TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado

Por:   •  12/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

HILSÂNGELA SANTOS DAMASCENA - RA- 7983718301

                                     

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

SERVIÇO SOCIAL

SÃO LUIS – MA

2016

[pic 2]

HILSÂNGELA SANTOS DAMASCENA - RA- 7983718301

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

SERVIÇO SOCIAL

Relatório de Estágio apresentado ao curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distancia – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da Disciplina de Estágio Supervisionado I em Serviço Social.

SÃO LUIS – MA

2016

[pic 3]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................5
  2. DESENVOLVIMENTO........................................................................................6

.........................................................................................................................................7

........................................................................................................................................8

  1.  CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................9
  2. REFERENCIAS..................................................................................................10

SÃO LUIS – MA

2016

[pic 4]

2. IDENTIFICAÇÃO

Nome do (a) Estagiário (a): Hilsângela Santos Damascena    RA:  7983718301

Curso: Serviço Social

Telefone: :(98) 98205-4892/ 99963-1230 E-mail:hilsangela_podologa@hotmail.com

Nível do Estágio Supervisionado: I

Local de Estágio: A Fundação da Criança e do Adolescente – FUNAC

Endereço: Rua 93, s/n, Vinhais.

Nome do(a) Supervisor(a) Acadêmico(a): Bernadete E. Rodrigues  Nº. CRESS: 1889

Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: Margareth dos S. Matos    Nº. CRESS: 2010

Carga horária: 150 h/a        Inicio: 14/10/2015           Término:09/12/2015  

SÃO LUIS – MA

2016

[pic 5]

             

  1. INTRODUÇÃO

Este relatório tem por objetivo apresentar o “Relatório de Estágio Supervisionado I” a importância de um diagnóstico Institucional e social para tomar conhecimento do histórico da institucional, e com suas finalidades, objetivos e demandas, conhecendo de fato a realidade social da população estudada.

Tendo como ponto de partida o conteúdo exclusivo teórico, metodológico conseguimos transforma dados em informações, e formular ações praticas do exercício profissional que retrata uma sociedade por meio desses indicadores sociais, e que o profissional em serviço social pode atuar na formulação de políticas publicas objetivando a mudança do cenário social encontrado.

 

SÃO LUIS – MA

2016

[pic 6]

  1. DESENVOLVIMENTO

A Fundação da Criança e do Adolescente – FUNAC foi criada pela Lei Estadual nº 5.650, em 13 de abril de 1993, é um órgão pertencente ao Poder Executivo Estadual, vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (SEDIHC). Sua finalidade é realizar estudos e pesquisas sobre a realidade do adolescente em conflito com a lei, formular e operacionalizar planos, programas e projetos para a aplicação das medidas socioeducativas, em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente: Art. 56. Lei 8.567/12.03.2007 e o SINASE.

O Centro de Juventude Canaã constitui-se como uma das unidades da Funac /MA, é de medida de internação provisória é operacionalizada com base legal no SINASE- sistema Nacional socioeducativo, cujo objetivo é regulamentar as medidas socioeducativas destinadas a adolescentes em conflito com a Lei.

A missão institucional desta Fundação é garantir o cumprimento da política de atendimento especial aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativas privativas e restritivas de liberdade, a partir da valorização de suas potencialidades e habilidades, de forma articulada, no Estado do Maranhão.

A instituição tem capacidade para 42 adolescentes cujo regime de internação é de caráter provisório prevalecendo o conteúdo pedagógico. Essa medida considerada cautelar está disposta no artigo 108 do ECA (a internação, antes da sentença, pode ser determinada pelo prazo máximo de quarenta e cinco dias), seus usuários são adolescentes do sexo masculino na faixa etária entre 12 a 18 anos incompletos.

Diante das várias facetas adquiridas pela questão social no início do século XX havia uma que necessitava de um olhar mais preocupante e respostas urgentes: o crescimento expressivo da população infanto-juvenil em situação de risco, resultantes dos desenfreados processos de urbanização e industrialização pós-escravatura que geraram um grande contingente de menores abandonados ou em situação irregular resultando na criação em dezembro de 1927 do primeiro Código de Menores. Código este que não reconhecia crianças e adolescentes como sujeitos de direito.

Posteriormente, surgiram dispositivos como o Código de Menores de 1979, e o de mais relevância ainda atualmente, o Estatuto da Criança e do Adolescente, conhecidamente uma das maiores conquistas no que tange a proteção à infância e juventude, pois os reconhece como cidadãos de direito e cujo tratamento requer cuidados específicos e prioritários.

O Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA Lei 8069/90, cujo precursor foi a Constituição de 1988, surgiu das pressões de órgãos nacionais e internacionais, onde vários profissionais se juntaram com o fim de discutir novas propostas e estratégias viáveis que contemplassem as necessidades das crianças e adolescentes, um dispositivo legal que pudesse protegê-los antes de tudo, resguardando sua integridade física e mental, seu pleno desenvolvimento. As medidas socioeducativas estão previstas no ECA e a instituição buscar a promoção e aplicação do desenvolvimento pessoal e social desses adolescentes considerando as habilidades e potencialidades de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (154.8 Kb)   docx (68.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com