TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio

Por:   •  16/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.781 Palavras (12 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 12

SHALON\CARDAN

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL

MARIA KELIANE DA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL I

PARAÚ\RN

2016

MARIA KELIANE DA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL I

Relatório de estágio apresentado ao curso de Graduação em Serviço Social com Licenciatura Plena para obtenção da nota na disciplina Estágio Supervisionado.  

Orientadora: Profª Ana Cndice da Silva  Guedes Pinto.

Paraú-RN

2016

“É enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança. É no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de uma esfera visual externa dependendo das motivações e tendências internas, e não dos incentivos fornecidos pelos objetos externos”.  (VYGOSTSKY)

  1. DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

A Escola Municipal Padre Amaro, está situada na Rua: Alferes Tonho,448 Paraú|RN foi criada em 22 de janeiro de 1971, na gestão do Exmº prefeito Antonio Hermínio da Silva. Sendo criada pela Lei Municipal nº 10\69 e autorizada pelo ato nº 01\71 onde o Secretário de Educação e Cultura, Luiz Eduardo Carneiro Costa reconhece a Escola Municipal de 1º Grau Padre Amaro através da portaria do Diário Oficial de 02. 07. 1982.

No ano de 1999, através de eleições, foi criado um conselho de pais e mestres com o nome de Associação de Pais e Mestres Vicente Ferreira de Aquino Júnior, onde implataram a Escola Municipal Padre Amaro.

Hoje a Escola Municipal Padre Amaro encontra-se com 395 alunos matriculados no Ensino Fundamental I e II e 361 alunos no PROEJA.

A brinquedoteca sala na qual estagiei foi criada para a Escola Municipal Padre Amaro, no ano de 2015 pelo Diretor da Universidade Shalon\Cardan, fuciona de segunda á sexta feira com 15 alunos com necessidades especiais, tendo como professoras Maria Benigna e Tânia. O objetivo da criação da brinquedoteca é estimular crianças, adolescentes e jovens a melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento intelectual.

  1. IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO

O presente relatório intitulado Estágio Supervisionado em Serviço Social I tem o objetivo de relatar sobre a experiência de estágio curricular obrigatório do curso de graduação em Serviço Social além de apresentar as atividades desenvolvidas na brinquedoteca da Escola municipal Padre Amaro.

A realização do estágio supervisionado em toda sua etapa possibilitou a oprtunidade de conhecimento da administração, diretrizes e inter-relações com a comunidade além de aproximar os alunos das necessidades do mundo do trabalho, criando oportunidades de exercitar a pratica profissional, além de enriquecer e atualizar a formação acadêmica desenvolvida.

O estágio supervisionado é um momento fundamental enquanto processo de transição do aluno para um profissional da realidade a prática profissional com o ensino na unidade acadêmica, reforçando o distanciamento entre discurso acadêmico e o cotidiano da ação profissional. Conforme afirma Pinto (1997):

 “O aprendizado de uma profissão, em parte atribuído ao estágio, envolve uma  dinâmica típica  e específica,  que estabelece na produção de conhecimentos da prática, o qual   supõe   o   redimensionamento   dos   conhecimentos teóricos na sua relação com a realidade. (Pinto, 1997, p.13)”

         As palavras do autor nos levam a compreensão e o entendimento de que o estágio é um espaço privilegiado onde o aluno tem a possibilidade de desenvolver sua matriz de identidade profissional, efetivada através da responsabilidade, consciência, compromisso, espírito crítico e inovador do processo de formação profissional.

A realização do estágio I me propocionou confrota-me com questões, dilemas e problemáticas da profissão ao mesmo tempo que deu oportunidade de desenvolver a minha capacidade de reflexão teórico-prática na concretização de soluções frente as diferentes e inevitáveis demandas sociais que surgem no trabalho do assistente social.

1.2 IDENTIFICAÇÃO DO SUPERVISOR DE CAMPO.

Nome da supervisora: Ana Candice da Silva Guedes Pinto

Número do CERES: 29\07

E-mail: candiceguedes@hotmail.com

1.3 DESCRIÇÃO GERAL DO CAMPO

A Escola Municipal Padre Amaro está situada a Rua Alferes Tonho, 448 – Paraú-RN - criada em 22 de Janeiro de 1971, na gestão do Exmº. Sr. Prefeito Antonio Herminio da Silva. No Ato de criação foi denominada GINÁSIO COMERCIAL PADRE AMARO, pelo ato de Criação e Lei Municipal n° 10/69. Fica a referida escola Autorizada pelo ato n° 01/71. O Secretário de Educação e Cultura, Luiz Eduardo Carneiro Costa reconhece a Escola Municipal de 1° Grau “Padre Amaro”, através da portaria n° 242/82 – SEC/GS, publicado do Diário Oficial de 02/07/82.

  O objetivo da Escola Ginásio comercial Padre Amaro era ministrar o Ensino Comercial e preparar auxiliares de escritório para a gerência de negócios públicos, particulares e privados.

 Hoje, a escola tem  395 alunos matriculados no ensino fundamental I e II e 361 alunos no  Proeja  que é o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos.

      A escola tem como objetivo proporcionar ao aluno do ensino fundamental I e II uma formação necessária ao desenvolvimento de potencialidades como elemento da auta realização, qualificação para o preparo do exercício consciente da cidadania dentro de uma política educacional e oferecer  ao aluno do proeja a oportunidade da conclusão da educação básica, juntamente com a formação profissional àqueles que não tiveram acesso ao ensino médio na idade regular.

Assim antes de iniciar o estágio fizemos um levantamento da quantidade de alunos de crianças e adolescentes com necessidades especiais eram matriculados na escola.

Realizamos um encontro com a direção da escola para apresentação da nossa proposta de trabalho na brinquedoteca com os alunos com necessidades especiais, vizemos visitas domiciliares as famílias desses alunos para apresentação da nossa intenção em desenvolver um trabalho lúdico para melhorar o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno através do brincar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (304.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com