TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO EXPANDIDO ESPAÇOS SÓCIO OCUPACIONAIS

Por:   •  4/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NOS ESPAÇOS SOCIO OCUPACIONAIS: GARANTIA DE DIREITOS EM TODOS OS AMBIENTES SOCIAIS

 

NASCIMENTO, Cleusy de Fátima[1]

RESUMO

Este artigo, busca expor os espaços sócios ocupacionais, nos quais os profissionais da assistência social, iniciando por uma breve reflexão histórica, elucidando as etapas que o reconhecimento pela profissionalização do assistente social, percorreu, bem como, evidenciar algumas dificuldades que se mostram no cotidiano desta prática.

 PALAVRAS-CHAVE: Serviço Social, Profissão, Espaços.

 

 INTRODUÇÃO

A diversidade social proporciona diversos espaços de atuação para o assistente social, seja voltado na luta de direitos sociais, seja na busca de garantia de condições mínimas de trabalho. Indiferente do espaço que se exerça sua função, é necessário que o profissional da assistência social, tenha consciência da importância de seu papel, e que o faça da maneira mais justa e igualitária que se mostre possível.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada para os desenvolvimentos destes resumos expandido, foi a pesquisa teórico bibliográfica com uso de livros, artigos científicos, revistas da área de pesquisa e pesquisa a sites.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O serviço social teve seu surgimento no Brasil somente na década de 30, com um caráter maioritariamente assistencialista, baseado nas normas da igreja Católica, a qual exercia uma forte influência sobre a profissão, norteando as ações de caridade. Tal influência era exercida também pela classe burguesa, a que financiava a Igreja Católica, mantendo forte ligação com a assistência social, relembrando que o surgimento da profissão tinha como objetivo o controle dos pobres e da classe trabalhadora para que não interferisse nos interesses da classe burguesa.  

Tal viés conservador manteve-se até meados da década de 1970, iniciando sua ruptura com a classe dominante, ainda durante a ditadura militar, ruptura, que buscava a garantia de direitos básicos da população, bem como melhores condições de vida para a sociedade brasileira.

A partir da ruptura, diversas evoluções foram significativas para a profissão, uma década após esse primeiro passo, na década de 1980 o grande momento histórico foi o movimento de reconceituação, que constituiu numa expressão de ruptura com o Serviço Social tradicional e conservador, configurando-se em um processo de questionamentos e reflexões críticas da profissão.  

Tal movimento de reconceituação trouxe para os Assistentes Sociais a identificação política ideológica, como também a nítida percepção da existência de dois lados, dominante e dominados, e a necessidade da efetivação da construção de um projeto ético político.

A evolução do papel do assistente social, permeia em vários ambientes dentro da sociedade, nomeados por espaços sócios ocupacionais dos assistentes sociais, os quais estabelecem diferentes necessidades e posicionamentos dos profissionais, os quais devem analisar cada ambiente e buscar desempenhar suas funções de acordo com os objetivos esperados por aqueles que formam cada espaço socio ocupacional.

Apesar dos diversos espaços que podem ocupar os assistentes sociais, se faz necessário que tais profissionais se reconheçam enquanto classe trabalhadora, pois a categoria profissional é subordinada ao mercado de trabalho como qualquer outro trabalhador, porém é importante salientar uma análise do trabalho do assistente social, considerando suas particularidades entre o projeto ético político profissional e o estatuto de trabalho assalariado.  

Ainda neste sentido, vale ressaltar que tal profissão possui seu Projeto Ético Político regulamentado pela Lei nº 8662/93, Projeto Ético Político e Código de Ética que legitimam a função social da atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com