TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DE ATIVIDADE COMPLEMENTA - FILME ''SO RESTA A ESPERANÇA''

Por:   •  24/9/2021  •  Bibliografia  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  959 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

CAMPUS: POLO CALDEIRÃO GRANDE

   CURSO: SERVIÇO SOCIAL

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

                                                                                       ALUNA: Laiane silva Jesus

                                                         RA:1850949

                                                            SEMESTRE: 7º

CALDEIRÃO GRANDE- BA

2021

  RESUMO DE ATIVIDADE COMPLEMENTA - FILME ''SO RESTA A ESPERANÇA''

   Retrata a tragetoria de um pai que ao perder sua esposa tem que criar quatro filhos sozinho, ao se encontrar em um momento de fragilidade e dificuldade financeira o mesmo busca ajuda no departamento de Assistencia social para consegur um auxilio financeiro. Onde uma Assistente social lhe da a opção de colocar as crianças em um asilo.

  Ela Alega que o pai não possui meios de cuidar dos filhos, mostrando uma falsa preocupação ao disser que tem interesse no bem estar das crianças dando, mas suas atitutes demonstram o contrario, ela não possuio caltela ou quidado em um caso delicado como esse.

   A assistente social tem o dever de quidar dos direitos e igualdade das crianças e adolescentes em estado  de vunerabilidade, e segundo o estatuto da criança e do  adolescente ( ECA)

 No filme em vistude de falsas informaçoes e de uma mal diagnostico do caso, um a falta do uso dos intrumentais da profissão a assistente social acaba conseguindo que a justiça retire a guarda das crianças  do pai, isso gera uma serie de problemas, a pessoas que deveriam quidar dos intereçes e proteger as crianças, gera uma desestruturação do primeiro meio social que a criança é incerida, a familia. As crianças acabam em um asilos, desconhecidos onde eles sofrem abusos, mastratos, negligencia, a falta de uma educação.

Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

A decisão de afastar a criança ou adolescente da sua familia de origem deve ser mediada em uma recomendação técnica, a partir de um dignostico elaborado por uma equipe multidiciplinar,Assistente social, psicologo... em articulaçao com a justiça  da infãncia e da Junventude e o Ministerio Público.

O filme me faz refletir como  a não apuração, diaguiostico e boa conduta de um caso delicado pode gerar consequencias gravez a crianças e adolescentes em estado de vunerabilidade, o profissional de serviço social deve usar da visita domiciliar para realizar do estudo social, para conhecer e interpretar a realidade social da familia, modo de vida e vunerabilidade potencialidades, e essim fazer o devido encaminhamento, e acolhimento e acompanhamento dessa familia, em um momento tão delicado, perda de alguem amado, a desesperança, a fragilidade financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com