TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório I de Estágio em Serviço Social

Por:   •  21/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO POPULAR NÓS DO BREJO

Autor (aluno): Keilanne da Silva Nascimento Oliveira

Orientador Local (Tutor Externo): Wilda Ferreira Meireles

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Bacharelado em Serviço Social (TURMA SES 0594) – Relatório Estágio I

20/06/2021

1 INTRODUÇÃO

O primeiro momento do Estágio em Serviço Social é de observação, com a finalidade de conhecer a realidade da população atendida e do trabalho do Serviço Social, familiarizando-se com o cotidiano do profissional e ampliando os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso.

O estágio vem aprimorar o aprendizado, compreender na íntegra, vivenciar de fato, as expressões da questão social, objeto de intervenção do assistente social. Participando diretamente da inserção das famílias e indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade social nos projetos e ações voltados ao enfrentamento das dificuldades e a garantia dos direitos sociais.

O estágio está sendo realizado no Instituto de Comunicação Popular Nós do Brejo, uma entidade civil de direito privado sem fins lucrativos, de caráter cultural e social, de gestão comunitária, com sede no Distrito de Brejo do Meio, Zona Rural, distante 20 km da sede do Município de Marabá-PA. O Instituto possui ainda um escritório de apoio em Marabá, onde fica a Ativa Web Rádio, originou-se com propósito de suprir necessidades não atendidas pelo Estado, adquiriu durante seus quase 12 anos de atuação grande importância para a comunidade, uma vez que atua nas camadas sociais mais carentes, promovendo, desenvolvimento e integração social com transparência no gerenciamento.

2. RELATO E ANÁLISE DO PROCESSO DE TRABALHO

 A área de concentração pela qual está sendo realizado o estágio tem suas ações voltadas para a assistência social, educação, cultura e lazer do Instituto de Comunicação Popular Nós do Brejo. O Instituto atende crianças e adolescentes desprovidos de educação, cultura e lazer de qualidades; mulheres que não possuem renda, ou a mesma não é suficiente para suprir suas necessidades; jovens, mulheres e famílias que buscam oportunidades de aprimorar ou desenvolver habilidades. Para tanto, busca levar conhecimento através da comunicação e informação à comunidade, com intuito de elevar as condições de vida dos cidadãos que estão inseridos nos projetos sociais da instituição.

O processo de trabalho se dar por meio da atuação de equipes de diversas áreas, dentre elas a participação ativa do profissional de Serviço Social é extremamente importante para a elaboração, execução e avaliação das ações realizadas, orienta e acompanha o público-alvo, contribuindo de forma voluntária para o bem-estar social, abordando aspectos do desempenho organizacional.

As atividades desenvolvidas no decorrer do estágio l, foram:

          Projeto Caravana dos Direitos, a qual tem finalidade de proporcionar a crianças e adolescentes, educação, cultura e lazer, através de palestras, cinemas, teatros, confecções de brinquedos, jogos, contação de histórias e brincadeiras.

Projeto Quintais Produtivos, o qual proporciona renda para mulheres e famílias através do cultivo de legumes e hortaliças, além de ajudar na melhoria da qualidade de vida, sob o ponto de vista nutricional, previne doenças, pois o consumo de hortaliças é essencial para a saúde, servindo também como terapia ocupacional para mulheres.

Foram realizadas também ações como visitas domiciliares, distribuição de cestas básicas, lanches e máscaras, quites educativos e cadastros para novos projetos.

Logo, é notável que os projetos e ações sociais desenvolvidos sejam importantes para a sociedade, promovendo assistência e garantia de direitos.

 

2.1 PROCESSO DE INSERÇÃO E ATIVIDADES REALIZADAS

O início do estágio l foi de acolhimento satisfatório por toda a equipe do Instituto. Através dos projetos, ações e estudos, foi possível acompanhar a profissional de Serviço  Social supervisora de campo em diversas atividades desenvolvidas em sua rotina de trabalho, dentre elas destacam-se:

  • 01 – Observação de atendimentos aos usuários;
  • 02 – Visitas domiciliares;
  • 03 – Reuniões;
  • 04 – Fichas de cadastros;
  • 05 – Planejamentos de projetos;
  • 06 – Execução de projetos;
  • 07 – Seminários;  
  • 08 – Palestras;
  • 09 – Confecções de artesanatos e brinquedos.

Diante disso, é importante o processo de inserção e as atividades realizadas, a fim de propiciar um estudo qualificado.

2.2 AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE SUPERVISÃO

A supervisora de campo desempenhou de forma direta e habilidosa suas atividades, conforme exposto no Conselho Federal de Serviço Social, (art. 2 da Resolução 553, CFESS, de 2008). No entanto, isso colaborou para que todo o processo de aprendizagem se tornasse possível.

2.2.1 Autoavaliação

O conhecimento da prática acerca da questão social e suas expressões é impactante neste momento de formação em Serviço Social, especificamente junto ao processo de realização do estágio, ao passo que se percebe que muitos caminhos foram traçados até hoje para tentar minimizar os impactos sofridos pelas pessoas em situação de vulnerabilidade social.

No entanto, muitas dessas pessoas não têm acesso ao mínimo dos direitos humanos. É um grande desafio para o Estado e a sociedade a garantia dos direitos aprovados e constituídos por leis, uma vez que é notória a violação dos mesmos.

As ações realizadas proporcionam também uma reflexão e apreensão do cotidiano profissional, desenvolvimento de habilidades e estratégias para o enfrentamento das expressões da questão social, objeto de intervenção do assistente social.  

2.2.2 Avaliação das Condições Institucionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com