TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DUPLICAÇÃO, TRANSCRIÇÃO E SINTESE DE PROTEÍNAS

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.899 Palavras (12 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 12

DUPLICAÇÃO, TRANSCRIÇÃO E SINTESE DE PROTEÍNAS

Olá a todos sejam bem-vindos vamos falar um pouquinho de duplicação de DNA e síntese de proteínas. sim para falar de síntese de Proteína tem que falar de duplicação de DNA e vice-versa mas faltou RNA no meio também vamos falar dele. Afinal não dá para fazer proteína se não tiver guinea não dá para fazer a reunião se não tiver DNA. A primeira coisa que a gente tem que entender. Quais são os ácidos nucléicos são dois o RNA e o DNA. O DNA significa ácido desoxirribonucleico e o RNA ácido ribonucléico. São nossos ácidos nucléicos especializados e amenizar armazenar transmitir o eu usar as informações genéticas. Os ácidos nucléicos são compostos e formados por um monômero chamado nucleotídeo cada nucleotídeo será formada por três elementos o fosfato, uma pentose, uma base nitrogenada.

Então os ácidos nucléicos vão ter esses nucleotídeos unidos através de uma ligação fosfodiéster. A gente viu lá que os ácidos nucléicos são ligações um conjunto de milhares de nucleotídeos Então essa ligação de fosfodiéster se dará entre a ribose. A ligação entre esse monossacarídeos e o fosfato se chama fosfodiéster. No DNA em vez de ser uma ribose vai ser uma desoxirribose.

As bases nitrogenadas são de cinco tipos citosina, timina, uracila, adenina guanina. Nem todos composto do nucleotídeos vão ser iguais no DNA e no RNA. O DNA possui como base a adenina, guanina, citosina e também timina. Esta ultima é exclusiva do DNA. Já no RNA possui três bases comum como a adenina, guanina, citosina. Porém não possui a timina tendo em seu lugar a uracila que é exclusiva do ácido ribonucléico.

As bases nitrogenadas podem ser classificadas em quanto ao número de anéis bases pirimídicas contém apenas um anel na estrutura molecular. Enquanto as bases púricas contém dois anéis na estrutura molecular. O pareamento de bases nitrogenadas ocorre por meio de ligações de hidrogênio. No DNA a adenina sempre se liga à timina e vice-versa formando então duas ligações de hidrogênio. A citosina vai se ligar sempre a guanina através de três ligações de hidrogênio. No RNA, como ele não possui a timina, a adenina ligará sempre com uracila e vice-versa.

A pentose existe porque são cinco carbonos num anel. Então no RNA a pentose é a ribose. A diferença é que no DNA tem um oxigênio a menos, por isso se chama desoxirribose.

O ácido ribonucléico (RNA) é produzido no núcleo da célula pelo processo chamado de transcrição a partir do DNA. A estrutura do RNA é uma fita simples de nucleotídeos contendo ribose, as bases nitrogenadas (uracila, adenina, guanina e citosina), e o grupo fosfato. Existem três tipos de RNA: o RNA mensageiro, o RNA transportador e RNA ribossômico. O ribossomo vai ser aquele que vai compor o próprio ribossomo. O ribossomo é feito de proteínas e de RNA ribossômico.

O RNA mensageiro leva o código genético do DNA para o citoplasma onde ocorre a tradução, ou seja, a transformação da mensagem do RNA em proteína. Então RNA mensageiro contém a informações para ser feita a proteína. A informação estava primeiro no DNA e este mandou um intermediário que é o RNA mensageiro. No RNA mensageiro com as informações contidas em suas bases nitrogenadas será produzida as proteínas. O RNA transportador transporta aminoácidos até o local de síntese de proteína na tradução. O RNA ribossômico participa da constituição dos ribossomos que são armazenados no núcleo e nucléolo.

O ácido desoxirribonucléico ou DNA possui a sua estrutura em forma de uma hélice. Então ele é uma fita dupla uma fita de um lado e uma fita do outro lado com suas bases correspondentes. Se de um lado for guanina ela só vai se ligar com a citosina. A timina exclusiva do DNA só vai se ligar com a adenina e assim por diante.

A estrutura dele são duas fitas unidas pelas bases nitrogenadas em forma de hélice. Seu carboidratos são monossacarídeos desoxirribose e as bases nitrogenadas (timina adenina guanina citosina) e o grupo fosfato. A relação de quem se liga com quem das bases nitrogenadas. Encontra maior quantidade no núcleo na forma de cromatina ou cromossomo e uma menor quantidade no citoplasma, nas mitocôndrias e cloroplastos. Isso nas células eucariontes que possuem núcleo já nas procariontes no caso que tendem a também estar no citoplasma direto.

O RNA tem uma fita simples já o DNA uma fita dupla. As bases púricas no RNA são a adenina e guanina. No DNA as bases púricas também são adenina e guanina. As bases pirimídicas no RNA a uracila e citosina. As bases pirimídicas do DNA timina e citosina. A pentose do RNA é a ribose e no DNA é a desoxirribose. A função na célula do RNA é a síntese de Proteína através do RNA mensageiro, RNA transportador e formação de ribossomos o RNA ribossômico. A função do DNA é armazenar e transmissão de informação genética.

Os cientistas Watson e Crick em 1953 criaram o modelo helicoidal. Foram eles que construíram o modelo de DNA com dupla hélice. Eles conseguiram provar demonstrando como essa estrutura se organizava. Essa estrutura era composta por duas faixas de azuis que representam as duas cadeias de açúcar difosfato, pares de bases nitrogenadas entre as cadeias e as direções das duas cadeias são em sentido opostos ou invertidas.

O DNA se duplica quando está fazendo mais DNA. Quando está transcrevendo produz RNA ocorrendo transcrição de DNA para RNA. Então DNA é uma única célula capaz de sofrer auto duplicação com o auxílio de proteínas que ele mesmo vai produzir através do RNA. A duplicação do DNA ocorre sempre quando uma célula vai se dividir ocorre durante a fase S da interfase. Ela é do tipo semiconservativa pois cada molécula nova apresenta uma das fitas vinda da molécula original e outra fita recém sintetizada.O que é semiconservativa aqui nós temos uma molécula original. Quando ela vai se dividir uma cadeia vai se juntar com uma cadeia nova.

A replicação do DNA ocorre em duas etapas. Primeiro com a separação das bases nitrogenadas com a quebra dessas fontes para que elas se desenrolem e uma proteína possa fazer a leitura das bases nitrogenadas. É a seqüência das bases nitrogenadas com código que vai determinar o arranjo do DNA e das proteínas que ele vai transcrever através do RNA. Então com a separação das bases nitrogenadas e depois com inserção e pareamento de novos nucleotídeos em cada fita pela DNA polimerase. O DNA polimerase é uma proteína que vai produzir uma nova fita. A enzima DNA polimerase capita nucleotídeos e os unem conforme o pareamento adenina e timina, guanina e citosina.

Para esse processo ocorrer é necessário energia que vem dos nucleotídeos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com