TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADES E FALTA DE PREPARO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO MERCADO DE TRABALHO

Por:   •  27/10/2018  •  Artigo  •  2.026 Palavras (9 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 9

DIFICULDADES E FALTA DE PREPARO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA NO MERCADO DE TRABALHO

Luís Eduardo Ferreira Lima Junior

Luiz Carlos Moreira Dos Santos

João Victor Gomes De Souza Silva

Erikson Fernando Alexandre Alves

Prof° Orientador Eraldo Rocha Filho

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Educação Física/BEF0027/2 – Prática Interdisciplinar II

17/06/2018

RESUMO

O presente trabalho de forma breve com pesquisas de artigos e textos na internet busca mostrar a falta de preparo dos profissionais na sua formação como professores e a dificuldade no mercado de trabalho onde se e necessário se manter atualizado, o domínio do seguimento onde se propõe trabalhar e o domínio do conhecimento cientifico para que seja realizado da melhor forma o seu trabalho sem dificuldades e com a certeza de que esta tentando levar o melhor para o seu aluno sem prejudica-lo e causar lesões na pratica do exercício, e mostrar a falta de apoio dos profissionais nas escolas publicas e as suas dificuldades na falta de material e desvalorização de sua função na escola onde o professor de educação física e deixado em segundo plano dando importância a outras matérias e a realização da pratica da educação física e deixada de lado e esquecida.

1. INTRODUÇÃO

O mercado de trabalho do Brasil na área da educação física tem se desenvolvido bastante nos últimos anos com um maior volume de procura de profissionais da área tanto em licenciatura quanto em bacharelado, a saúde do corpo tem ganhado bastante destaque e os profissionais de educação física tem se beneficiado dessa procura em constante crescimento, mas o profissional tem que escolher o que é o  melhor pra sua carreira, se é o bacharelado ou licenciatura, segundo o professor Roberto Furtado, existe uma discussão sobre o que é melhor para a formação do profissional, e também mudanças no mercado de trabalho, como a "grande expansão das academias de ginástica", mas, também, a "legitimação da educação física no campo da saúde", com a carreira ganhando espaço e relevância entre as atividades inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS).

A grande diferença de salario entre bacharel e licenciado faz pesar na hora da escolha do jovem em qual seguimento da área entrar, em media o licenciado ganha o dobro do bacharelado, porem a formação do professor no brasil é fraca e pouco estimulada, fazendo com que muitas pessoas acabem optando pelo bacharelado, a falta da valorização do professor faz pesar na hora da escolha entre bacharel e licenciatura. Ainda assim os profissionais com licenciatura estão em maior numero, mas não são tão presentes, ter o diploma não quer dizer que sejam professores, a formação precária do profissional como professor tem pesado na hora da contratação, não estão devidamente preparados para ser professores em sala de aula, profissionais formados no mercado não falta, mas falta professores tanto em licenciatura quanto em bacharelado.

O mercado para o profissional de educação física e amplo e cresce constantemente são varias a áreas onde o professor de educação física pode atuar e se especializar, tais como: setor publico, academias, setor privado, escolas, clubes esportivos, empresas de turismos, hotéis, spas, personal trainer, o mercado é amplo, e as oportunidades de arranjar trabalho crescem, quem mais sente o desenvolvimento do mercado é o profissional de educação física que é bacharel, a procura por profissionais bacharelados nos últimos anos vem em uma crescente, com a procura aumentando em todos os anos, o profissional de alta performance tem sido bastante visado no mercado pela necessidade de bons profissionais em lugares que pretendem oferecer um bom serviço aos clientes que procuram se desenvolver em algum esporte.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

O profissional de educação física possui hoje um vasto campo de trabalho, onde ele pode escolher qualquer área onde atuar e investir em sua carreira, tanto em escolas como em atividades recreativas em hotéis ou se preferir em esportes de alto rendimento, com essa grande variedade de opções de trabalho também tem a grande procura pelos profissionais no mercado que vem crescendo a cada ano, o que antes era uma profissão sem credibilidade, hoje é bem vista pelas pessoas, pela consciência tomada que o profissional pode trazer benefícios para a pessoa que necessita e que sem esse profissional o esporte de alto rendimento não seria o mesmo sem ele.

“Hoje, com a busca por maior qualidade de vida e melhoria da saúde, o educador físico tornou-se um profissional mais valorizado e procurado por suas competências na formação e no desenvolvimento das pessoas. Ganhou credibilidade e integra equipes multidisciplinares, atuando ao lado de médicos, nutricionistas, fisioterapeutas etc. e trabalhando no tratamento de patologias que antes não atuava. A tendência é que a profissão evolua continuamente, pois, cada vez mais, as pessoas buscam a atividade física como uma maneira de viver melhor”, comenta Flavio Delmanto, presidente do CREF-4.  DESAFIOS DO PROF. ED. FÍSICA NUM MERCADO EM TRANSFORMAÇÃO.

Na educação física é indispensável que o profissional esteja sempre atualizado, novas pesquisas sempre aparecem em todas as áreas, musculação, alongamento, métodos de ensino em escolas, são alguns exemplos, o profissional atualizado tende a buscar e fornecer ao cliente uma melhor maneira de realizar suas atividades e conquistar seus objetivos quaisquer que sejam, para o profissional é indispensável estar atualizado pois o mercado de trabalho é bastante concorrido e quem estiver melhor preparado consegue sair na frente.

Conforme nos afirma GALINDO (2005, p. 64) “frente à velocidade em que o mundo vem a todo o momento se modificando, bem como a concreta distensão do campo de atuação provocada pela regulamentação, torna-se imprescindível que as instituições formadoras e de regulamentação, bem como os profissionais de Educação Física, estejam continuamente alinhados e preparados para se adequarem às necessidades provenientes de uma sociedade que exige cada vez mais serviços confiáveis e de qualidade regular” DIFERENTES ASPECTOS DO MERCADO DE TRABALHO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, SUAS INTERFACES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL.

Para qualquer profissional o conhecimento é essencial para obter sucesso no mercado de trabalho, a falta de conhecimento para o professor de educação física é prejudicial para o aluno e dependendo de sua área de atuação pode ser perigoso, o conhecimento é muito mais que essencial, é sua obrigação, pois cuidamos da saúde do corpo dos nossos clientes e para isso o conhecimento e fundamental para um bom trabalho sem causar lesões e arriscar a saúde de quem nos confia seu corpo em busca de melhoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (163.2 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com