TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR

Por:   •  20/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR[pic 2]

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR[pic 3][pic 4]

[pic 5]

PROJETO DE INTERVENÇÃO

[pic 6]

[pic 7]

Campina Grande

2019

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

  1.  Apresentação........................................................................................03
  1. Justificativa.............................................................................................04
  1. Objetivos................................................................................................05
  1.   Geral...................................................................................................05
  2.  Especificos....................................................................................... 05/06
  1. Público Alvo............................................................................................06
  1. Metas a Atingir....................................................................................... 06
  1. Metodologia.......................................................................................... .06
  1. Recursos Humanos............................................................................... 07
  1. Parceiros ou Instituições apoiadoras.................................................... .07
  1. Avaliação............................................................................................... 07
  1. Cronograma de Execução.................................................................... 07
  1.  Bibliografia Referenciada.................................................................... 08


1- APRESENTAÇÃO

O referente Projeto de Intervenção é uma exigência da Disciplina de Estágio II da Universidade Pitágoras Unopar que visa contribuir nas intervenções executadas no âmbito da Instituição de Estágio do Centro de Referencia de Assistência Social - CRAS, tendo por objetivo: contribuir para a qualidade de vida das gestantes, sendo assim, considerados enquanto sujeitos direito segundo, Lei nº 10.836/04 a gestante e beneficiada pelo programa do bolsa família, o projeto tem  como proposta de informar as gestantes a importância  de um bom acompanhamento da gestação, dos seus direitos e deveres.

 A equipe Multidisciplinar do CRAS e a estagiária buscarão juntas, ações e pratica voltadas a atenção integral a saúde da mulher e assistência em todas as fases de sua vida, desde o acolhimento, definição dos sintomas e precauções necessárias para uma gestação saudável. Sabe-se que as gestantes do município de Esperança- PB, apresentam situação de vulnerabilidade social, No que consiste, na maioria das situações, pela própria ausência do acesso aos seus direitos através do cadastro nos Programas Sociais do Governo Federal como o Bolsa Família, Salário Maternidade, decorrente da própria falta de conhecimento e informação de como acessá-los, através da Secretaria Municipal de Ação Social, Secretaria Municipal de Saúde - SMS, assim como dos demais serviços e políticas locais.

Atualmente o nível de população residente no município de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE a população estimada do município é de 31.095 mil habitantes em uma área de 189,86hab/ Km, tendo como público alvo deste projeto 80 grávidas atendidas pelo CRAS.

Sendo assim, e de competência da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceira com o CRAS e a Secretaria Municipal de Saúde, acolher a gestante e a família, desde o primeiro contato, levando em conta as emoções, os sentimentos e as historias relatadas pela mulher e seu parceiro de forma individualizada, no momento do acolhimento.  

O tema “Mamãe Informada” tem o intuito de promover o acolhimento e apoio neste momento delicado de suas vidas, com o desempenho de recuperar a autoestima, oferecendo-lhe oportunidades de entretenimento e de conhecimento através de espaços que favoreçam: Rodas de conversas e palestras educativas.

A proposta no Projeto de intervenção tem como objetivo oferecer alternativas para a melhoria e qualidade de vida das gestantes, estimular as mesmas a realizar consultas de pré- natal mensalmente na unidade básica de saúde, realizar palestras ministradas por equipe multiprofissional como: Psicólogos, fisioterapeutas e enfermeiras, abordando temas direcionados aos cuidados no período gestacional.  

2- JUSTIFICATIVA

       No Brasil, a porcentagem de mulheres em idade ente 15 a 19 anos que tiveram filhos é de 63%, sendo que 7,6% têm entre 15 e 17 anos. Olhando assim, o numero parece pequeno, mas se tirarmos da porcentagem, veremos que são mais de sete (07) milhões de adolescentes que engravidam nos últimos 10 anos. A gravidez na adolescência tem serias complicações biológicas, familiares, emocionais e econômicas, além dos jurídicos – sociais, que atingem o individuo isoladamente e a sociedade como um todo, limitando, ou mesmo adiando as possibilidades de desenvolvimento e engajamento dessas jovens na sociedade.

 A atividade sexual na adolescência vem se iniciando cada vez mais precocemente, com consequências indesejáveis imediatas, como o aumento da frequência de doenças sexualmente transmissíveis (DST).  

O contexto familiar tem relação direta com a época em que se inicia a atividade sexual, as adolescentes que iniciam vida sexual precocemente que engravidam nesse período, geralmente ou engravidam durante a adolescência. Sabendo que as atitudes individuais estão relacionadas tanto com a família quanto com a sociedade e que esta tem passado por profundas mudanças em sua estrutura, inclusive aceitando melhor a sexualidade na adolescência e também a gravidez na adolescência. O projeto busca mostrar que as gestantes devem ser acolhidas e informadas.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com