TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HORTA NA ESCOLA

Por:   •  11/11/2021  •  Abstract  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

HORTA NA ESCOLA

JOSÉ ROBERTO

INTRODUÇÃO

Hortas na escola apresentam como principal característica o fato de poderem ser realizadas pelos alunos e com isso eles podem obter o conhecimento na prática dos nomes das plantas, suas diferenças e para que podem ser utilizadas. Em sua maioria são fáceis de serem construídas e possibilitam o plantio de temperos, ervas e hortaliças, que são usados diariamente pelos brasileiros.

As hortas em pneus são ideais em locais nos quais o espaço é limitado e o consumo de temperos, ervas e hortaliças são elevadas, se encaixando perfeitamente na realidade de grande parte das comunidades, mas neste projeto ela será realizada em uma unidade escolar.

Esta proposta tem como objetivo principal utilizar a horta em pneus como espaço de promoção do contato do estudante com a natureza, estimulando um encontro interdisciplinar ao mesmo tempo em que se promovia a sensibilização ambiental dos alunos do 1° ao 3° ano do ensino médio.

O emprego de plantas medicinais na recuperação da saúde tem evoluído ao longo dos tempos desde as formas mais simples de tratamento local até as formas mais modernas. Mas, apesar das diferenças entre as duas maneiras de uso, há um fato comum entre elas, em ambos os casos o homem percebeu que as plantas medicinais ofereciam reações benéficas ao organismo, capazes de resultar na recuperação da saúde. Nesta proposta as plantas medicinais serão utilizadas no complexo fitoterápico.

As plantas que serão utilizadas neste projeto serão variadas desde as medicinais até hortaliças e legumes para consumo. As plantas medicinais utilizadas serão erva-doce (Foeniculum vulgare), camomila (Chamomilla recutita), alecrim do campo (Pectis brevipendunculata), hortelã (Mentha arvensis), boldo (Plecthanthus barbatus).

A horta em pneus com plantas medicinais, hortaliças e legumes será apresentada na instituição através de uma palestra, visando à importância das ervas e da reciclagem, pois serão recolhidas garrafas pet para montagem de sua estrutura.

JUSTIFICATIVA

O projeto tem uma grande importância pedagógica e social. Numa preocupação cada vez maior de cuidar do meio ambiente e ter uma vida mais saudável, o projeto da horta vertical no ambiente escolar é uma forma simples e eficaz de transformar pequenas ações responsáveis em resultados saudáveis, visa fazer com que os alunos participantes do projeto reflitam sobre sua importância consciente e ativa na sociedade.

A utilização das plantas medicinais na recuperação da saúde abre um leque a respeito de outras opções no combate a doenças ou dores, diminuindo assim o uso de fármacos, com isso, os alunos terão que realizar pesquisas á respeito das plantas medicinais e suas importâncias.

O recolhimento e utilização das garrafas pet visam à preservação ambiental.

OBJETIVOS

Sensibilizar e conscientizar os alunos de que a vida depende do ambiente. Incentivar o conhecimento de outros métodos para recuperação da saúde. Mostrar que cada um pode fazer a sua parte, como cidadão, e que pequenas ações podem traduzir o respeito com o outro e com o planeta.

OBJETIVOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com