TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.190 Palavras (13 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

Maria da Conceição de Souza Feitosa

        

[pic 10]

                                                           Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, a disciplina de Formação Social Política e Econômica do Brasil. 1º semestre

                                                                   Orientador: Prof. Gleiton Lima.

         

 

 

[pic 11]

Rio Branco/ Acre

2014


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................1

2. DESENVOLVIMENTO............................................................................................2

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................8

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS......................................................................9


1. INTRODUÇÃO

                         O presente trabalho pretende abordar as manifestações sociais que deram inicio em junho 2013. Os brasileiros já estavam sendo taxados de comodismo, ou seja, despreocupados com a corrupção generalizada em todas as esferas políticas, e de repente o gigante acordou, ou seja, a população então acusada de comodismo resolveu ir às ruas reivindicarem por seus direitos, se mostrando indignadas com o atual governo, contra os gastos excessivos com a copa de 2014, desvio do dinheiro público, no geral as pessoas estavam dando inicio a uma serie de movimentos, contra a corrupção brasileira.

                         Tem pessoas que ainda não entenderam quais são os objetivos das manifestações, o objetivo desse trabalho é justamente entender o que essas manifestações querem dizer, se a justiça social é praticada no país, e voltando nas manifestações do passado, rever alguns conceitos e irei citar o que houve de novo com relação ao contexto atual, é um estudo breve que vai nos proporcionar enriquecimento ao longo da nossa formação acadêmica e também enquanto cidadãos.

2. DESENVOLVIMENTO

                         

                         No Brasil, em junho de 2013, iniciavam-se vários movimentos pelas ruas de todo o Brasil, pelas lutas dos direitos que nos garantidos pela Constituição Federal de 1988, mais que as reformas neoliberais promovidas pelos governos Collor e FHC, acabaram sonegando tais direitos.

                         O Brasil então passava por mudanças, esses governos decretaram a privatização no país, fizeram nossos direitos virarem mercadorias, e em um país de miséria, não seria difícil entender que a minoria seria privilegiada e a maioria não teria acesso a essas mercadorias transformadas em direitos sociais.

                         As manifestações populares, depois da ditadura, já no governo Collor, decidiram lutar pelo o direito ao voto, foram às ruas com a cara pintada com as cores da bandeira, e não demorou muito o Collor renunciou a presidência da republica, passando o cargo para o vice Itamar. Com a conquista pelo direito de escolher os seus representantes políticos, as massas populares decidem então eleger o então “Partido dos Trabalhadores” o PT.  

                         O PT foi formado pelas massas populares a partir de reivindicações populares, mais que surpreenderam a todos que apostaram que o então partido recém formado iria romper o processo de privatização iniciada pelos governos Collor e FHC, os dois governos pertencentes ao PSDB.

                         Então, as manifestações começaram no Brasil para tirar o partido então oposto da presidência atual, e que pudessem eleger aquele que melhor os representasse, criaram o PT, e agora estão reivindicando contra o PT, mais ao meu ponto de vista, as reivindicações, ao contrário do que muitos dizem que não irão mudar nada, trata-se de um longo processo, ou seja, agora que a nova história do Brasil começa.

                         Tudo começou na verdade em 2012 com o movimento passe livre, no Rio de Janeiro, mais só ganhou repercussão em junho de 2013, por conta do aumento excessivo das tarifas dos transportes públicos em São Paulo, e foi se ganhando o Brasil. A princípio as reivindicações era por conta do aumento de 20 centavos, o movimento então ganhou o nome de manifestações dos 20 centavos e também Jornadas de Junho.

                         E muitas eram as criticas sobre as manifestações, alguns críticos da história do país, criticavam as reivindicações dizendo que elas para elas ocuparem espaço nas políticas sociais, elas precisariam traçar os seus objetivos, ou seja, planejar o que se pede, e em caso de resultados negativos, saber qual medidas os manifestantes irão tomar para vencer as lutas em favor da coletividade.

                         Os brasileiros estavam sendo taxado de comodismo, e na minha concepção, de fato isso ainda acontece no país, não é porque milhares de pessoas foram às ruas reivindicar os seus direitos, que o comodismo deixasse de existir, mais a frente explicarei o que é o comodismo na pratica e citarei exemplos que deixarão bem claro a minha tese sobre o assunto.

                         Então voltando aos objetivos das manifestações, muitos não entendiam o objetivo das manifestações quando foi abordando vários temas, então um grupo chamado Anonymus postou nas redes sociais um vídeo chamado as 5 causas, que abriu as mentes das pessoas com relação ao foco das manifestações, que começaram por tarifa de transportes públicos, depois pediam melhorias nos transportes públicos, que tivesse qualidade e atendesse a demanda, serviços públicos de qualidade,a corrupção geral,o grupo  a PEC 37, a renúncia de Renan Calheiros a presidência do senado, aos gastos excessivos na obras da copa de 2014, e as manifestações foram aumentando em todo os país e no exterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (159 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com