TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Horta na Escola

Por:   •  12/12/2019  •  Artigo  •  4.041 Palavras (17 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 17

O uso de aplicativos para a construção de horta na escola

Edvard de Almeida Rodrigues1, Isomar dos Santos Valente1, Jociel Garcia Borges1, Marcos Vinicius dos Passos Oliveira1, Isadora Mendes dos Santos1

1Universidade Federal do Pará (UFPA) Campus do Tocantins/Cametá - Faculdade de Sistemas de Informação (FASI) - Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação.
Tv. Padre Antônio Franco, 2617 - Matinha, Cametá - PA, 68400-000

{edvarddealmeida@yahoo.com.br, isomartecnologo@gmail.com, cbxgarcia@hotmail.com, mar33vi@gmail.com, isadoramsantos@gmail.com  

Abstract. This article shows the relationship between education, health, environment and the potential in the use of applications for the teaching-learning processes. The school garden offers several benefits, from it is possible to work with themes related to environmental education, health, food and others. In addition, the garden can be a space used for activities in various areas of knowledge of basic education. In this perspective, the mobile application "Horta na escola" was developed with information to assist students, teachers and the community in the construction of vegetable gardens in schools or other places in the municipality of Cametá-pa. It is hoped that this application can contribute to education and provide better quality of life.

Resumo. Este artigo mostra a relação entre educação, saúde, meio ambiente e o potencial no uso de aplicativos para os processos de ensino-aprendizagem. A horta escolar oferece diversos benefícios, e a partir dela é possível trabalhar com temas relacionados à educação ambiental, saúde, alimentação e outros.  Além disso, a horta pode ser um espaço usado para atividades de várias áreas do conhecimento da educação básica. Nessa perspectiva, o aplicativo mobile “Horta na escola” foi desenvolvido com informações para auxiliar alunos, professores e a comunidade na construção de hortas nas escolas ou em outros locais do município de Cametá-pa. Espera-se que este aplicativo possa contribuir com a educação e proporcionar melhor qualidade de vida.    

1. Introdução

A educação tem papel fundamental na formação da sociedade, pois é através dela que os indivíduos se desenvolvem como cidadãos. Desta forma, a escola deve proporcionar aos educandos todos os conhecimentos necessários para que estes se desenvolvam de forma integral. Dentre os temas trabalhados na escola, destaca-se a educação ambiental, que deve levar o aluno a tomar consciência de sua responsabilidade pela preservação do meio ambiente, criar hábitos alimentares saudáveis e outros.

        Nesse contexto, a horta escolar pode proporcionar um conjunto de vantagens à comunidade escolar, como a abordagem de temas relacionados à educação ambiental e educação para a saúde através dos aspectos nutricionais das hortaliças. Além disso, a horta pode ser um espaço disponível para socialização e para diferentes atividades nas disciplinas trabalhadas na escola.

        O uso de aplicativos em dispositivos móveis está se tornando indispensável no dia-a-dia das pessoas, em especial, dos jovens, que utilizam aplicativos para os mais diversos fins. Tendo em vista o potencial do uso de aplicativos para resolver problemas em várias áreas da atividade humana, é importante desenvolver aplicativos com fins específicos, no sentido de melhorar a vida das pessoas.  

        A utilização de dispositivos móveis em todo o mundo tem gerado mudanças no modo de produção e compartilhamento de conhecimentos. Assim, surge uma ampla rede de comunicação e de oportunidades de acesso a conteúdos educacionais. Nesse sentido, os espaços e tempos de aprendizagem se diversificam gerando novas perspectivas para a educação, inclusive a possibilidade de educação à distância e o uso de aplicativos na sala de aula          [Melo e Carvalho 2016, Saboia e Vargas et al 2013, Bento e Cavalcante 2013].

                Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo desenvolver um aplicativo móvel chamado “Horta na Escola” que visa fornecer a alunos, professores e comunidade as informações básicas necessárias para a construção de uma horta escolar. Além disso, busca-se por meio do aplicativo, incentivar o uso de aplicativos móveis como recursos didáticos na educação, descrever de forma simples as principais características das hortaliças, bem como possibilitar o trabalho interdisciplinar na escola.

        Além desta seção introdutória, o artigo foi dividido em outras 5 seções: referencial teórico, metodologia, resultados da aplicação, considerações finais e referências.

2. Referencial teórico

Nos últimos anos, a tecnologia vem desafiando o ensino tradicional, fazendo com que o modelo de escola tenha se alterado com o passar dos anos. Com a disseminação dos smartphones, escolas, governos e demais instituições se voltam para potencializar essa tecnologia na melhoria do ensino e da aprendizagem.

        Nas pesquisas sobre trabalhos que trataram do desenvolvimento de hortas nas escolas, encontram-se diversas abordagens, dentre as quais destacam-se trabalhos que abordam os aspectos da sustentabilidade, da saúde, da educação, da qualidade de vida, interdisciplinaridade e outros.

        A alimentação equilibrada e balanceada é um dos fatores fundamentais para o bom desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças. Nesse sentido, a horta escolar mostra-se como laboratório para diferentes atividades didáticas. Além disso, ela proporciona uma grande variedade de alimentos a baixo custo, pode servir de base para a merenda escolar e também possibilita que a comunidade tenha acesso a essa variedade de alimentos por doação ou compra e possa se envolver nos programas de alimentação e saúde desenvolvidos na escola [Santos 2014]

        A grande variedade das hortaliças no Brasil faz com que muitas possam ser cultivadas em uma horta pela comunidade, por escolas, creches, orfanatos e demais instituições. O trabalho de Irala e Fernadez [2001] apresenta conceitos sobre os principais nutrientes contidos nos alimentos, a importância das hortaliças no hábito de crianças, adolescentes, adultos e idosos e também mostra a necessidade de higiene na manipulação das hortaliças.

        O consumo habitual de hortaliças e frutas nas refeições diárias pode contribuir muito para uma dieta saudável. Com isso pode-se mostrar a importância nutricional das hortaliças, relacionando suas propriedades e cores com uma dieta rica e balanceada [Ministério da agricultura, pecuária e abastecimento 2012].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (746.3 Kb)   docx (851.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com