TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio: O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS lll

Por:   •  16/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.129 Palavras (9 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

CRISTIANE LEMOS QUEIROZ

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

III

[pic 4]

Vitória da Conquista – BA

2016

CRISTIANE LEMOS QUEIROZ

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

III

        

Vitória da Conquista – BA

2016

INTRODUÇÂO

O Estágio Curricular Obrigatório III, teve sua realização no Centro de Referência de Assistência Social-CRAS III, no bairro Alto Maron em Vitória da Conquista – BA. O CRAS foi implantado em  de junho de 2010, com objetivo de atender famílias em situação de vulnerabilidade social dos Bairros Cruzeiro, Alto Maron, Guarani, Petrópolis e Ocupação Nova Esperança, estes bairros compõem a área de abrangência do (CRAS), urbano das nossas cidades, onde as desigualdades (socioeconômicas, políticas, culturais) cada vez mais se aprofundam, revelando as precariedades e ausências a que grande parte da população é submetida. o principal objetivo foi de buscar e promover a emancipação social e política, bem como a melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social.

A existência de um espaço periférico pobre, tão marcante na realidade brasileira, evidencia  quanto o  desigual se mostra a produção do espaço urbano das nossas cidades, onde as desigualdades (socioeconômicas, políticas, culturais) cada vez mais se aprofundam, revelando as precariedades e ausências a que grande parte da população é submetida. Tendo como base a cidade de Vitória da Conquista- Ba  , busca-se compreender como se dá a mobilização/acessibilidade da periferia pobre no que tange aos espaços públicos da cidade, seu uso, apropriação, produção e como residem e atuam nas áreas segregadas, representando assim uma face da urbanização contemporânea.

Para desenvolver este trabalho na Instituição foi necessário conhecer a realidade social ali constante, como principal, a capacidade econômica e cultural do território.

A proposta de intervenção atendeu os idosos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos os idosos  acompanhado e assistidos pelo CRAS, de acordo com a complexidade , em situação de vulnerabilidade social, o intuito é proporcionar aos mesmos, uma melhoria da qualidade de vida, boas relações afetivas e sociais, levando o conhecimento, a valorização, respeito e a construção elevada da autoestima, estimulando a autonomia dos idosos, através de palestra sócioeducativa propostas pelo Projeto de Ação. Uma análise da relação entre a situação desejada e a situação atual se faz necessária para que haja a compreensão do problema social, em outras palavras diferir, o “que é”, o “como está” e o como “deve ser”. A análise do mesmo deve buscar, no seu interior, o processo de sua constituição, sociedade, leis, funções, estruturas, categorias, conceitos, implicações, relações, interferências, perdas provocadas, alternativas de soluções, viabilidades, modos de atuação e de acompanhamento.

DESENVOLVIMENTO

 O Bairro Cruzeiro que hoje é formado por cerca de 8.749 habitantes, e que é um exemplo do crescimento desordenado de uma cidade, passou recentemente por um processo de infraestrutura que teve seu início do lado leste do bairro, com calçamento das ruas, implantação de rede de esgoto e iluminação, hoje o bairro  todo recebeu essas obras, mas mesmo assim possui consigo uma população de baixo poder aquisitivo pauperizada também de cultura, escolaridade, pela política e na realidade é uma comunidade que sempre lutou e luta contra as carências sofridas. Nessa luta pela garantia de direitos, e pelo fortalecimento de vínculos, está o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS III), que atende também aos bairros Petrópolis, Alto Maron, Pedrinhas e Guarani.

O acesso ao CRAS lll - Pedrinhas se dá por demanda espontânea, busca ativa, por encaminhamento da rede socioassistencial e encaminhamento de outras políticas públicas.

O CRAS lll – Pedrinhas oferece os seguintes serviços; - Acolhimento e escuta, Acompanhamento famílias - Acompanhamento os beneficiários do BPC, - Orientações e encaminhamentos para Rede Socioassitencial, - Visita domiciliar – Palestras sócioeducativas, - Grupos de convivência e fortalecimento de vínculos.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS n.º 109/2009) é o serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS lll Pedrinhas, funcionam nos turnos matutinos e vespertinos de segunda a sexta-feira, com o grupo de crianças em idade de 6 a 17 anos, onde as mesmas ficam no espaço no turno oposto a escola em oficinas de Percussão, Violão, Capoeira, Artesanato e Artes, além das oficinas conta também com o educador social e com a merenda da manhã e da tarde.

As matriculas são feitas no CRAS através de fichas ou com educador social na própria sede. O Serviço também conta com o grupo de Idosos (Viver Bem a Terceira Idade), que se reúnem uma vez por semana sempre nas quartas-feiras. Para participarem de palestras educativas, atividades físicas, oficinas e atividades extras como passeios. Com o papel de fortalecer os vínculos familiares, bem como buscar a efetivação da garantia de direitos e proporcionar a convivência e reflexão critica da comunidade, faz se necessário que a equipe exerça o papel mediador entre individuo e sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (186.3 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com