TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE OS VÍDEOS: Abelardo da Hora

Por:   •  15/6/2018  •  Resenha  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA SOBRE OS VÍDEOS:

Abelardo da Hora

Por: Laís Pâmela da Silva Cecilio, aluna do

1° período do curso de Serviço Social.

                                     

 Trabalho apresentado ao professor

Amadeu da Silva Guedes na disciplina de

Português Instrumental

Faculdade Redentor-Rio de Janeiro.

1° semestre 2018

ABELARDO DA HORA

                                                                                  *  Laís Pâmela da Silva Cecilio

TELA Brasil, Abelardo da Hora bloco I. Disponível em:

______. Abelardo da Hora bloco II. Disponível em:

        O vídeo descreve sobre a carreira de Abelardo da Hora, nascido no ano de 1924, em Pernambuco, um grande escultor considerado Mestre dos Artistas plásticos do século XX.

        Ele nos conta que desde criança seu sonho era ser mecânico, mas por falta de oportunidade optou em ser inscrever na Escola da Arte onde começou se descobrir profissionalmente e ao longo de um ano começou se destacar por suas obras. Ainda criança, Abelardo era cheio de ideias e iniciativas. Em seu curso ele sugeria aos professores que fizessem excursões a diversos pontos da cidade, com finalidade de retratar paisagens e lugares diferentes.

        Além da vasta produção, o pernambucano idealizou inúmera atividades visando

à popularização das artes e a educação ao povo. Seu amor ao próximo e suas atividades também reflete        em sua série de desenhos bem coloridos, outra vertente está nas esculturas de mulheres de corpo e poses sensuais, mostrando o lado da personalidade do artista múltiplo e fértil que era.

        Chegou ganhar bolsa de estudo na Escola da Arte. Devido sua popularidade, recebeu o convite de um jornalista a iniciar sua carreira política onde dedicou-se paralelamente através do partido comunista com o cargo de dirigente.


*Aluna do primeiro período do curso de Serviço Social da Faculdade Redentor- Rio de Janeiro.

Militante comunista, foi preso por diversas vezes. Sua principal atividade sendo a mais importante de sua vida deu origem ao campo educacional e artístico.

        Abelardo fez suas artes como ele mesmo diz “plena de amor e solidariedade”. Pois ele foi um grande influenciador de outros grandes artistas. Teve prazer em ensinar seu talento durante anos sem custo algum.

        Sempre foi inconformado com as injustiças sociais da humanidade. Era contar a miséria, tanto que muitas de suas obras retratavam isso.

        Concluo que parte das obras do escultor eram dedicadas a denunciar as mazelas sociais. Além do mais as obras eram bem produzidas e sempre retratavam alguma história, as mesmas eram voltadas para todo o público, E em algumas de suas obras ele retratava crianças através da óptica lúdica das brincadeiras populares.

        O considero um bom escultor porque suas peças eram feitas em diversos tamanhos e matéria-prima boa, o que permitia uma boa durabilidade de exposição. O fato dele se tornar conhecido foram as esculturas de mulheres, com suas várias formas. Ele as exaltava, e admirava suas curvas. Era notório essa tara que ele tinha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com