TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supevisionado I

Por:   •  19/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.468 Palavras (14 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Nara Brasil Nunes Reis Azevedo RA: 6001009803

RELATÓRIO REFERENTE AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Rio de Janeiro

2018

Nara Brasil Nunes Reis Azevedo RA: 6001009803

RELATÓRIO REFERENTE AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Trabalho de conclusão de semestre apresentado como requisito parcial para a obtenção da aprovação semestral pela Faculdade de Serviço Social da Universidade Anhanguera

Serviço Social - 5º Período

Professor(a): Marilena Jordão

Rio de Janeiro

 2018

SUMARIO

1

RELATÓRIO DE ESTÁGIO I..................................................................

04

1.1

 INTRODUÇÃO.........................................................................................

04

1.2

DESENVOLVIMENTO.............................................................................

05

1.3

CONCLUSÃO..........................................................................................

08

1.4

REFERÊNCIAS.......................................................................................

10

2

DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL.........................................................

11

2.1

IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO................................................................

11

2.2

IDENITFICAÇÃO DO SUPERVISOR DE CAMPO.....................................

11

2.3

DESCRIÇÃO GERAL DO CAMPO............................................................

11

2.4

SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO.......................................................

12

2.5

CONSIDERAÇÕES PARCIAIS.................................................................

12

3

DIAGNÓSTICO SOCIAL..........................................................................

13

3.1

PESQUISA E TABULAÇÃO......................................................................

15

1.RELATÓRIO DE ESTÁGIO I

1.1 INTRODUÇÃO

Este relatório está sendo elaborado com base nas atividades desenvolvidas no campo de estágio, realizado na instituição Lar Família Amadas de Deus, e tem como objetivo descrever as atividades e o aprendizado no campo durante a realização do estágio obrigatório I, que teve duração de 150 horas, conforme a determinação da faculdade de graduação em Serviço Social ao 5º período, que foram distribuídas em 3 vezes por semana com 4 horas de duração, no período de 01 de março`24 de maio de 2018.

Foi um estágio de participação a observação das atividades exercidas na instituição, que é um abrigo de idosas, que iniciou com a apresentação da instituição, das idosas institucionalizadas, bem como a história de cada, com suas situações familiares, quadro de saúde, relação familiar com as idosas e motivo da institucionalização, como também o quadro de funcionário e a organização da instituição. Foi realizado com a supervisão da Assistente Social Sandra Lúcias Marques Rodrigues Lopes supervisora de campo, e teve a metodologia desenvolvida através da participação de observação, proporcionando um contato direto com a realidade analisada, viabilizando também a coleta de dados com a reflexão crítica baseada no referencial teórico e a prática vivenciada nos campos de pesquisa. O estágio supervisionado é de grande importância para a formação profissional dos assistentes sociais, pois é ele que vai oportunizar o desenvolvimento de sua capacidade para o trabalho profissional assim como propiciar a reflexão sobre a realidade social a qual está inserido, bem como proporcionar ao aluno, discussões e esclarecimentos sobre a prática do Assistente Social, identificando desafios e possibilidades de intervenção frete às demandas profissionais, proporciona o domínio de instrumentos teórico e práticos imprescindíveis a execução de suas funções e visa beneficiar a experiencia e promover o desenvolvimento, no campo profissional, dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso nas instituições de ensino.

1.2 DESENVOLVIMENTO

O estágio foi realizado em uma instituição de longa permanência denominada Lar Família Amadas de Deus. Situada na Rua Francisco Karan, 928ª Bairro Guaratiba – Rio de Janeiro, dirigida por Evanilde Francisca de Lima Teixeira.  

É uma instituição regularizada e licenciada pela Vigilância Sanitária que está no mercado há 10 anos, atende diretamente as necessidades de idosas (mulheres), com idade igual ou superior a 60 anos dependentes ou independentes. É uma instituição que atende suas idosas com carinho, atenção, responsabilidade e dignidade, priorizando sempre o bem-estar de cada hospede. Oferece espaço de proteção, acolhimento afetivo, alimentação, higiene, vestuário, segurança, saúde e instalações físicas em condições adequadas de habilidades, salubridade e acessibilidade, tem como missão o respeito a pessoa idosa, bem como fortalecimento e preservação dos laços e vínculos familiares e promoção de ações que envolvam a interação e a comunicação familiar. Buscando desenvolver atividades socioeducativas que estimulam a convivência através de atividades recreativas, como passeios, encontros e festas comemorativas, oficinas, terapias ocupacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (150.1 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com