TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO

Por:   •  6/8/2019  •  Resenha  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

O documentário “Criança, A Alma do Negócio” foi lançado em 2008 e se inicia trabalhando a questão publicitaria focada nas crianças, pois as mesmas são as principais estimuladoras nas compras do dia-a-dia. Mostrando algumas entrevistas com algumas famílias, que intercaladas com várias propagandas focadas nas crianças, é forma a crítica em volta do assunto.

Além disso é tratado vários assuntos relacionados ao consumismo e o principal foco do documentário é mostrar como isso afeta a formação das crianças e adolescentes.

Em seguida mostrasse como propagandas influenciam toda família a partir das crianças. Uma das principais críticas é a questão da imposição social que é colocada em cima da criança. A partir dos aspectos das crianças, como grupo social inserido e família na qual ela permanece, é causado muito sofrimento devido a indução sofrida por essas crianças, que quanto mais são apresentadas a essas influencias, mais são prejudicadas nos aspectos psicológicos e sociais. No caso, é retirado da criança o sentimento afetivo que pode ser desenvolvido nelas.

Para o desenvolvimento dos argumentos do documentário são feitas varias perguntas para as crianças que comprovam a força que a publicidade impõe sobre as crianças. De maneira bem elaborada o documentário também apresenta vários dados objetivos para basear seus argumentos.

Posteriormente é tratado a questão do celular com relação da criança. Todos esses argumentos são apresentados de forma sequencial que vai cada vez mais mostrando as características consumistas que as crianças vêm desenvolvendo na sociedade ao passar dos anos.

Então cita-se que propagandas apresentam coisas que as pessoas não precisam, porém despertam o interesse e quando esse produto é adquirido, porém, acaba nem sendo utilizado devido ao fato de não ser algo necessário, portanto a criança se vê na necessidade de ganhar outra coisa que cesse essa vontade desenfreada de novos produtos para que possa se satisfazer.

O documentário traz a ideia de que o produto não satisfaz o prazer, mas o prazer vem ao comprar o produto. Isso gera uma sociedade que não há mais brincadeiras em meio as crianças, que são desenvolvidas de maneira bem menos saudável consequentemente mudando cada vez mais a dinâmica de relações entre as mesmas. E consequentemente fazendo com que a vontade de consumir se constitua tanto em crianças que pertencem a famílias de classe média alta, ricas e até em crianças de famílias que não tem condições de comprar esses produtos.

Em algumas afirmações em meio a essa pesquisa, é importante ressaltar como há uma padronização nas características das crianças, que nunca chegou a um ponto tão extremo. Citando até mesmo a questão da globalização, que é apontada como algo presente em todo lugar. E essa globalização acaba afetando os pais indiretamente, que para “acalmar” os filhos, utiliza de artifícios, como o de dar algo que é de desejos das crianças, consequentemente o acostumando com várias coisas que não fazem bem para o jovenzinho.

Também é trabalhado a questão do desenvolvimento da criança com esse consumismo e como é afetado. Como as brincadeiras vem sendo substituídos pelas mídias.

Além do consumo de brinquedos o documentário também trata, além desenvolvimento das crianças, a questão alimentícia, mostrando como pode provocar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (31.6 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com