TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO DO GENTE STAG2 COM O PROCESSO METASTÁTICO DO CÂNCER DE MAMA

Por:   •  10/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.061 Palavras (21 Páginas)  •  6 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2]

FACULDADE NOBRE DE FEIRA DE SANTANA

CURSO DE BIOMEDICINA

ÁDILA CIBELE BARBOSA DOS SANTOS

MARIA TATIANA BIZARRIA FEITOSA

MILENE LIMA PINTO

 

RELAÇÃO DO GENTE STAG2 COM O PROCESSO METASTÁTICO DO CÂNCER DE MAMA

FEIRA DE SANTANA - BA

2018

ÁDILA CIBELE BARBOSA DOS SANTOS

MARIA TATIANA BIZARRIA FEITOSA

MILENE LIMA PINTO

RELAÇÃO DO GENTE STAG2 COM O PROCESSO METASTÁTICO DO CÂNCER DE MAMA

Projeto de pesquisa apresentado à Faculdade Nobre de Feira de Santana na disciplina TCC I como requisito parcial de avaliação.

Orientador: Prof.

FEIRA DE SANTANA - BA

2018

  1. TEMA

Câncer de Mama e Biologia Molecular.


  1. PROBLEMA

Pacientes que apresentam menor nível de expressão do gene STAG2 aumentam a probabilidade de terem um processo de metástase no quadro clinico do câncer de mama?


  1. HIPÓTESE[a]

  • A mutação no gene STAG2 eleva a probabilidade da contração do câncer de mama.

INTRODUÇÃO

biologia molecular busca a compreensão da vida levando em consideração seu nível inicial, para tanto, busca através do estudo das macromoléculas entender as interações que são capazes de controlar as atividades e características de um organismo vivo, explorando assim as informações genéticas e as funções celulares. Estes estudos têm evoluído cada vez mais desde o século passado, como a identificação da estrutura e da função do ácido desoxirribonucléico (DNA), bem como a melhoria nas técnicas e análises de DNA, além da utilização de técnicas capazes de isolar, manipular e multiplicar o sequenciamento o DNA (WATSON et al. 2009).

O câncer de mama ainda representa um grave problema no que compete o cenário da saúde pública no Brasil, sendo equiparado como segundo tipo de tumor maligno com maior incidência entre as mulheres com faixa etária acima dos 40 anos, perdendo apenas para o câncer de pele (INCA, 2018; MÁRQUEZ-ACOSTA, 2012).

A realização de um diagnóstico precoce do câncer de mama é de extrema importância, devido a identificação dos estágios iniciais da patologia, através dos sinais e sintomas manifestados pelo paciente, contribuindo assim com seu tratamento, o que resultaria em um melhor prognóstico, reduzindo o risco de mortalidade (MARTINS et al. 2013).

O antígeno estromal 2 (STAG2), é uma subunidade do complexo de coesão desempenhando papel importante na segregação normal das cromátides irmãs, que ocorre entre o período mitótico e/ou meiótico.  Sendo assim, o STAG2 tem por função zelar por um bom funcionamento da divisão celular, evitando uma instabilidade cromossômica (TAYLOR et al. 2014).

O câncer, dentre suas várias características, tem na instabilidade cromossômica uma de suas principais, uma vez que pode causar a aneuploidia, translocações, perda de heterozigosidade dentre outras aberrações ligadas ao cromossomo (EVERS et al. 2014).

A proteína que esse gene codifica é uma subunidade do complexo coesina, incumbida de regular a separação das cromátides irmãs, impedindo que as células tenham um número irregular de cromossomos após sua divisão. Sua inativação termina por resultar em defeitos de coesão da cromátide e aneuploidia - anomalia ligada ao surgimento do câncer, entendendo assim que a ruptura genética da coesina está ligada ou é o motivo principal das causas de aneuploidia do câncer humano (SOLOMON et al. 2012).


JUSTIFICATIVA

              O Câncer de mama é uma doença temida principalmente pelo público feminino, qual tem sua maior incidência com crescimento progressivo em faixas etário superiores aos trinta e cinco anos, frequentemente levando a óbito, e causando preocupações não só a população como também a saúde em geral (ABREUet al. 2002). Nos últimos dados o Instituto Nacional de Câncer – INCA, revela que no período compreendido entre 2010 – 2015, o câncer de mama foi responsável pela mortalidade de 83.752,00 mulheres, o que representaria cerca de 46 mulheres por dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)   pdf (359.3 Kb)   docx (476.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com