TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toxicidade aguda

Seminário: Toxicidade aguda. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Seminário  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

Toxicidade aguda

A avaliação de toxicidade aguda é uma metodologia amplamente empregada para verificar e classificar substâncias quanto à sua capacidade de provocar danos agudos aos organismos vivos, especialmente letalidade, e podem oferecer contribuição para estabelecer parâmetros de segurança juntamente com outros dados de toxicidade para a saúde humana (VALADARES, 2006; ZATTA et al., 2009). A toxicidade aguda também pode ser expressa pela quantidade necessária, em mg/kg de peso corpóreo, para provocar a morte de 50% dos animais estudados, sendo representada pela Dose letal média (DL50) (VALADARES, 2006).

Baseado na Organization for Economic Cooperationand Development (OECD) 423, o estudo da toxicidade aguda avalia a toxicidade decorrente de um único ou de múltiplos contatos com o agente tóxico, em um curto período de tempo, aproximadamente 24 horas. É utilizado um número reduzido de animais, preferencialmente ratos, do mesmo sexo. Os efeitos do agente tóxico podem surgir de imediato ou no decorrer de 14 dias. Por fim, a OECD estipula que a toxicidade aguda da substância permite a sua classificação em um sistema de classificação globalmente harmonizado que compreende 5 categorias, de acordo com a dose administrada e o número de mortes ou animais moribundos que ela produz. Posteriormente, é estimada a DL50, que tem valores fixos para cada uma das 5classes em mg/kg (OECD 423, 2001). Em princípio, o método não se destina a permitir o cálculo de um valor exato de DL50, mas permite a determinação de uma faixa de exposição definidas, na qual a letalidade é esperada (VALADARES, 2006).

Toxicidade subaguda

A toxicidade subaguda refere-se aos efeitos nocivos, cumulativos, decorrentes da exposição repetida, em um período limitado ao longo do tempo. Um dos principais objetivos deste estudo é avaliar mais efetivamente órgãos alvos e determinar aqueles com mais suscetibilidade (OGA, 2008).

O estudo de toxicidade subaguda, utilizando o guia da OECD 407, fornece informações sobre os possíveis riscos à saúde que podem surgir após uma exposição repetida ao longo de 14 ou 28 dias. A substância é administrada uma vez por dia em doses crescentes, uma dose por grupo, durante um período escolhido para o teste, utilizando-se um número limitado de animais do mesmo sexo. Pelo menos três grupos teste e um grupo controle devem ser utilizados durante o experimento. A dose mais elevada do grupo teste deve ser escolhida com o objetivo de induzir efeitos tóxicos, mas não a morte ou sofrimento grave. A partir daí, uma sequência decrescente de doses devem ser selecionadas com objetivo de evidenciar uma dose resposta (OECD 407, 1995).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com