TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  1/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.437 Palavras (10 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Serviço Social

Danielle De Oliveira

Produção textual

[pic 4]

Castanhal-PA

2014

Danielle De Oliveira

Produção textual

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Formação Social Politica e Economica do Brasil, Antropologia, Acumulação Capitalista e Desigualdade Social e Metodologia Científica.

Prof°. Gleiton Lima

Profª. Giane Albiazetti

Profª. Rosane Apa B. Malvezzi

Profª. Clarice Kernkamp

Castanhal-PA

2014

Sumário

1 Introdução        4

2 As manifestações populares        6

3 Justiça no Brasil        7

3 O governo        9

4 Conclusão        11

Referências        13


1 Introdução

O presente trabalho possui como objetivo responder a três perguntas em relação às manifestações populares no Brasil, que se iniciaram no primeiro semestre de 2013. As perguntas que serão respondidas ao longo deste trabalho são: O que essas manifestações querem dizer efetivamente? É praticada a justiça no Brasil? No passado o cunho político sempre foi condição necessária e o grande articulador dos movimentos sociais: Na atividade o foco foi desviado, o que aconteceu?

Conforme website Brasil escola, as manifestações que ocorreram em centenas de cidades brasileiras tinham o objetivo inicial de reivindicar a redução das tarifas de ônibus que realizam o transporte coletivo, porém mais tarde as manifestações ganharam novos focos e novas reivindicações foram feitas, onde o número de manifestantes também aumentou. A intensificação das manifestações se deu também através também da violência policial que despertou ainda mais o desejo das pessoas irem as ruas mostrar seus diretos de se manifestarem.

Segundo o website UOL depois das reivindicações contra o aumento das tarifas dos coletivos, os manifestantes passaram a tomar como pauta assuntos como: corrupção, malversação de dinheiro público, má qualidade dos serviços à população, em saúde, educação, segurança, etc. Estima-se que mais de um milhão de pessoas tenham ido às ruas para protestar por melhorias nos assuntos já mencionados e o que mais se discutia nas redes de comunicação era que o “Brasil tinha acordado”.

Esta frase bastante utilizada e que teve bastante repercussão, pois muitos manifestantes a colocavam em seus cartazes. A frase é curta, porém de grande impacto, seu significado nos diz que a população brasileira descruzou os braços literalmente e estava pronto para cobrar todos os “direitos” a que tem direito que não estão sendo fornecidos pelos governantes.

O website Wikipédia, afirmam que estas manifestações foram as maiores desde  impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello em 1992 e chegaram a contar com até 84% de simpatia da população. No seu maior clímax, milhões de brasileiros estavam protestando principalmente por uma grande variedade de temas, mas principalmente pela redução das tarifas e a violência policial, os protestos tiveram grande repercussão nacional e internacional. O governo brasileiro em resposta teve que propor várias medidas para acalentar as manifestações, uma série de concessões, chamada de agenda positiva, a qual propunha, por exemplo, tornar a corrupção como um crime hediondo, proibir o voto secreto em votações para cassar o mandato de legisladores acusados de irregularidades, entre outras medidas, como os preços das passagens dos ônibus coletivos que permaneceram as mesmas, antes das manifestações começarem.

2 As manifestações populares

Analisando basicamente estas poucas informações é possível saber a resposta da primeira questão a ser abordada: O que essas manifestações querem dizer efetivamente?

Bem, estas manifestações querem deixar claro que o povo brasileiro está cônscio dos seus diretos que estão sendo negado em relação à saúde, educação, segurança, etc; tendo também consciência de merecer tais direitos, pois a quantidade e o peso dos impostos sobre tudo que se comprar garante de maneira financeira o estabelecimento de um governo que cumpra com suas obrigações para com sua população. Porém, o cumprimento dos direitos dos cidadões brasileiros não está sendo posto em prática, a única coisa que se nota é a extrema corrupção entre os de maior poder, aumento dos gordos salários parlamentares em contrapartida ao aumento, por exemplo, de tarifas de ônibus coletivos, essa triste realidade revoltou de uma só vez, um Brasil inteiro que está cansado de só cumprir deveres, em troca de mais deveres.

O povo brasileiro diz efetivamente que anseia por mudanças, mudanças estas que beneficiem a população como um todo, e caso estas mudanças, não sejam efetivadas ou postas em prática, às pessoas não iram descansar, pois agora elas sabem que o poder de uma multidão clamando pelos mesmos diretos gera resultados, além de que, quem escolhe os que estão no poder é o povo, é para eles que os governantes devem trabalhar.

Segundo Website da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o que estas manifestações querem são que assuntos em relação a: corrupção e desperdício no uso do dinheiro público, estádios suntuosos e interesses “esportivos” sejam resolvidos e dada a devida prioridade a construção de hospitais, escolas, mais infra-estrutura de transportes urbanos, e         que haja uma justiça na política brasileira. O que se lia em muitos cartazes era “Não é por 0,25 centavos”, mas sim por um país melhor,  o aumento das passagens do transporte coletivo urbano foi apenas a gota d’ água que fez transbordar a medida, que já andava cheia, mas não se percebia, nem se queria levar a sério o grau de insatisfação da nação brasileira, que buscava através de manifestações a melhoria do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com