TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Por:   •  8/2/2019  •  Resenha  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS

No século XX, a sociedade estava em um contexto tecnicista de educação, tendo um avanço da importância do conhecimento cientifico e tecnológico, este fato, contribuiu para impulsionar a necessidade de formar uma sociedade mais cientifica e qualitativa. Dado a isso, pesquisadores da área da educação em Ciências Naturais passaram a dialogar sobre os desafios que se apresentavam para o ensino e aprendizagem das Ciências.

Nesse caminho, muitos eram os desafios que se apresentavam nas disciplinas de Ciências, que dificultavam a aprendizagem dos conhecimentos científicos a cerca do mundo natural para os estudantes da educação básica. Entre os desafios, se destacaram: As concepções alternativas a respeito do mundo natural e seus componentes; A falta de sentido da Ciência apresentada na escola, fria e metódica, distante dos interesses dos estudantes; A epistemologia de Ciência do professor; e a fragmentação no processo de ensino. Olhando para os desafios apresentados para o ensino das ciências na educação básica no século XX podemos refletir o quanto esses elementos vão de encontro ao que os educadores de ciências se deparam atualmente.

No ensino das ciências nas diversas escolas de educação básica que temos pelo Brasil, ainda se tem muitos desafios, o que exige muito do educador ter metodologias que contribuam no processo de ensino aprendizagem. Podemos apontar a questão da interdisciplinaridade, a valorização do conhecimento prévio dos estudantes, fazer atividades experimentais, adequação dos conteúdos à realidade dos estudantes e noções de cidadania devem fazer parte da ação do educador no ensino das ciências, afinal, esses elementos são imprescindíveis a um ensino de qualidade.

A interação entre os estudantes e com o educador, em aprendizagens cooperativas em grupos, contribui no estabelecimento de relações muito mais produtivas entre eles, caracterizadas pela simpatia, atenção, coletividade, respeito mútuo e sentimentos recíprocos de cooperação e ajuda. Trabalhar em sala de aula com diferentes conteúdos de ciências, a partir de um tema que esteja diretamente ligado à realidade contextual do estudante, pode fazer toda diferença em relação à real construção do conhecimento que dele se espera. Todo conhecimento que o estudante possui deve ser valorizado e ele precisa ser estimulado a ampliar este conhecimento num trabalho orientado em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com