TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura de células em bioquímica

Por:   •  5/2/2017  •  Artigo  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

Sim, há uma crise no estado:

Em concordância com o autor no sentido que há uma crise no estado, observa-se a necessidade de reforma que possibilite o papel regulador do estado, uma vez que a história já indica a necessidade de adequação. Os efeitos gerados pelo processo de globalização e desenvolvimento tecnológico aumentaram consideravelmente a competitividade entre as nações, forçando o estado a delimitar sua abrangência institucional e a redefinição de seu papel.

Portanto, a saída para lidar com a crise é sem dúvida planejamento a médio e longo prazo, fato que infelizmente não vem ocorrendo nos últimos anos, o que se percebe é um estado frágil, com pouco investimento e muita burocracia, sendo a sociedade prejudicada, principalmente a classe baixa.

Ainda, o impasse entre governo e governabilidade é outro fator que coloca a sociedade em segundo plano e passa a enxergar os interesses próprios, sendo mais políticos do que social, mais uma vez desequilibrando a balança e detendo para o governo. O mais preciso é um sistema político e governamental eficiente, o problema é que embora sempre em pauta a reforma administrativa segue no papel e longe da prática.

Boa noite colegas!

Através dos comentários e observações em relação à crise no estado, podem-se tirar várias conclusões, principalmente porque os argumentos verificam com veemência o que vem ocorrendo em termo de administração publica ao longo do tempo e que se estende até os dias atuais. Concordo com os colegas quando mencionado as questões estruturais do governo, principalmente em termos burocráticos que tem dificultado o funcionamento de suas ações. De fato precisa de renovação, o estado atual funciona como uma máquina arrecadadora e com pouca eficiência em termo de aplicabilidade dos recursos.

Boa noite!

Em conclusão aos argumentos de defesa no sentido de que há sim uma crise do estado, é possível concluir através do material estudado e em concordância por parte dos colegas, que estamos diante de um estado burocrático e ineficiente, fato que colabora para crise atual. Todos esses indícios levam a certeza de que é necessário reforma. De acordo com Bresser, essa reconstrução passa pela delimitação de sua abrangência institucional, a redefinição do seu papel e ainda é preciso que o estado se posicione com firmeza frente à corrupção.

Em crítica aos argumentos do autor, primeiramente devemos analisar do ponto vista burocrático, que muitas vezes são interpretadas como fator determinante da crise do estado. Deve-se compreender que a burocracia não pode ser entendida como algo negativo, uma vez que se faz necessário em várias situações, como por exemplo, na divisão do trabalho, padronização, hierarquia entre outros, o problema são as suas disfunções que comprometem os processos e promovendo a ineficiência.

        Outra situação que gostaria de ressaltar que vem sendo abordado em termos de reforma é a delimitação do tamanho do estado que estão envolvidas as idéias de privatização, "publicização" e terceirização, existem diversos exemplos de que essas decisões foram tomadas, mas não trouxeram benefícios práticos na vida da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (135.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com