa desde o inicio da unidade, procura desenvolver seu trabalho com muito esforço e dedicação com o intuito de atender a toda comunidade.

As demandas atendidas pela Instituição são famílias em situação de vulnerabilidades e riscos sociais, econômicos, fragilização de vínculos familiares comunitários. Sempre na realização de vários tipos de serviços e atividades, busca desenvolver e promover o desenvolvimento da comunidade tendo por base os princípios da economia solidária, através do fomento á criação de redes locais de produção e consumo, em seus diversos âmbitos, como: empreendimentos produtivos, prestação de serviços, apoiando a comercialização e o incentivo ao consumo local.

Seus objetivos é a promoção de atendimentos, técnicas sociais, psicossociais, orientações, encaminhamentos, articulação de serviços na rede sócio-assistencial e inter-setorial, execução de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários (SCFV), projetos, cursos de qualificação profissional, oficinas para desenvolver habilidades e potencialidades em arte, cultura, lazer, esportes, artesanatos para as famílias em situação de vulnerabilidades e riscos sociais, econômicos, trabalhar no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, prevenção e promoção, estimular e oportunizar conhecimentos e acessos para o desenvolvimento da autonomia a emancipação e qualidade de vida.

Na organização, há vários conhecimentos específicos necessários para o desenvolvimento da prática profissional, como: Lei da política da Assistência Social, NOB RH, SUAS, Tipificação dos Serviços, Orientações Técnicas do PAIF E II, Reordenamento dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de vínculos, Estatutos da Criança, Adolescente, juventude e Idosos e Decretos que normatizam o Trabalho na Política da Assistência Social.

Toda essa estrutura tem o apoio do Serviço Social, cujo objetivo principal é a prevenção da situação de riscos, promover o desenvolvimento familiar comunitário, propiciar a emancipação das famílias e garantia de direitos, através das atribuições do Serviço Social, como orientações, encaminhamentos que levem o conhecimento e acesso aos direitos sócioassistenciais a que dela precisar, execução dos serviços para o desenvolvimento de habilidades, potencialidades, capacitação profissional e emancipação da família e garantia da sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (102.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com