TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do artigo: Esforços de inovação organizacional e qualidade do serviço: um estudo empírico sobre unidades hospitalares

Por:   •  7/6/2018  •  Resenha  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

 

Inovando e melhorando?

 

Resenha do artigo:

 

Esforços de inovação organizacional e qualidade do serviço: um estudo empírico sobre unidades hospitalares

Marcelino José Jorge, Frederico A. de Carvalho, Renata de Oliveira Medeiros 

 

 

 

 

 Vitória Eugênia Prato

 Alana Dos Santos Nascimento   Eliane Bueno de Lima

 

 

  • Introdução:

 

 

      O artigo tem como objetivo focar nos esforços de inovação organizacional, principalmente na parte elaborativa de normas, rotinas e protocolos em unidades hospitalares.

Consequentemente essa pesquisa também relata testes e hipóteses de inovação e de qual maneira podem ser inseridas no ambiente hospital.

       Em um país como o Brasil sente-se à um tempo a carência de um serviço público de saúde de qualidade, aumentando assim a demanda do serviço privado. Entretanto essa melhora não seria possível na área pública, pelo fato da atual forma de administração jurídico-industrial.  

  • Conhecendo a inovação:

 

       Existem duas preocupações principais na mudança institucional do sistema brasileiro, concentrar a rede pública na parte indelegável á regulação e controlar a qualidade e a organização da rede particular. Nesse ponto que é inserido a Acreditação Hospital, que é uma ferramenta de relação do incentivo, articulação da inovação social entre outros. As instituições devem ter limites nas tomadas de decisões econômicas. Contudo North diz que as instituições devem ter controle sobre seus investimentos e tecnologias, é possível então perceber que o crescimento econômico encontra-se interligado com os estímulos empresariais.

        Entretanto, os agentes econômicos não “sabem de tudo”, tornando assim possível subsidiar a formulação de módulos teóricos sobre a inovação hospitalar. Inovar não significa escolher apenas em função dos preços e do “estado da técnica”, esse processo é bem mais complexo e admite uma série de aspectos que levariam enfim a o “sucesso do experimento”.

 

         A Inovação engloba mais do qualquer coisa, processos como: padronização de atendimento, satisfação do consumidor, melhora no serviço, organização estrutural, mas principalmente o comprometimento dos responsáveis por tais mudanças. Todas as transações, tanto nas unidades hospitalares com nas de seus consumidores interiores, admitem custos adicionais a o serviço, por esse motivo a satisfação do cliente se torna bem rentável.  

        Existem atualmente formas avaliação das acreditações, tanto no Brasil como for dele. A avaliação é dividida em duas formas: Padrões com Foco mo Paciente e Padrões de Administração de Organizações de Saúde, na mesma são feitas perguntas de livre escolha do avaliador baseadas nos padrões do manual da acreditação, com inclusive visita aos hospitais. A avaliação verifica a conformidade da unidade hospitalar, um relatório é emitido com a indicação ou não da unidade.  

 

  • Métodos:

 

É possível perceber ao longo da leitura a importância dos conflitos internos, o desempenho de uma unidade é resultado de suas boas práticas. Entretanto a colocação de rotinas e protocolos é essencial para um bom funcionamento nas Unidades Hospitalares Prestadoras de Serviços de Referencia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (174.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com