TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPLANTAÇÃO DE HORTA AGROECOLÓGICA EM ESCOLA PÚBLICA

Por:   •  17/2/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 7

IMPLANTAÇÃO DE HORTA AGROECOLÓGICA EM ESCOLA PÚBLICA

IMPLANTAÇÃO DE HORTA AGROECOLÓGICA EM ESCOLA PÚBLICA

Projeto entregue à disciplina de Agroecologia sob requisito parcial de obtenção de nota referente ao quinto semestre do curso de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso

Professora:

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. objetivos        4

2.2 OBJETIVO geral        4

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        4

3. REVISÃO DE LITERATURA        5

4. MATERIAIS E MÉTODOS        6

5. RESULTADOS ESPERADOS        7

6. CONCLUSÃO        8

7. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9

8. PLANILHA DE CUSTOS        10


  1. INTRODUÇÃO

Desde a antiguidade já eram utilizadas algumas técnicas rústicas para o plantio e obtenção de determinados alimentos. Com o avanço da tecnologia tornou-se um hábito muito comum e mais viável a compra de alimentos industrializados e a pratica do cultivo de hortaliças em ambientes domésticos foi sendo abandonado progressivamente, uma vez que as hortaliças começaram a ser produzidas – e também comercializadas – em grande escala.

Atualmente, faz-se necessário a criação de novas estratégias que possibilitem a construção de uma agricultura sustentável para assegurar a sustentabilidade socioambiental e econômica do espaço agrícola. Com isto, alguns autores definem agroecologia como um enfoque científico destinado a apoiar a transição dos atuais modelos de desenvolvimento rural e de agricultura convencionais para estilos de desenvolvimento rural e de agriculturas sustentáveis. É uma abordagem e uma prática transdisciplinar que tem seu foco na atividade agrária sob uma perspectiva ecológica.

O conceito de agroecologia sistematiza todos esforços em produzir um parecer de agricultura abrangente, que seja economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente sustentável, um exemplo de uma nova maneira de relacionar-se com a natureza, protegendo a vida e toda forma de vida. Nesse contexto a escola destaca-se por ser um importante espaço para a formação de indivíduos e cidadãos responsáveis e críticos, preparados para discutir sobre questões relacionadas ao meio ambiente e sociedade, retomando suas relações com o meio onde está inserido.

Para fortalecer essa relação entre homem e ambiente a Educação Ambiental, hortas em escolas tornaram-se práticas necessárias. Certos autores dizem que uma horta em um ambiente escolar possibilita a ampliação de diversas formas pedagógicas em Educação Ambiental, o que vai unir teoria e pratica de uma maneira mais contextualizada, estreitando relações, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem através do trabalho coletivo entre os agentes envolvidos.

O presente trabalho tem como objetivo principal a conscientização dos alunos quanto às práticas agroecológicas, compreendendo assim a agricultura em pequena escala, para que fosse relacionado temas de desenvolvimento sustentável e ecologia aperfeiçoando a consciência do indivíduo, do coletivo (no trabalho escolar), e a responsabilidade pelos atos praticados.


  1. OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL

Criar uma horta agroecológica em escola para que os alunos da mesma aprendam, mesclando teoria e prática, a importância da sustentabilidade nos dias atuais, fazendo com que os mesmos adquiram conhecimento sobre a área e se interessem cada vez mais pela conservação do meio ambiente e consumo de hortaliças, de preferência as cultivadas de forma orgânica.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Adotar um sistema agroecológico em escola pública;

Combinar a teoria e a prática nas escolas visando aumento de conhecimento dos alunos;

Utilizar formas recicláveis para o cultivo de hortaliças;

Diminuir o uso de agrotóxicos e o consumo de produtos industrializados;

Defender os sistemas de cultivo agroecológicos para hortaliças, visando um futuro sustentável.


  1. REVISÃO DE LITERATURA

A Agroecologia se apresenta como ferramenta no processo de transição a uma agricultura de base ecológica e menos agressiva ao meio ambiente. Assim entendida, a Agroecologia proporciona as bases científicas para apoiar o processo de transição a estilos e de agricultura sustentável nas suas diferentes manifestações.

Na agroecologia a agricultura é vista como um sistema complexo e vivo, introduzida na natureza, rica em biodiversidade (plantas, animais, microrganismos, minerais, etc) e com muitas formas de relacionamento entre estes e outros componentes da Terra. Ressalta-se que a agroecologia abrange várias ramificações modernas e especializações como agricultura biodinâmica, agricultura orgânica, permacultura, agricultura sustentável, entre outras.

A agroecologia sistematiza os esforços na produção de uma agricultura socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável, uma forma de relação com o ambiente, onde todas as formas de vida são protegidas. Dessa forma, sugere-se a renúncia de uma ética egocêntrica para a ascensão da integridade e dependência recíproca como valores indispensáveis.

A agricultura sustentável e a questão ambiental foram bases desta proposta. Logo, quando se fala de agricultura sustentável, se está falando de estilos de agricultura de base ecológica que atendam a requisitos de solidariedade entre as gerações atuais e destas para com as futuras gerações, o que alguns autores chamam de uma “ética da solidariedade”.


  1. MATERIAIS E MÉTODOS

O projeto será instalado na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, uma escola de ensino fundamental I, localizada no município de Campo Novo do Parecis, Mato Grosso. Primeiramente faz-se necessário a elaboração de um croqui, onde ficou decidido que serão criados 3 canteiros com as medidas de 3 x 1 metros, elaborados com garrafas PET, adquiridas por meio de doação de alunos e comercio para a reciclagem destas, onde, neste projeto, além de ser feita a implantação da horta, os alunos também estão aprendendo questões importantes, como a reciclagem. Faz-se necessário então a utilização de 240 garrafas de 2 litros, cheias de areia, que formarão o perímetro de cada canteiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com