TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Licenciatura Ciências Biológicas

Por:   •  2/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades Faculdade de Educação / Coordenação das Licenciaturas – EAD

Avaliação Presencial (AD1) - DISCIPLINA: Prática de Ensino 3

CURSO: Licenciatura Ciências Biológicas -  POLO: Nova Iguaçu

 ALUNO: Rodolfo Jeferson da Silva - MATRÍCULA: 15214020114

DATA: 12 / 08 / 2018

  1. O que é um paradigma avaliativo?

R) Segundo Thomas Khun ”paradigmas são conjuntos de leis, teorias, aplicações e instrumentações dos quais brotam as tradições da pesquisa, isto é, os modos de pesquisar próprios de determinadas épocas e lugares”

2- Por quais motivos é importante que o professor assuma um ou mais paradigmas avaliativos?

R) É importante pelo fato dele testar a habilidade de seus alunos na resolução de problemas e de os permitir entrarem numa determinada comunidade cientifica e agir em conformidade com leis e conceitos, por exemplo.

3) Defina paradigma objetivista, destacando 3 características.

R) Esse paradigma preocupa-se com a objetividade, e suas bases epistemológicas estão calcadas no positivismo Comtiano. Caracteriza-se pelo uso de testes e instrumentos objetivos, pela ênfase na mensuração e pelo rigor cientifico.

4- Defina paradigma subjetivista, destacando 3 características.

R) Paradigma qualitativo que possui como tendências o construtivismo social e a teoria critica. Caracterizado pela avaliação presente e permanente, epistemio- logia nos limites do idealismo e aluno no centro do processo de ensino aprendizagem.

5-  Sua vivência na condição de aluno, do uso ou não do paradigma objetivista aplicado às suas avaliações.

R) Durante todo o ciclo do ensino fundamental as avaliações que tive na maioria das vezes não seguiram os modelos do paradigma objetivista. Os professores avaliavam conforme o ponto de vista dos alunos, independente se o mesmo estava se baseando em teorias e princípios científicos ou não. O que estava sendo levando em conta ali no momento da avaliação não era

só o conhecimento adquirido como o importante, mas a forma crítica como os alunos respondiam as questões. Já no ensino médio, o paradigma objetivista teve uma forte atuação, onde os alunos eram avaliados segundo um conjunto de alternativas dada em cada questão, na qual uma delas era a alternativa correta. E muitas dessas questões, por mais que tivessem um embasamento rigorosamente cientifico, eram pautadas em conceitos que um profissional da área da educação ou o professor ditava como importante, mas que eu não via muita aplicabilidade no meu cotidiano. Eu aprendia esses conceitos com o objetivo de tirar uma boa nota nas avaliações e não com o intuito de me desenvolver. E a maioria dos professores acabaram adotando esse tipo de avaliação objetivista a fim de preparar os alunos para os exames de acesso ao ensino superior que já seguiam esse paradigma.

Referências bibliográficas:

PEREIRA, Eva Wairos; TEIXEIRA, Zuleide de Araújo, A educação básica redimensionada; in: BRZEZINSKI, Iria (org) LDB Interpretada: Diversos olhares se entrecruzam, São Paulo, Cortez, 1997.

FRIDA, Daniela. Pratica de Ensino III: Métodos de Avaliação. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com