TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - TELÊMACO BORBA-PARANÁ

Por:   •  31/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  7.627 Palavras (31 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 31

LETICIA VIEIRA ROLIM DOS SANTOS– RA: 2858983987

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

TELÊMACO BORBA-PARANÁ

2017

LETICIA VIEIRA ROLIM DOS SANTOS– RA: 2858983987

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I.

TELÊMACO BORBA - PARANÁ

2017

SUMÁRIO

I INTRODUÇÃO................................................................................................05

II DESENVOLVIMENTO...................................................................................06

III CONCLUSÃO...............................................................................................09

IV REFERÊNCIAS............................................................................................11

1. IDENTIFICAÇÃO

Estagiário: Leticia Vieira Rolim dos Santos

Curso: Serviço Social

Telefone: (42) 9 9936 2526 e-mail: leticiasantosleticiarolim@gmail.com

Nível do Estágio Supervisionado: I

Local do Estágio: Unidade de Pronto Atendimento

Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 2071 Alto das Oliveiras, Telêmaco Borba-PR

Supervisor (a) Acadêmico (a): Caroline da Silva Nº CRESS: 10078/11ª Região

Supervisor (a) de Campo: Flavia Regina Kotleski Rodrigues Nº CRESS:2354/11ª Região

Carga Horária: 150 horas

Início: 22 / 03 / 2017                  Término:24 / 05 / 2017

I – INTRODUÇÃO

0 presente trabalho tem por objetivo relatar atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado realizado na Secretaria municipal de Saúde no período de 22 de março a 24 de maio de 2017.

O estágio supervisionado é fundamental para a formação profissional do acadêmico, pois é o conhecimento prático de toda teoria aprendida em sala de aula.

É no estágio onde temos o primeiro contato com a realidade da vida profissional a qual escolhemos, onde fortalecemos vínculos conhecemos as dificuldades enfrentadas por cada setor e suas formas de solucionar cada uma delas.

A Secretaria de Saúde busca superar a lógica fragmentada de saúde fortalecendo as redes de atenção à saúde e serviços por meio de estratégias de apoio matricial e projetos de saúde no território, buscando também a capacitação da comunidade para atuar na melhoria da informação e sua qualidade de vida e saúde.

Durante estagio realizamos a organização de documentos de usuários nos proporcionando com essa atividade o conhecimento passo a passo dos protocolos de atendimentos.

Participando de reuniões nos Conselhos Municipais, e nos CRAS (Centro de Referência Assistência Social), acompanhamento de visitas domiciliares. Observação no atendimento do serviço social aos usuários, que tiveram orientações e encaminhamento de acordo com a sua necessidade, informações sobre seus direitos e autorizações de casa de apoio e ou isenção de taxas de pedágio, para usuários em tratamento fora do domicilio. Oxigenoterapia domiciliar, isenção de taxas no transporte coletivo municipal entre outros. E também de reuniões e palestras de planejamento familiar, os quais foram realizados nas UBSs (Unidade Básica de Saúde). Observamos comprometimento com a população a qual aceitou e compareceu nas palestras, tendo participação efetiva e proveitosa. O resultado foi possível perceber com a procura do projeto de planejamento familiar. Observamos o dia a dia de cada setor pois hoje a secretaria de saúde conta com equipes multidisciplinares que se subdividem por setores de atendimento.

II – DESENVOLVIMENTO:

A Secretaria  Municipal de Saúde de Telêmaco Borba que encontra-se localizado na rua Prudente de Moraes, nº109, Alto das Oliveiras é o órgão encarregado de prestar assistência à saúde da população promovendo o diagnóstico de doenças formulando politicas municipais para seu enfrentamento diminuindo as consequências e agravamentos dos riscos, atuando com serviços preventivos e curativos, assegurando condições de igualdade ao acesso de atendimento da promoção e resgate da saúde e exercício pleno do poder de polícia sanitária.

Visa divulgar a comunidade os serviços prestados pelo município na área da saúde, e prestar ao governo municipal as informações necessárias ao estabelecimento de políticas de saúde, mantendo mecanismos de auditoria de controle e avaliação das ações e serviços. Entre seus valores estão a gestão democrática e participativa, responsabilidade social, humanização, ética, cooperação, compromisso com a comunidade.

Ao analisar as metas previstas no Plano Municipal de Saúde para os anos de 2014 à 2017, concluiu-se que em relação a atenção básica que é o compromisso da gestão municipal pactuado ao Ministério da Saúde era de :68% no ano de 2014 com previsão de ampliação para 80% em 2017. Isso significa uma capacidade de melhorias e ampliações de 3% ao ano sendo possível fazer uma estimativa de que ainda faltam sete anos para atingir 100% da cobertura da área municipal. Portanto em termos de efetividade e eficácia estima-se que o município tem capacidade de atingir 80% até o final deste ano. Também é importante ressaltar que a maior falha está relacionada a saúde bucal e diagnóstico tardio de HIV, e acesso de exames laboratoriais e de apoio a diagnósticos qual não atinge nem 40%da cobertura da população.

A secretaria municipal de Saúde busca assegurar o usuário quanto a saúde e bem estar, para isso conta com programas e projetos como: Mãe Paranaense, Combate ao Tabagismo, TFD-Tratamento Fora do Domicilio, Redes de enfrentamento a violência doméstica, Conselhos Municipais de Direito, Redes de atenção à Saúde e a  Saúde mental com ênfase no enfrentamento da dependência química,  a UPA-Unidade de Pronto Atendimento. A UPA é um tipo de unidade hospitalar de média complexidade fazendo parte do Sistema Único de Saúde. A UPA oferece atendimento de urgência, pediátricas, clínicas e odontológicas, além de sua grande diversidade de atendimentos, a unidade está equipada para atender aos usuários em necessidades de pronto atendimento e qualquer situação de emergência, tem consultórios de clínica médica, pediatria e odontologia, serviços de laboratório e raio-x. Também conta com leitos de observação para adultos e crianças, salas de medicação, nebulização, ortopedia e uma "sala de emergência", para estabilizar os pacientes mais graves até serem levados a um hospital, realização de exames laboratoriais, eletrocardiográficos e radiológicos para diagnosticar situações de urgência e emergência, distribuição de medicamentos para que o paciente realize o tratamento domiciliar em situações de urgência. O serviço Social tem a função na UPA de fazer a liberação do oxigênio, de notificar casos de violência, atendimento ao usuário, busca por meios de informação e conscientização dos usuários dar suporte ao paciente, tendo como objetivo melhorias a Assistência Integral a Saúde da População levando-a mais perto através da implantação das redes de atenção à saúde. Os pacientes que procuram a UPA são avaliados de acordo com a classificação de risco, ou seja, os casos mais graves terão prioridade, após o atendimento, o paciente pode ser liberado ou permanecer em observação em até 24 horas, caso necessário, pode ser removido para um hospital de referência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.4 Kb)   pdf (505.1 Kb)   docx (311.7 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com