TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - O Jardineiro Fiel

Por:   •  21/9/2018  •  Resenha  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO – UFERSA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E HUMANAS – CCSAH

CURSO DE DIREITO – 2017.2

DISCIPLINA: DIREITO E BIOÉTICA

DOCENTE: Profª. Esp. Karinne Bentes Abreu Teixeira Rebouças

DISCENTE: Talison Layala Praxedes de Lima

Unidade I

RESENHA: O Jardineiro Fiel (The constant Gardener).

Direção: Fernando Meirelles. EUA, 2005.

MOSSORÓ – RN

Janeiro/2018

                O Jardineiro Fiel, lançado em 2005, é um filme americano que contou com o talento brasileiro de Fernando Meirelles na direção. O Filme relata a história do diplomata britânico, Justin, que possuia o hobby de jardineiro (por isso o título do filme) e que se apaixona pela ativista de causas humanitárias, chamada Tessa, após se conhecerem em um congresso. Ele é questionado por ela, durante uma palestra e depois se tornam amigos e dessa amizade nasce à união, se casam e ela engravida. Devido a uma proposta de trabalho se mudam para o Quênia, no continente africano.

                Já no país africano, Tessa se depara com inúmeros problemas sociais, entre eles a precariedade da saúde ofertada àquela população. Ao se engajar como voluntária na área da saúde, ela começa a observar os problemas mais de perto, e percebe a atuação desumana da indústria farmacêutica no desenvolvimento de novos medicamentos. Ela percebe que muitas pessoas acabam morrendo após serem “cobaias” para testes de novos remédios.

                Ela e Arnald Bluhm, seu amigo e médico, começam a investigar por conta própria o real interesse da multinacional Three Bees, que fornece tratamento para portadores de HIV e tuberculose. Os responsáveis pela permanência da indústria no país, passam a se incomodar com o interesse de Tessa e pedem ao diplomata Justin contenha sua esposa.

                Mesmo com a pressão sofrida, Tessa continua investigando a atuação da indústria farmacêutica, mas acaba morta durante uma viagem. As pessoas envolvidas com a empresa multinacional e com governo tentam de toda maneira desviar o foco da investigação da morte de Tessa, e levantam a possibilidade de Tessa ter um relacionamento amoroso com seu amigo médico.

                Justin, não se conforma com a morte brutal da esposa e começa a investigar o que aconteceu e que motivos poderiam ter lavado ao assassinato de  Tessa. Ele passa a analisar documentos e anotações deixadas por ela e assim descobre uma grande de teia de corrupção e conspiração envolvendo o governo do Quênia, o alto-comissariado britânico e duas indústrias farmacêuticas.

                A partir deste ponto, Justin se vê obrigado a tornar público o dossiê elaborado pela sua esposa, que revelava as violações à dignidade da pessoa humana, praticadas naquelas aparentes boas ações, de levar remédios e vacinas à população mais pobre do Quênia. 

                O filme traz à tona, questões cruciais relacionadas a violação de direitos universais, como o direito à vida e também aos direitos individuais como o da autonomia da vontade. A ética nas grandes organizações, mais especificamente na indústria farmacêutica, são problemáticas desenvolvidas no longa-metragem, onde, por exemplo, os pacientes com HIV, não teriam acesso ao tratamento para sua doença, se não aceitassem o papel de cobaia no desenvolvimento de novos medicamentos, então essas pessoas se viam sem escolha e acabavam cedendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com