TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  6/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.958 Palavras (24 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

MARIA DE JESUS MOITINHO

205250284

BAIRRO PARQUE SÃO PEDRO QUESTÃO SOCIAL

RELATÓRIO DE estágio  CURRICULAR I

2015/2

 

[pic 3]

Ji-Paraná

2015

MARIA DE JESUS MOITINHO

BAIRRO PARQUE SÃO PEDRO QUESTÃO SOCIAL

RELATÓRIO DE estágio  CURRICULAR I

2015/2

 

Relatório de Estágio Curricular Obrigatório I Apresentado Prof. Adarly Rosana Moreira Goes Coordenadora do curso de Serviço Social Universidade Norte do Paraná Virtual, pólo de Ji-Paraná-RO.

                                                               Ji-paraná[pic 4]

2012



SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ............................................................................................................4

DESENVOLVIMENTO.................................................................................................5

CONSIDERAÇÃOES FINAIS.....................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS...........................................................................11

ANEXO I – PLANO DE ESTÁGIO I............................................................................12

ANEXO II – FICHA DE SUPERVISÃO DE CAMPO E ORIENTAÇÃO ACADEMICA15

ANEXO III – FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE ESTÁGIO..................................17

ANEXO IV – FICHA DE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR I.......................21

1 – APRESENTAÇÃO:

O relatório de estágio tem como finalidade apresentar as ações desenvolvidas no Projeto de Extensão, definida pela observação.

O projeto de extensão possibilita com metodologia a coleta de dados por entrevista com a comunidade do Bairro Parque São Pedro.

Através das entrevistas propostas pelo Projeto de Extensão é importante frisar que foi possível observar, identificar com diferentes expressões da questão social, e ao mesmo tempo buscar compreender a realidade de um bairro que é fortemente estigmatizado pela violência e pelo preconceito, destaca se ainda as mazelas das ações Sociais e da Administração Publica.

Como futuro profissional de serviço social é possível expressar através de um olhar crítico acerca das questões sociais da realidade do Bairro no desenvolvimento do relatório.

2 DESENVOLVIMENTO

Bairro Parque São Pedro e a Questão Social

O Bairro Parque São Pedro está localizado no segundo distrito na cidade de Ji-Paraná (RO) região Norte do Brasil, sendo um bairro de aproximadamente 3.303 moradores, e 1.400 residências, nos permitindo construir uma análise territorial muito ampla do espaço. Os moradores do Bairro Parque São Pedro possuem um histórico de sofrimento e exclusão por parte dos órgãos públicos, pois o bairro surgiu no ano de 1988 e foi criado por invasão só ao longo do tempo que foi se expandido e se tornando um bairro dentro do município de Ji-Paraná que hoje têm aproximadamente uma população de 130.419 habitantes segundo o (IBGE), o bairro não possui regularização fundiária o municipio é dividido pela ponte do Rio Machado onde se divide 1º e 2º distrito.

 As visitas domiciliares foram fundamentais para conhecer a realidade da comunidade e a coleta de dados foi realizada através das entrevistas.

 Através da coleta de dados pela entrevista domiciliar, podê-se analisar a atual realidade desta comunidade com informações dos proprios moradores, e com um olhar critico, define-se que a  realidade social do Bairro é extremamente de desacasso e omissão do poder público na inexistência de políticas sociais em todas as areas, a população é carrente e não possui saneamento básico, transporte coletivo, creches, escolas públicas com o nível médio etc...

Entrevistando as famílias observa-se que a maioria dos provedores são os esposos, e a maioria trabalham na informalidade ( sem carteira assinada) a renda das famílias chegam de 1 a 2 salários mínimos.

Muitas são aquelas que não participam de programas assistenciais do Governo por falta de informação e acesso devido as restrições, que deveria ser divulgado pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)  cabe resaltar que as mulheres não estão inseridas no mercado de trabalho pela a falta de assistência do poder publico na efetivação de creches para as crianças da comunidade. Ao realizar a abordagem em seus lares, não apenas observa-se a desigualdade e a exclusão social mas claramente as expressões e manifestações das questões sociais distintos em cada família: desemprego, criminalidade,  dependência quimica licita ou ilicita etc...

Não se pode mediar aquilo e aquele a quem não se conhece, dessa maneira são de suma importância estar atento á realidade social do Campo de estagio que se estuda. Pois é na realidade que os problemas emergem.  

A realidade social do Bairro é geradora’ de angústia para os moradores do Parque São Pedro, “Na esperança” de transformação para melhorias na estrutura de pavimentação, iluminação pública e saneamento básico, a comunidade procurou o poder publico municipal através do atual presidente do Bairro que buscou expor as necessidades gerais da comunidade na qual já era do conhecimento do Estado. Mas a Administração Pública se mostrou insensível ao clamor da comunidade. Fato é que, suas tentativas como representante da comunidade foram frustradas e a população está revoltada e sem perspectiva de ver guardado o seu direito cidadão de quem luta pela sobrevivência e busca de seus representantes a atenção efetiva para a realização de serviços essenciais, por meio dos quais as famílias teriam uma melhor qualidade de vida, elevando a auto-estima de cada um da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)   pdf (330.3 Kb)   docx (60.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com