TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  12/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

GLESIANE ALVES DE OLIVEIRA

                    PREVENÇÃO DE QUEDAS NA 3ª IDADE

(Projeto de Ação)

Brumado

2/2015

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

GLESIANE ALVES DE OLIVEIRA

PREVENÇÃO DE QUEDAS NA 3ª IDADE

(Projeto de Ação)

Projeto de Ação apresentado a UNOPAR, como requisito do Estagio Curricular II em Serviço Social. Disciplinas: Serviço Social na Área de saúde, Previdência social e Assistência Social; Serviço Social e o Processo de Trabalho; Direito e Legislação; Seminários da Prática e Estagio Em Serviço Social II. Professores: Maria Lucimar Pereira; Amanda Boza; Vanessa e Valquíria Caprioli.

Brumado

2/2015

SUMÁRIO

1. Apresentação.......................................................................pág.04

2. Justificativa..........................................................................pág.05

3. Objetivo................................................................................pág.06

4.Público Alvo..........................................................................pág.07

5.Metas a atingir......................................................................pág.07

6.Metodologia..........................................................................pág.07

7.Recursos Humanos..............................................................pág.09

8.Parceiros ou Instituições apoiadoras....................................pág.09

10.Avaliação do Cronograma...................................................pág.00

11.Referências..........................................................................pág.00

Brumado

2/2015

  1. APRESENTAÇÃO

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), é uma unidade pública que fica responsável por ofertar serviços continuados de proteção básica e assistencial para pessoas que se encontram em vulnerabilidade de risco social através de desenvolvimento de ações que possam fortalecer os vínculos familiares  e comunitários. é um espaço  onde são executados serviços de proteção básica em parceria com outras redes e, “ a Assistência Social enquanto política pública que compõe o tripé da Seguridade social, e considerando as características da população atendida pó ela , e deve inseri-se na articulação intersetorial com outras políticas de punho social, principalmente as públicas de Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Emprego, Habitação e outras, para que não tenha  ações fragmentadas e se mantenha o acesso a qualidade dos serviços para todas as famílias e indivíduos” (PNAS/2004).

  Sendo assim para que a sociedade que compõe a nossa área de  abrangência do CRAS Zilda Arns e para que tenha acesso a estes serviços é importante que os programas seja divulgado em parceria com outros setores . Ao elaborar e desenvolver este tema: Prevenção de Quedas na 3ª Idade foi pensada em uma melhor qualidade de vida quando o individuo atingir a 3ª idade, reduzindo assim o número de quedas, internamentos, cirurgias e outros agravos provocados por um incidente no ambiente doméstico ou público, e conseqüentemente a morte em decorrência delas. Para um melhor resultado desse Projeto de Ação, contamos com a da Equipe de Saúde da Família (ESF) ou como é mais conhecido PSF (Programa de Saúde da Família) e CRAS, principalmente com o Grupo da Melhor Idade, enfatizando que o tema seja mais ampla aos conhecimentos da população idosa, seus familiares e cuidadores.

  1. JUSTIFICATIVA.

O Serviço Social tem sua função igualitária quando se trata de atuar sobre as necessidades humanas de uma determinada classe social, incluindo as em programa sociais que possam de alguma maneira resgatá-lo sua auto-estima e sair da zona de confronto social com o trabalho do Assistente Social.

Durante o estágio supervisionado podemos observar que a equipe do CRAS Zilda Arns proporciona ao usuário idoso e outros um atendimento humanizado, proporcionando a eles o acolhimento, desenvolvendo palestras educativas, atividades físicas, viagens comemorativo entre outras atividades que lhes proporcionam prazer e saúde.

   

Mas, no entanto, percebe-se que há uma falta de cuidado por parte dos idosos, familiares, cuidadores, locais públicos e até mesmo o CRAS, pois não são em todo espaço físico da unidade que possui rampas de acesso, guarda mão, banheiros adaptados, causando assim um maior número de quedas nesse ambientes, e este foi o objetivo de desenvolver este projeto Prevenção de Queda na 3ª Idade, para proporcionar a essas pessoas um maior conhecimento sobre os riscos que correm no seu cotidiano e para que tenha seus direitos garantidos e respeitados por todos.

 É muito importante para o estagiário (a) de Serviço Social desenvolver esse projeto, pois interfere de modo positivo na nossa formação, visando que o mesmo relaciona a teoria à prática, visualizando a realidade de nossa sociedade e as políticas sociais que são viabilizadas para a população, podendo realizar intervenções em frente às necessidades percebidas, acrescentando aos seus conhecimentos teóricos-metodologicos à pratica técnica operacional, favorecendo uma formação de qualidade e posteriormente uma atuação profissional de competência ética, qualitativa, eficiência, propondo assim uma grande contribuição na construção de uma sociedade mais digna, justa e respeitada.  

 Para o CRAS, este espera que através do  Projeto de Ação Prevenção de Quedas na 3ª Idade, o cuidado e atenção por onde anda seja redobrada, e que o número de acidentes assim diminua significadamente, mantendo o idoso que freqüenta a unidade sempre presente e com saúde para realizar as atividades que lá são desenvolvidas, pois percebe-se que foi criado um elo muito forte entre funcionários e o Grupo da Melhor Idade.

3-OBJETIVOS.

3.1-  Objetivo Geral:

O projeto tem como objetivo geral, atingir o menor número de acidentes domestico,  quedas nas ruas e em locais públicos e outros, proporcionando a ele então uma velhice saudável e com cuidado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (216.5 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com