TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.705 Palavras (11 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

bacharelado em SERVIÇO SOCIAL

MARIA CLARA DE ANDRADE MACEDO
MARIA JANAINA DIOLINDO BARROSO
EDUARDA ALVES PEREIRA.

O PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO VALOR DO TRABALHO, REMUNERAÇÃO E RENDA

[pic 4]

PIRIPIRI

2014

MARIA CLARA DE ANDRADE MACEDO
MARIA JANAINA DIOLINDO BARROSO
EDUARDA ALVES PEREIRA

O PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO VALOR DO TRABALHO, REMUNERAÇÃO E RENDA

Trabalho tem como finalidade apresentar as disciplinas: Fundamentos Históricos e Metodológicos do Serviço Social, Sociologia, Ciência Política e Filosofia no Curso Bacharel em Serviço Social - UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

PIRIPIRI

2014

INTRODUÇÃO

O deslocamento de pessoas se dá por insatisfação pessoal, profissional, financeira ou, mesmo, territorial. Migração, de modo geral, é saída do local do local de para outro lugar com indeterminação de retorno ao território natal. Atualmente, as causas maiores de migração é por motivo de trabalho, procura de melhores condições de renda. Segundo Uebel (s.d. p. 3) “as migrações sempre existiram, enquanto deslocamento dos povos, desde o início da civilização.  Findado  o  período  medieval,  o  avanço  do  capitalismo  gerou  a  mobilidade  do trabalho (questão socioeconômica), ou seja, retirou os  instrumentos de produção de  grande parte dos trabalhadores, obrigando-os a migrar para sobreviverem; note-se que a causa econômica e territorial é a motivação primeira para a ação de migrar.” A região Nordeste é campeã em migrações e as causas são econômicas. Pais saem em busca de melhores condições de vida para sua família e, o destino geralmente é a região Sudeste. Os pólos industriais brasileiros. Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais entre outras. Em Almeida (1974, p. 203) “todo o movimento migratório implica mudanças na relação dos migrantes com o espaço, entendido este como espaço geográfico  carregado  de  significações  socioculturais. A  análise  destas  mudanças pode servir de fio condutor para compreender o complexo processo de  aculturação  dos  migrantes  no  actual  contexto  das  migrações  da  força de  trabalho.”Em meio as concepções de migração e a influência sofrida por ela, compreende – se que esta, acontece estritamente por questões socioeconômicas e culturais. O trabalho, a renda e aprópria remuneração mensal impulsiona a migração, que acontece com muito mais frequência do que se pode imaginar. A aculturação ocorre por longos períodos em um lugar que não de sua origem, a convivência transforma, modifica costumes e condiciona valores. A migração se dá de faces, esperanças de vida melhor, de histórias que levam a dramas da atualidade; com a globalização a economia demonstra mais distribuição de renda, de bens, e valorização do capital, através do emprego. Em Uebel (s.d. p. 13)“as  taxas  brutas  e  líquidas  de  emigração  usadas  como  variáveis  dependentes  são simples médias de decênios dos anuários estatísticos. A taxa de emigração é calculada como o

número de emigrantes (bruto ou líquido) no ano dividido pela população do país no mesmo ano. O resultado é expresso em porcentagem. Todas as estimativas de emigração são baseadas em dados compilados  nas  estatísticas  nacionais. A  maioria das estimativas  de  imigração  é derivada de estatísticas compiladas por cada um dos países emissores. Parte da  literatura  recente  sobre  o  tema  tem  se  voltado  para  a  contabilização  dos movimentos temporais na emigração de um único país de origem ou receptor, embora alguns estudos  examinem potenciais  países de origem  e alguns expliquem fluxos de um país para outros destinos. Muitos estudos lançaram mão de métodos  econométricos para  resolver  as diferentes questões no trabalho de determinação de questões relativas ao declínio e fluxo da migração.” Esta narração científica objetiva informar sobre a influência migratória considerando os valores trabalhistas a renda e a remuneração. A seguir analisaremos o perfil da migração, a influência dos avanços tecnológicos, as perspectivas migratórias de renda e salários e o papel do Estado nos desafios globais, considerando o olhar do Estado dentro de sua legislação.

DESENVOLVIMENTO

        Migrar significa abrir mão de seu território de origem, seja por questões econômicas (que na verdade são as maiores causas de incidência); o aumento da migração é consequência das desigualdades e financeiras, a ausência de trabalho que dê condições dignas para o sustento da família. Isso quando a família migrar por inteiro, com todos os seus membros.

Segundo Almeida (1974, p. 20) “as migrações  introduzem  rupturas numa  tal  percepção do mundo.A  mobilidade  dos  homens conduz  à  relativização  do  espaço. Esta  relativização  traduz-se  por  uma  extensão: o espaço já  não  se confina  às  fronteiras  daquilo  que  é  imediatamente  apercebido.  Mas  traduz  também por  uma  diversificação:  com  a  emigração,  o  espaço  tende  a  já  não  serapercebido como homogéneo.Dito  isto  no  que  se  refere  à  relação  dos  migrantes potenciais com o espaço, vejamos agora  algumas  das  consequências  da emigração sobre a estrutura  do espaço das regiões de partida  dos migrantes. As migrações maciças de mão de obra introduzem mudanças na paisagem  das  regiões  de  partida,  assim  como  na  relação  funcional  existente entre  estas regiões e  os pólos industriais do  país de origem dos  trabalhadores migrantes.” Com a evolução da tecnologia, as migrações são cada dia mais frequentes em todo o território brasileiro, inúmeras pessoas se aventuram para fora do país, com os mais variados destinos. Japão, Estados Unidos, Portugal, entre outros países. Essa é a migração internacional.  De acordo com Almeida (1974),  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (171.3 Kb)   docx (69.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com