TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de EStágio Supervisionado

Por:   •  13/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

       

                   RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

IDENTIFICAÇÃO:

Instituição: Prefeitura Municipal de Monte Carmelo – CRAS Antônio Ferreira Gomes “Tonhão”.

Endereço:  Rua Ronan Cardoso Naves, 1455, Vila Nova  Cidade: Monte Carmelo-MG

Telefone: (34)3842-7888

Supervisora de Campo: Luciene Alves Soares Rodrigues                            

Estagiária: Ana Paula da Silva Carlota                                      

E-mail: anapaulacarlotta@hotmail.com

Telefone: (34) 9- 8899.8064

Período do curso: 5º              

Início do Estágio: 02/05/2017        Término do estágio: 29/08/2017

Supervisor Acadêmico:

APRESENTAÇÃO:

    O Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) é uma unidade de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que tem por objetivo prevenir a ocorrência de vulnerabilidade e riscos nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, da ampliação do direito a cidadania.

       Por meio do CRAS são ofertados Serviços de Proteção e Atendimento Integral a famílias (PAIF). Cabe ao PAIF à prestação de serviços de acolhimento, acompanhamento, inserção em serviços socioeducativos e de convivência, bem como o desenvolvimento de atividades coletivas e comunitárias e encaminhamento das famílias para os demais serviços sócios assistenciais.

       O serviço social da instituição é composto por duas equipes, a equipe de referência e equipe volante. A equipe de referência é responsável pela organização e oferta de serviços, programas, projetos e benefícios dentro da área urbana de abrangência da unidade, essa equipe é composta por uma Assistente Social e um Psicólogo. Já a equipe volante é responsável pelo deslocamento de profissionais para áreas rurais de abrangência do mesmo, cujo objetivo é realizar o acompanhamento das famílias e oferecer serviços sócio assistências as famílias que se encontram dispersas no território e como dificuldade de acesso aos mecanismos de proteção social.

Os Cras em Monte Carmelo foram criados em 2008 e obedecem as características físicas e operacionais do MDS, ou seja, Ministério do Desenvolvimento Social e legislação pertinente que são : Lei do SUAS- Sistema Único de Assistência Social, Política pública de Assistencia Social, Norma Operacional Básica e os serviços prestados obedecem a Legislação Tipificação dos serviços socioassistenciais e Norma Operacional Básica de recursos Humanos que prevê a equipe mínima PAIF: 01 coordenador, 01 recepcionista, 01 serviços gerais, 02 técnicos em nível superior (1assistente social e 1 psicólogo), 01 técnico em nível médio e oficineiros.

Serviços e Programas Ofertados no Cras

  • Acolhimento social;
  • Acolhimento Psicosocial;
  • Programa de atenção Integral à Família – PAIF;
  • Programa de atenção Integral ao Idoso;
  • Programa Socio educativo para crianças e adolescentes de 06 a 12 anos;
  • Programa Socioeducativo para adolescentes de 15 a 17 anos;
  • Monitoramento e estudo social junto aos Programas de Transferência de Renda para famílias ou pessoas de baixa renda como : Bolsa Família, Pro Jovem e BPC – Benefício de Prestação Continuada para idosos e deficientes;
  • Oficinas de Trabalhos Manuais;
  • Cursos Gratuitos de Auto Imagem: Designer de Sombrancelhas e Maquiagem, Cabeleleiro, Corte e Costura, Culinária Básica, etc... para as famílias referenciadas no Cras;
  • Serviço Gratuito de Solicitação de 2ª via de Certidão de Nascimento, Casamento ou Óbito para pessoas referenciadas no Cras.

        

JUSTIFICATIVA:

       O estágio supervisionado é uma atividade curricular obrigatória, se caracteriza pela inserção do bacharelando no espaço sócioinstitucional,o mesmo se caracteriza por um momento impar no processo de formação profissional do discente.

       O estágio proporcionou ao estagiando articular a teoria adquirida na formação acadêmica com a prática da atuação profissional, analisando a discrepância que existe entre os mesmos, além da analise de contradições institucionais que premeiam esse cenário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (114 Kb)   docx (42.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com