TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA EM SERVIÇO SOCIAL: ANÁLISE DE CASO CRAS COMUNIDADE MAE

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  882 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

3 CONCLUSÃO        6


  1. INTRODUÇÃO

Esta produção textual em grupo teve como ponto base a entrevista com uma profissional de serviço social do município de cruz alta, atualmente lotada no Centro de Referência de Assistência Social, CRAS- Comunidade Mãe. Esta profissional respondeu um questionário com perguntas relativas aos serviços prestados na unidade previstos na Tipificação 109, bem como quantidade de profissionais, e questões relacionadas ao projeto ético-político na unidade. A visão do profissional como se dá essa materialização na unidade.

O município de Cruz Alta dispõe de dois CRAS, o CRAS um lugar ao sol, e o CRAS estudado comunidade mãe. Sendo que este localizado em uma área central da cidade, e atende a metade sul do município. Nessa entrevista tentamos identificar como o serviço funciona e principalmente como e o trabalho do profissional de serviço social nesta unidade.


  1. DESENVOLVIMENTO

A unidade escolhida para analise de caso desta pesquisa – CRAS Comunidade Mae – e caracterizada pela resolução 109 da tipificação dos serviços sócio assistenciais, como atenção básica com ofertamento de Serviço de proteção e Atendimento Integral a família – PAIF, Serviço de Convivência e fortalecimento de vínculos , e serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiência ou idosas.   Fundado ano de 2007, o primeiro local de funcionamento foi na Rua Turíbio Verissimo no bairro Nossa Senhora da Penha. Hoje possui sede própria na rua possui sede própria, na rua     Presidente vargas, nº 1972, centro

A carga horaria da Assistente Social é de 40 horas semanais. No presente momento são atendidas 33 localidades sendo elas os Bairros: Acelino Flores, Aliança, Amizade, Arco Iris, Azambuja, Bela Vista, Boa Parada, Brenner, Centro, Educacional, Esperança, Garibaldi, Jung,  Lisabel, Malheiros, Melvin Jones, Miliar, Nossa Senhora da Penha, Professor Villa Nova, Progresso, Rancho I, Rancho II, Rocha, Santa Terezinha I, Santa Terezinha II, Santo Antonio, São João, São Jorge, São José, Schettert, Turibio Verissimo I, Turibio Verissimo II. 

Atualmente conta com 14 funcionários sendo que destes 03 profissionais são assistentes sociais concursados, nenhum contratado e uma profissional formada porém que atua com outra função. Atualmente atende uma média de 2116 usuários, e tem uma demanda reprimida de 2830. As ações desenvolvidas são: Serviço de proteção e atendimento integral a família, PAIF, que consiste no trabalho social com famílias com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família e prevenir a ruptura de vínculos familiares, promover o cesso aos direitos e contribuir na melhoria da qualidade de vida. As atividades desenvolvidas com grupos prioritários so serviço de fortalecimento de vínculos com crianças e adolescentes, programa de erradicação do trabalho infantil, grupo de fortalecimento de vinculo artesanato e cozinha solidaria , acolhimento ao publico, referenciamento e inclusão no cadastro único, atendimento do bolsa família, acolhimento do usuário, escuta qualificada referencimento, encaminhamento, acompanhamento familiar, busca ativa, acompanhamento e exclusão da família em descumprimento, disponibilização de benefício eventual, e outras atividades correlatas,  é desenvolvido no momento a busca ativa, acompanhamento de grupos familiares dos adolescentes de 13 a 17 anos e de crianças de 06 a 12 anos.

As atribuições especificas do profissional de serviço social no CRAS são o trabalho e fortalecimento do vínculos, no qual a assistente social  exerce sob a  forma de acolhimento e acompanhamento do usuário, referenciamento e estabelecimento de vinculo, o acompanhamento e desligamento quando possível. O PAIF (Programa de Atenção integral à Família) e SCFV (Serviço de convivência e fortalecimento de Vínculos) - acolhimento, acompanhamento das famílias de: crianças e adolescentes, idosos e mulheres, e outros usuários participantes dos grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com