TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

leila de jesus jardim

políticA DE HABITAÇÃO

a elaboração de um diagnóstico da problemática social local/regional na construção da política de habitação

[pic 4]

VITÓRIA DA CONQUISTA

2015-05-12

LEILA DE JESUS JARDIM

Política DE HABITAÇÃo

 

Trabalho apresentado ao Curso (serviço social)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Oficina de Formação: projeto de intervenção; A Realidade Regional e o Serviço Social; Planejamento social.

Prof. Amanda Boza Gonçalves; Clarice da Luz Kernkamp; Rosane Ap. B Malvezzi; Valquiria A. Dias Caprioli.

                                                 

                                          VITÓRIA DA CONQUISTA

                                                     2015-05-12

SUMÁRIO

1 Introdução................................................................................................................

2.1 cenário político, econômico e social da contrução e implementação da Política Pública de Hbitação no Brasil: quando surgiu,quem financiou e quem foi atendido......................................................................................................................2.2 Quais os programas habitacionais da atualida, seus critérios e seu publíco........................................................................................................................3 Conclusaõ................................................................................................................

4 Referência Bibliográficas.........................................................................................

 

                                                     

  INTRODUÇÃO

Nessa produção textual iterdisciplinar abordaremos a questão da política de habitação como surgiu, quem financiou quais foram os primeiros programas habitacionais no Brasil dando ênfase a política de habitação no município de Vitória da Conquista.  A terceira maior cidade do Sudoeste da Bahia, que hoje vem crescendo e se tornando referência em saúde e educação, atrai cada vez mais pessoas de outras regiões por oferecer oportunidades de estudar e trabalhar.

Dessa forma a cidade acaba crescendo e com isso é necessário ampliar as políticas habitacionais, se não gera um conflito enorme de moradias o município já tem cerca de 340.199 habitantes e 85,85%  dessa  população se encontra nas áreas urbanas e 15% no meio rural. A população e composta por 51,43% mulheres e mais de 50% dos habitantantes tem até 24 anos.

Antes dos anos 30 a Política de habitação era resposabilidade da iniciativa privada e a econômia era agro exportador, no governo de Getúlio Vargas surgiram as primeiras políticas de habitação no Brasil, que visavam atender várias categorias profissionais que utilizava os recursos do Instituto de Aposentadorias e Pensões (INPS). A primeira Fundação de Casa Popular no Brasil foi criada em 1946 e seu principal objetivo era a construção de moradia.

Entretanto, em 2009 foi criado o Programa Minha Casa Minha Vida no governo lula que pretende viabilizar um milhão de moradias a população brasileira, com renda de até 10 sálarios mínimos, este programa contribuiu de forma significativa para a população de baixa renda do País.

2.1 O CENÁRIO POLÍTICO, ECONÔMICO E SOCIAL DA CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE HABITAÇÃO NO BRASIL: QUANDO  SURGIU; QUEM FINANCIOU E QUEM FOI ATENDIDO.

 A política habitacional antes dos anos 30 era uma responsabilidade da iniciativa privada, nessa época a economia era totalmente baseada no setor ágrario e exportador, a partir daí o processo de industrialização foi se constituindo percorrendendo um grande caminho para a modernização da sociedade, em 1930 o Estado passa a investir em infra-estrutura buscando o desenvolvimento industrial.

No governo de Getúlio Vargas foram construidos os primeiros conjuntos habitacionais, esses conjuntos visavam atender várias categorias profissionais, que utilizava os recursos do Instituto de Aposentadoria e Pensões (INPS) . A primeira Fundação de Casa Popular no Brasil foi fundanda em 1946 os seus principais objetivos era a contrução de moradias, entretanto desde a sua criação até 1964 só foram criados menos 17 mil moradias.

Uma das primeiras ações destinadas especificamente a produção habitacional foi a criação do orgão federal denominado FCP (Fundação de Casa Popular), em 1946, que financiava a construnção de habitações, dava apoio a indústria de materiais de contrunção e a implementação de  projetos e saneamento.

Até então as moradias eram autofinanciadas ou de responsabilidade da iniciativa privada. Mas o modelo não durou muito. As condições de empréstimo adotado na época não tinha correção monetária, então quando a inflação se intensificou na década de 50, as pessoas tomavam empréstimos e pagavam valores que não representavam nada (KLUMB.2008).

A Fundação de Casa Popular foi extinta no ano de 1964 e logo em seguida foi criado o (SFH) Sistema Financeiro de Habitação, esse sistema representou um grande marco para o setor de habitação no País, pois o mesmo sofria com uma enorme carência nos setores habitacionais que afetava a grande população de baixa renda no País e as moradias que existia não tinha nenhuma condição  boa de infraestrutura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com