TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo Social - Estudo de Caso

Por:   •  3/5/2017  •  Ensaio  •  2.529 Palavras (11 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITARIO DO RIO GRANDE DO NORTE

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE
      CURSO SERVIÇO SOCIAL
      EMPREENDEDORISMO E NOVOS NEGÓCIOS

EMPREENDEDORISMO SOCIAL

    LETÍCIA ALVES DE SOUZA XAVIER

NATAL/RN

2015


1. APRESENTAÇÃO

No presente relatório, procuramos apresentar as definições de empreendedorismo e elementos introdutórios da prática do empreendedorismo na sociedade brasileira, as principais diferenças entre empreendedorismo empresarial e social, bem como os benefícios e principais mudanças que os mesmos traz ao país.

Este trabalho tem como base de estudo a pesquisa cientifica simples, com coleta de dados secundários oriundos de ferramentas de buscas da internet, usando fontes de site.

1.1 Empreendedorismo: definição e características

Empreendedorismo vem do verbo empreender, que significa decidir a realizar, tentar algo, pôr em execução. Podemos também definir empreendedorismo como a resolução de uma situação complicada ou um novo modo de resolver algo.

O empreendedorismo é um termo muito usado no âmbito empresarial, utilizado inicialmente por Schumpeter, e relacionado com criação de empresas e produtos novos, e atualmente com a agregação de valor, o saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo.

O termo deu origem também a palavra ‘empreendedor’, que é tido como pessoa capacitada com visão abrangente para os negócios, capaz de identificar oportunidades e altamente motivado. O empreendedor é aquele que tem ideias e é capaz de pô-las em prática, tornando-as lucrativas.

O empreendedorismo corporativo significa aplicar a atitude de empreendedor no âmbito corporativo, ou seja, de uma empresa. A presença de empreendedores em uma empresa potencializa o seu crescimento.

O empreendedorismo é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação, preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos. Existem, inclusive, cursos de nível superior com ênfase em empreendedorismo, para formar indivíduos qualificados para inovar e modificar as organizações, modificando assim o cenário econômico do país.

1.2 Empreendedorismo Social

Empreendedorismo social é a expressão que designa um conjunto de atitudes válidas que têm um impacto positivo na sociedade. O mesmo se difere do empreendedorismo "clássico" porque tem como objetivo pensar em soluções que melhoram a sociedade e não em soluções que resultam em lucro para o empreendedor.

Este tipo de negócio com impacto social tem proliferado por todo o País, por uma geração de empreendedores que pautam sua estratégia em valores sustentáveis. Diversas instituições têm colaborado para a conceituação e fomento deste novo modelo de negócio. A organização internacional Artemisia, a Ashoka, pioneira no campo da inovação social, e a Fundação Schwab, responsável pelo prêmio Empreendedor Social no Brasil, são alguns dos órgãos que estimulam o desenvolvimento destes negócios.

Do mesmo modo que os empreendedores em geral mudam a face dos negócios, os empreendedores sociais atuam como agentes de mudança da sociedade, aproveitando as oportunidades que outros deixam passar e melhorando os sistemas, inventando novas abordagens e criando soluções capazes de mudar a sociedade para melhor. Enquanto um empreendedor privado pode criar indústrias inteiramente novas, um empreendedor social propõe soluções novas para os problemas sociais e implementa-as em grande escala.

2. OBJETIVO

O presente ensaio tem como objetivo analisar e discutir sobre o enfoque e atuação do empreendedorismo no país, e mais especificamente o campo do empreendedorismo social, ressaltando suas vantagens e limitações. Procede-se, inicialmente, à análise dos principais paradigmas de pesquisa e define-se a pesquisa-ação participante como modalidade de pesquisa crítica, inserida no paradigma humanista radical.

3. Empreendedorismo Social

Empreendedorismo social busca a inovação social e transformação em vários campos, incluindo educação, saúde, ambiente e desenvolvimento empresarial. Eles buscam reduzir a pobreza metas com zelo empreendedor, métodos de negócios e a coragem para inovar e superar as práticas tradicionais. A empreendedora social, semelhante a um negócio empreendedor, constrói uma forte e sustentável base da organização, e são definidos como sem fins lucrativos.

3.1 Diferenciação do Empreendedorismo de Negócios e Empreendedorismo Social

        As características inovadoras e de pensamento racional e sistêmico voltados para a criação e desenvolvimento de novas soluções para problemas existentes está presente em ambas vertentes do empreendedorismo. O que difere os empreendedores sociais de empreendedores corporativos são, que na primeira a busca não tem enfoque no lucro, embora haja empreendedores sociais de origem hibrida (aqueles que associam lucro com as iniciativas sociais, onde estes lucros podem ir para os investidores ou ser reinvestido na própria ação empreendedora que o gerou), o empreendedorismo social busca acima de tudo promover ações que melhorem aspectos da sociedade, empasses burocráticos entre governos e pessoas, equidade de distribuição de renda, saneamento básico e educação ao menos favorecidos, dizimação da pobreza etc.

3.2 Transformações e Impactos Econômico, Social e Ambiental provenientes do Empreendedorismo Social

Para ter um empreendedorismo de sucesso em qualquer lugar do mundo é necessário que os envolvidos tenham um perfil ideal para o empreendedorismo social e ainda possua competência para lidar com obstáculos, desafios e oportunidades a curto e longo prazo.

Um dos maiores desafios para o empreendedorismo social no Brasil e em qualquer outro país em desenvolvimento é a captação de recursos. Por isso, a primeira preocupação dos empreendedores sociais é com a alocação de recursos, dessa forma, a primeira etapa para alocação de recursos, com certeza é através da disseminação das ideias e objetivos das ações sociais a serem empreendidas. Portanto, o Projeto Social deve ser transparente, ter finalidade consistente e coerente com a realidade social, estar voltado a problemas reais e a busca de soluções, ou seja, ser relevante e, além disso, ter um custo também transparente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com