TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE: AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, PROGRAMAS E PROJETOS

Por:   •  3/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL

SÍNTESE: AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, PROGRAMAS E PROJETOS SOCIAIS

Discente: Josiany Soares de Araújo

Docente: Inaê Soares Oliveira

A autora do livro nos traz uma perspectiva de leitura divergente das outras publicações sobre políticas sociais. A busca e citações sobre conceitos à política de onde ela surgiu e como surgiu não é o tema principal deste texto. Foram feitos em curto prazo uma delimitação de sobre avaliações que estão intencionadas criticamente em saber o desenvolvimento, potencialidade, conceitos das funções das políticas sociais e a permanência do dever ao direito do cidadão em uma sociedade capitalista. Logo após, Boschetti, informa análises que se articulam com avaliações sobre essas politicas em relação ao poder do Estado e o capitalismo.

A atuação da avaliação da política pública segue um processo de análise para o início de uma decisão a ser tomada para determinar tipos de políticas. Para a autora, a política pública não é vista análise da natureza, mas ela enfatiza o interesse do governo em adotar tais políticas e o porquê de implantar em sociedade tendo em vista que conta os objetivos e motivos para tal ação. Com base nos fundamentos políticos, a avaliação procura um meio de decisão para explanar o processo da existência daquele e constituir uma ferramenta de estudo da ciência política.

Em contra partida, a autora afirma que a análise e a avaliação social consistem em ir além da compreensão dessa ciência e sim estudar as suas características, como formas, dimensões, funções, resultados, ações e todos os outros elementos que se articulam para formar o significado das políticas sociais. Com as demais características e notável o estudo das relações entre o público e o privado, como é garantido o financiamento, a disponibilidade de prestação de serviços sociais e as possibilidades de ter um programa que possa fazer a política social funcionar a favor da sociedade e os direitos trabalhistas. Os métodos de avalições vão além de dominar o conhecimento da ciência ou diferenciar os papéis envolvidos nesta, a importância da política social é formular junto com o Estado democrático o direito do cidadão e este direito deve levar em consideração a universalidade dentro dos programas e objetivos criados para os cidadãos. A avaliação entra justamente nesta ocasião, onde é preciso monitorar os resultados das políticas e programas, tendo em vista sua composição de técnicas e instrumentos para se alcançar as metas.

A operacionalização de métodos e técnicas se deu por voltada da década de 1960, nos Estados Unidos, como forma de inovação ao criar uma espécie de procedimento padronizado para criar ações de políticas sociais cujo governo utilize em suas metas para estabelecer uma boa economia de mercado. Já no Brasil os modelos tiveram seu início por volta dos anos de 1980 e de 1990 sob uma olhar gerencialista. A avaliação ficou formulada como custo e benefício do país, os gastos gerados por políticas, programas, ações e seus impactos em relação a matéria das pessoas que já eram beneficiadas, ainda sem considerar as particularidades das políticas e o papel do estado nesse momento e o seu dever.

As políticas sociais, geralmente, são vistas como linhas de confronto contra o Estado, no entanto elas fazem parte da construção da regulação da política e da economia. A avalição dessas políticas deve está ligadas ao conhecimento sobre o que é o papel do Estado, as classes sociais e na construção dos direitos sociais e da democracia. Elas respondem as demandas da sociedade e é aí que o Estado faz uso dessa ferramenta. O surgimento dessa política nos traz em linha de pensamento que é surgido através de questões sociais, onde é possível viver em uma sociedade onde a produtividade pode ser dividida entre o trabalhador e o empregador e não de forma capitalista na qual o indivíduo com sua força de trabalho que é o que aumenta a produtividade seja o que recebe menos enquanto quem está ao topo lucra mais. O capitalismo é uma pirâmide vertical, onde existe uma hierarquia e os que ficam em base são os mais importantes (os que têm e fornecem a força de trabalho), porém são os que menos recebem os seus direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com